English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Mulher mais velha do mundo morre aos 116 anos


A mulher considerada a mais idosa do mundo morreu neste domingo de manhã no Equador aos 116 anos, segundo informou sua neta. Maria Esther de Capovilla faleceu dois dias depois de ser internada com pneumonia. Nascida em 14 de setembro de 1889, mesmo ano de Charles Chaplin e Adolf Hitler, Capovilla casou-se em 1917 e ficou viúva em 1949.

Robert Young, um consultor em geriatria para o Guinness Book, afirmou que Elizabeth Bolden, do Memphis, nos Estados Unidos, aparece agora como a pessoa mais idosa do mundo. Ela também tem 116 anos, mas nasceu 11 meses depois de Capovilla. "O Guinness vai fazer um pronunciamento oficial em Londres", segundo Young.

Capovilla foi declarada a pessoa mais idosa do mundo em dezembro de 2005, depois de sua família ter dado detalhes de seu nascimento e certificado de casamento a uma publicação britânica. Emiliano Mercado Del Toro, de Porto Rico, mantém o título de homem mais velho. Ele fez 115 anos em 21 de agosto.

Ela tinha três dos cinco filhos ainda vivos, com 12 netos, 20 bisnetos e dois trinetos, segundo informações da própria família. Quando idosa, Capovilla gostava de bordar, pintar, tocar piano e dançar em festas, afirmou um familiar. Ela sempre fazia três refeições ao dia, não fumava e tomava bebidas alcoólicas - "apenas um pequeno copo de vinho no jantar, nada além disso", afirmou Irma, uma de suas filhas.

Nos últimos 20 anos, Capovilla viveu com sua filha Hilda. "Ela estava bem até que ficou com pneumonia e morreu de maneira inesperada. A família esperava pela festa de 117 anos", afirmou Young.

fonte: Agência Estado






Mato-grossense é a mulher mais velha do Brasil


O RankBrasil, Livro dos Recordes Brasileiros confere nesta segunda-feira a Ana Martinha da Silva, de 123 anos de registro e 127 de vida, o título de mulher mais velha do Brasil. "Ela acaba de superar um recorde", disse o diretor do RankBrasil, Luciano Cadari, que pesquisou os documentos. Neles, a data de nascimento é 24 de agosto de 1880. O pai de Ana, porém, a registrou com quatro anos de atraso. Filha de escravos e dona de uma lucidez invejável, essa mato-grossense de Chapada dos Guimarães foi cozinheira até os 105 anos, teve nove filhos, netos, bisnetos, trinetos, tataranetos.

"Ela não tem noção de quantos netos teve, mas o importante é que nunca abandonou suas raízes", disse a jornalista Sueli Batista, presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Cuiabá), que solicitou o reconhecimento à idosa.

Ana vive na periferia de Cuiabá e recebe ajuda da BPW, que conseguiu para ela um plano de saúde vitalício da Unimed e medicamentos permanentes.

Apesar de algumas limitações na visão e audição, ela se recorda das mudanças ocorridas em dois séculos: assistiu à libertação dos escravos (entre eles seus pais), viu os carros substituírem as carroças e os homens pisarem na Lua. Foram duas grandes guerras e muitas crises nacionais e internacionais que afetaram o cotidiano da mãe mais idosa do Brasil, por enquanto. "Sinto saudades de meus filhos, tenho todos eles no coração", diz. A informação é da Agência Estado

2006-10-06 00:38:37 · answer #1 · answered by peter 3 · 1 0

Credo!! Quem será?

2006-10-06 09:26:27 · answer #2 · answered by Papori_Ctba 7 · 0 1

do mundo era a tartaruga do Darwin...
George...
coitado, morreu sem namorada...
não é pessoa, mas era mais bonitinha q a Dercy...

2006-10-06 08:52:15 · answer #3 · answered by BilicaVet 3 · 0 1

A Dercy Gonçalves, hahaha...

2006-10-06 07:38:01 · answer #4 · answered by rejane 2 · 0 1

sei lá

2006-10-06 07:34:21 · answer #5 · answered by Lililais 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers