English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Para você o que é um amor platônico?
O seu amor é platônico?
O que acha das pessoas que tem um amor platônico?

O amor platônico, todo romântico sabe, é aquele que nunca se concretiza. "Platônico" vem de Platão, justamente porque o filósofo grego acreditava na existência de dois mundos -o das idéias, onde tudo seria perfeito e eterno, e o mundo real, finito e imperfeito, mera cópia mal-acabada do mundo ideal.

Segundo a psicanalista Heidi Tabacof, o amor platônico revela uma dose de imaturidade emocional, à medida que nunca experimenta os limites e as frustrações de uma relação concreta. "Psiquicamente, ele reproduz o amor infantil pelos pais, vistos como figuras perfeitas e supervalorizadas", diz ela, lembrando que nos dois casos a sexualidade está interditada. "O amor platônico é sempre casto." Como toda experiência amorosa, essa também pode servir ao autoconhecimento. Para a especialista, "o aspecto positivo do amor platônico surge quando ele estimula a reflexão sobre os motivos que impedem a pessoa de ter uma relação madura consigo mesma e com o outro".

2006-10-05 18:32:02 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

4 respostas

Como Rita Lee diz em sua música, amor platônico é amar sozinho, sem que o outro saiba. Todos os amores podem ser platônicos, até pelos nossos pais. Quase ninguém sabe o quanto são amados nesse mundo. A expressão veio de um famoso livro chamado "O Banquete", de Platão, o filósofo, onde durante o jantar todos discutiam todos os tipos de amor que há na terra. Vale a pena ler.

2006-10-05 23:32:49 · answer #1 · answered by elisamakai 5 · 0 0

AMOR PLATÔNICO É BOBAGEM.

2006-10-05 19:38:21 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Vou ser Simples e Curta : Amor Platônico, é aquele que vc Ama uma pessoa, que não pode Amar vc. Pronto !

2006-10-05 19:22:41 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

O amor platônico tem mesmo essa importância da auto-avaliação. Errado é continuar por muito tempo apenas no amor platônico, ao invés de obter as respostas necessárias e partir para o amor correspondido, que é muito melhor. Não que o amor real seja perfeito. Está longe disso, mas é através das imperfeições dos outros que acabamos descobrindo as nossas próprias e então é o primeiro passo para evoluirmos como seres humanos. Não acredito que o amor platônico seja sempre casto. Alguns passam muito longe disso... principalmente na adolescência. As pessoas que tem amores platônicos são pessoas sensíveis e sonhadoras, que buscam nele uma fuga para um mundo virtualmente melhor, porém pouco palpável. Depois que se descobre que era tudo fruto da sua imaginação sente-se um pouco de desesperança. O maior desafio para essas pessoas sensíveis é arriscar-se um pouco mais. Mergulhar de cabeça em amores verdadeiros e amar (e sofrer) intensamente um após o outro até que se crie uma espécie de couraça protetora que o deixe mais resistente e com melhor capacidade de discernimento para separar aqueles que querem o seu bem daqueles que querem apenas usá-lo. Use sua sensibilidade para ter certeza de que você não é perfeita e que o desafio não é encontrar o par perfeito, mas sim ir se aperfeiçoando e melhorando até que alguém interessante apareça. A pessoa perfeita não existe, e se existisse não gostaria de ninguém.

2006-10-05 18:52:33 · answer #4 · answered by Masterpeace 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers