Ah rapaz, Baskhara foi um matemático hindu das antigas; foi ele quem onventou aquela formula pra equação de segundo grau, que se voce estiver na oitava serie vai usaa-la muito!
Sobre como ele inventou a formula há várias contradições, por isso não vou cita-las, mas o que importa é que ele foi um grande matemático!
2006-10-05 11:40:34
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bhaskara foi um matemático, professor, astrólogo e astrônomo indiano nascido em Vijayapura (1114-1185), Ãndia, o mais importante matemático do século XII e último matemático medieval importante da Ãndia. Filho de um astrólogo famoso chamado Mahesvara, tornou-se conhecido pela complementação da obra do conterrâneo Brahmagupta, por exemplo dando pioneiramente a solução geral da conhecida equação de Pell* e a solução do problema da divisão por zero, ao afirmar também pioneiramente, em sua publicação Vija-Ganita ou Bijaganita, um trabalho em 12 capÃtulos, que tal quociente seria infinito. Tornou-se chefe do observatório astronômico a Ujjain, cidade onde ficou até morrer e o principal centro matemático da Ãndia na sua época, fama desenvolvida por excelentes matemáticos como Varahamihira e Brahmagupta que ali tinham trabalhado e construÃdo uma escola forte de astronomia matemática. Sua obra representou a culminação de contribuições hindus anteriores. Seis trabalhos seus são conhecidos e um sétimo trabalho reivindicado para ele é por muitos historiadores para ser uma falsificação posterior.
Os seis comprovados são Lilavati, Bijaganita, Siddhantasiromani, Vasanabhasya of Mitaksara, Karanakutuhala ou Brahmatulya e Vivarana Em Siddhantasiromani, dois volumes sobre trigonometria e matemática aplicada à astronomia, apresentou as expressões sen(a + b) = sen a cos b + cos a sen b e sen(a - b) = sen a cos b - cos a sen b.
à Siddhantasiromani, dedicado a assuntos astronômicos é dividido em duas partes:
· Goladhyaya ( Esfera Celeste );
· Granaganita ( Matemática dos Planetas );
à Bijaganita que é um livro sobre Ãlgebra [ os indianos foram os pais da Ãlgebra e a chamavam de Outra (= Bija ) Matemática ( = Ganita), pois nasceu depois da matemática tradicional que dedicava-se aos cálculos aritméticos e geométricos ].
Bhaskara gasta a maior parte desse livro mostrando como resolver equações . Embora não traga nenhuma novidade quanto à resolução das equações determinadas, ele traz muitos novos e importantes resultados sobre as indeterminadas. Para os matemáticos, é exatamente nas suas descobertas em equações indeterminadas que reside sua importância histórica.
Seu tratado mais conhecido é Lilavati (1150), nome de uma sua filha, um livro com numerosos problemas sobre equações lineares e quadráticas, tanto determinadas como indeterminadas, mensurações lineares e de áreas e volumes, progressões aritméticas e geométricas, radicais, trÃades pitagóricas e outros. Por exemplo, mostrou a solução para as equações indeterminadas considerando o problema da divisão por zero e a demonstração de forma simplificada do teorema de Pitágoras, além de apresentar tabelas de senos com intervalos de um grau. Definiu valores para p da seguinte forma: 3927/1250 para cálculos acurados, 22/7 para aproximações e raiz quadrada de 10 para exercÃcios corriqueiros.
Conta a história que “quando Lilavati nasceu, Bhaskara consultou as estrelas e verificou, pela disposição dos astros, que sua filha, condenada a permanecer solteira toda a vida, ficaria esquecida pelo amor dos jovens patrÃcios. Não se conformou Bhaskara com essa determinação do Destino e recorreu aos ensinamentos dos astrólogos mais famosos do tempo. Como fazer para que a graciosa Lilavati pudesse obter marido, sendo feliz no casamento? Um astrólogo, consultado por Bhaskara, aconselhou-a a casar Lilavati com o primeiro pretendente que aparecesse, mas demonstrou que a única hora propÃcia para a cerimônia do enlace seria marcada, em certo dia, pelo cilindro do Tempo.
Os hindus mediam, calculavam e determinavam as horas do dia com o auxÃlio de um cilindro colocado num vaso cheio d'água. Esse cilindro, aberto apenas em cima, apresentava um pequeno orifÃcio no centro da superfÃcie da base. à proporção que a água, entrando pelo orifÃcio da base, invadia lentamente o cilindro, este afundava no vaso e de tal modo que chegava a desaparecer por completo em hora previamente determinada.
