Acho que os pais passam os valores sociais, morais e éticos aos filhos, através de exemplos e interações com o ambiente social. O conceito do que é certo e errado, o que pode e o que não se pode fazer, respeitar as diferenças, etc, são alguns dos valores que os pais devem transmitir aos filhos. O primeiro alicerce deve ser construído em casa. Os mestres e professores também podem influenciar, mas não é foco destes trabalharem estes aspectos.
Na minha opinião, a função da escola é transmitir conhecimentos gerais. Acho que a escola contribui bastante na formação cultural dos filhos, face à diversidade das disciplinas. Aqui ainda vale dizer que os pais devem acompanhar a evolução dos filhos, participando da formação dos mesmos, ajudando os filhos a superar obstáculos.
Finalmente, acho que os pais que delegam o seu papel, fogem de suas responsabilidades, de forma consciente ou não. Se esperam que os professores e mestres irão fazer o papel de pais, estão muito equivocados. Podem até fazer, mas não creio que seja correto. E depois não reclamem estes pais que não entendem ou não conhecem os filhos.
2006-10-05 15:13:20
·
answer #1
·
answered by Pensador nas horas vagas 1
·
0⤊
0⤋
Primordial.
Cabe ao núcleo familiar educar, dar limites, ensinar noções da vida em sociedade aos seus filhos.ISSO NÃO É TAREFA DA ESCOLA. A escola tem a responsabilidade de dar instrução, e de educar indiretamente.
Um professor tem em média 300, 400 alunos. É possível educar todas essas crianças ao mesmo tempo? Não. Todo mundo sabe disso, inclusive os pais. Mas mesmo assim delegam uma responsabilidade à escola que não é dela. O resultado está aí, para todos verem: Filhos (alunos) monstros, que não tem noção de limites, altamente violentos quando contrariados, e cheios de vontades.
É complicado mudar este quadro, mas acho que é possível. O assunto é muito delicado, porque é difícil para o professor chegar para um pai e dizer "você não sabe educar seu filho"...mas tenho observado que, aos poucos, os pais tem se chegado à escola para pedir orientações do que fazer com seus filhos delinquentes.
Beijos.
Lú
2006-10-07 12:38:31
·
answer #2
·
answered by SeRel 4
·
0⤊
0⤋
O papel dos pais é fundamental para a formação do caráter da criança. Infelizmente hoje, no mundo em que vivemos, os pais precisam trabalhar fora para manter a família e acabam delegando essa função aos educadores, que nem sempre dão conta de desempenhar esse papel. Tlavez por isso temos tantas crianças, tantos jovens e tantos adultos neuróticos precisando de terapia para tentarem encontrar seu lugar no mundo.
2006-10-05 20:38:28
·
answer #3
·
answered by lucipsicologa 3
·
0⤊
0⤋
Como criar um delinqüente
Conforme lista preparada pelo Departamento de Polícia de Houston no Texas,estas são as maneiras mais fáceis de criar um delinqüente:
1.Comece, na infância, a dar ao seu filho tudo que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que deseja;
2.Quando ele disser nomes feios, ache graça.
Isso o fará considerar-se interessante;
3.Nunca lhe dê orientação religiosa. Espere até que ele chegue aos 21 anos e "decida por si mesmo";
4.Apanhe tudo que ele deixa jogado (livros, sapatos, roupas), faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade;
5.Discuta com freqüência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde;
6.Dê-lhe todo o dinheiro que ele quiser. Nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro. Por que ele terá que passar pelas mesmas dificuldades por que você passou?
7.Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar frustrações prejudiciais;
8.Tome o partido dele contra vizinhos, professores, policiais.Todos tem má vontade para com seu filho;
9.Quando se meter em uma encrenca mais séria, dê essa desculpa: "Nunca consegui domina-lo".
10.Prepare-se para uma vida de desgosto. É o seu merecido destino.
2006-10-05 20:22:33
·
answer #4
·
answered by big boss 4
·
0⤊
0⤋