O Código de Nuremberg, foi uma declaração contendo 10 pontos, que resumem aquilo que seria permitido em experimentos médicos com participantes humanos.
Surgiu ao final da II Guerra Mundial, quando o Tribunal Militar Internacional processou criminosos de guerra nazistas, incluindo médicos nazistas que haviam realizado experimentos em prisioneiros nos campos de concentração.
O código clarificou muitos dos princípios básicos que regem a conduta ética em pesquisas. A primeira cláusula do documento aponta para o fato de que "o consentimento informado do sujeito humano é absolutamente essencial". O código aborda ainda outros detalhes implícitos em tal exigência:
- capacidade para consentir
- liberdade de coerção
- compreensão dos riscos e benefícios envolvidos
Outros preceitos requerem: a minimização de riscos e danos, um balanço risco-benefício favorável, que os pesquisadores sejam qualificados e utilizem delineamentos/desenhos apropriados para pesquisa e, ainda, a liberdade do participante para desistir a qualquer momento.
O código não menciona, especificamente, pesquisas clínicas realizadas em pacientes portadores de doenças, um descuido que foi suprido em códigos e regulamentos mais recentes.
2006-10-05 08:09:23
·
answer #2
·
answered by Little S 5
·
1⤊
0⤋
Código de Nuremberg
O Tribunal de Nuremberg, em 9 de dezembro de 1946, julgou vinte e três pessoas - vinte das quais, médicos - que foram consideradas criminosas de guerra, pelos brutais experimentos realizados em seres humanos. Em 19 de agosto de 1947 divulgou as sentenças, além de um documento que ficou conhecido como Código de Nuremberg. Sete acusados foram condenados à morte.
Este documento tornou-se um marco na história da humanidade: pela primeira vez, estabeleceu-se recomendação internacional sobre os aspectos éticos envolvidos na pesquisa em seres humanos.
2006-10-05 07:46:55
·
answer #3
·
answered by kao kabeci ilê 7
·
0⤊
0⤋