Lilavati foi, afinal, com agradável surpresa, pedida em casamento por um jovem rico e de boa casta. Fixado o dia e marcada a hora, reuniram-se os amigos para assistir à cerimonia.
Bhaskara colocou o cilindro das horas e aguardou que a água chegasse ao nÃvel marcado. A noiva, levada por irreprimÃvel curiosidade, verdadeiramente feminina, quis observar a subida da água no cilindro. Aproximou-se para acompanhar a determinação do Tempo. Uma das pérolas de seu vestido desprendeu-se e caiu no interior do vaso. Por uma fatalidade, a pé**** levada pela água foi obstruir o pequeno orifÃcio do cilindro, impedindo que nele pudesse entrar a água do vaso. O noivo e os convidados esperaram com paciência largo perÃodo de tempo. Passou-se a hora propÃcia sem que o cilindro indicasse o tempo como previra o sábio astrólogo. O noivo e os convidados retiraram-se para que fosse fixado, depois de consultados os astros, outro dia para o casamento. O jovem brâmane, que pedira Lilavati em casamento, desapareceu semanas depois e a filha de Bhaskara ficou para sempre solteira.
2006-10-09 09:17:39
·
answer #2
·
answered by Missionária 3
·
0⤊
0⤋
É o matemático que detona a massa cefálica dos meus alunos da 8ª série. Quando falo em equação do 2º grau os alunos tem uma epidemia de diarréia cerebral.
2006-10-07 02:52:45
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
foi o criador da formula de baskhara
delta=b²-4*a*c
x=-b+/- v`delta
-------------------
2*a
Baskhara foi um matemático hindu das antigas; foi ele quem onventou aquela formula pra equação de segundo grau
2006-10-06 14:33:58
·
answer #4
·
answered by Capitão Caverna & Camila 4
·
0⤊
0⤋
Uma menina alegre indiana
2006-10-06 14:14:29
·
answer #5
·
answered by møsscå 4
·
0⤊
0⤋
Bhaskara (n. 1114-1185), (Vijayapura, Índia) foi um matemático, professor, astrólogo e astrônomo indiano, o mais importante matemático do século XII e último matemático medieval importante da Índia. Filho de um astrólogo famoso chamado Mahesvara, tornou-se conhecido pela complementação da obra do conterrâneo Brahmagupta, por exemplo dando pioneiramente a solução geral da conhecida [equação] de Pell* e a solução do problema da divisão por zero, ao afirmar também pioneiramente, em sua publicação Vija-Ganita ou Bijaganita, um trabalho em 12 capítulos, que tal quociente seria infinito. Tornou-se chefe do observatório astronômico a Ujjain, cidade onde ficou até morrer e o principal centro matemático da Índia na sua época, fama desenvolvida por excelentes matemáticos como Varahamihira e Brahmagupta que ali tinham trabalhado e construído uma escola forte de astronomia matemática. Sua obra representou a culminação de contribuições hindus anteriores. Seis trabalhos seus são conhecidos e um sétimo trabalho reivindicado para ele é por muitos historiadores para ser uma falsificação posterior.
2006-10-05 21:44:52
·
answer #6
·
answered by Rica 2
·
0⤊
0⤋
Omatemático que inventoua formula de baskhara
b²+-raiz quadrada (dertro dela vai)-4.a.c
----------------------------------------------------
2.a
2006-10-05 21:00:27
·
answer #7
·
answered by chuck norris 2
·
0⤊
0⤋
Num foi o kra das equações!!
2006-10-05 20:59:12
·
answer #8
·
answered by "Mel de Abelha" 3
·
0⤊
0⤋
Foi um grande matemático da India.
2006-10-05 20:19:23
·
answer #9
·
answered by matagrande 5
·
0⤊
0⤋
O cara que inventou a fórmula de Baskhara
Dãaaaaaaa
2006-10-05 20:05:19
·
answer #10
·
answered by Mister Fa 3
·
0⤊
0⤋
Um matemático da Índia que foi responsável por compilar e divulgar achados matemáticos anteriores a ele, incluindo a maneira de se resolver equações quadráticas (que não representam uma fórmula por não se usar simbolos).
2006-10-05 19:03:48
·
answer #11
·
answered by A. O' Neal 3
·
0⤊
0⤋