DEPENDE DE ONDE ESTÁ MAIS CARREGADO ELETRICAMENTE.
GERALMENTE O CEU FICA MAIS CARREGADO... E DESCARREGA OS RAIOS NA TERRA !!
MAS QUANDO A TERRA FICA MAIS CARREGADA E O CEU FICA SEM CARGA... A TERRA DEVOLVE O RAIO PARA AS NUVENS !!!
MAS ESTE ULTIMO É UM FENOMENO MUITO RARO !!!
GERALMENTE A TERRA É RECEPTÁCULO !!
UM ABRAÇO !!
.
2006-10-05 05:34:44
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
na realidade ,nao e que o raio sobe ou desce, e porque o sentido de circulacao da corrente e sempre do negativo para o positivo .entao na verdade quando se tem uma descarga eletrica a corrente sobe porque a terra sempre e o ponto negativo
2006-10-07 17:06:14
·
answer #2
·
answered by gersiltec 3
·
0⤊
0⤋
O raio bifocal São os raios q atingem a terra, e eles São formados pelo atrito entre nuvens.
Este atrito entre as nuvens produz eletricidade com tanta intensidade q ate o ar q é um isolante elétrico começa a conduzir eletricidade.
A carga geralmente de um raio é negativa e como sabemos a terra possui tanto cargas positivas quanto negativas. A medida q o raio desce, por indução ele atrai as cargas positivas da terra.
Por tanto quando uma carga atinge o solo e se dissipa uma outra sobe com maio intensidade para a nuvem e é por isto q quando estamos vendo um raio na verdade estamos vendo ele retornar à nuvem
Obs- raios com cargas positivas geralmente mesmo q raros possui uma força enorme
2006-10-05 22:23:46
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho que já foi respondido, né?
Só mesmo pra ganhar os 2 pontos...
Abraços!!!
2006-10-05 12:41:54
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Se vc está se referindo aos raios eletromagnéticos emitidos durante uma tempestade, eles saem do solo para cima. Isso porque a concentração magnética da terra é que produz em conjunto com fatores eletro- químicos. Se vc estiver falando dos raios solares, eles fazem as duas coisas, pois nosso planeta que possue 2/3 de água, causa essa reação, chamada de reflexo.
2006-10-05 12:41:20
·
answer #5
·
answered by Alexfortes 3
·
0⤊
0⤋
Depende de onde eles saem.
Se são emitido pelo sol, por exemplo, se propagam a partir do sol para o espaço e tudo o mais o que estiver na frente.
Ah.. você quis dizer os relâmpagos? Ah, bom...
é que eu não havia entendido...
en naum sei a resposta...
/)../)
( ';' )
(..)(..)®
♥ ♥ ♥ ♥ ♥
2006-10-05 12:36:47
·
answer #6
·
answered by Narayana Xiva 2
·
0⤊
0⤋
descarga atmosférica, popularmente conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra. Na região tropical do planeta, onde está localizado o Brasil, os raios ocorrem geralmente junto com as chuvas.O raio é um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenômeno de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar.
O raio é identificado por duas características principais:
O trovão, que é o som provocado pela expansão do ar aquecido pelo raio.
O relâmpago, que é a intensa luminosidade que aparece no caminho por onde o raio passou..
Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. É como se tivéssemos uma grande bateria com um pólo ligado na nuvem e outro pólo ligado na terra.A "voltagem" desta bateria fica aplicada entre a nuvem e a terra. Se ligarmos um fio entre a nuvem e a terra daremos um curto-circuito na bateria e passará uma grande corrente elétrica pelo fio. O raio é este fio que liga a nuvem à terra. Em condições normais, o ar é um bom isolante de eletricidade. Quando temos uma nuvem carregada, o ar entre a nuvem e a terra começa a conduzir eletricidade porque a "voltagem" exitstente entre a nuvem e a terra é muito alta: vários milhões de volts (a "voltagem" das tomadas é de 110 ou 220 volts).O raio provoca o curto-circuito da nuvem para a terra e pelo caminho formado pelo raio passa uma corrente elétrica de milhares de ampéres. Um raio fraco tem corrente de cerca de 2.000 A, um raio médio de 30.000 A e os raios mais fortes tem correntes de mais de 100.000 A (um chuveiro tem corrente de 30 A).Apesar das correntes dos raios serem muito elevadas, elas circulam durante um tempo muito curto (geralmente o raio dura menos de um segundo).Os raios podem sair da nuvem para a terra, da terra para a nuvem ou então sair da nuvem e da terra e se encontrar no meio do caminho.No mundo todo ocorrem cerca de 360.000 raios por hora (100 raios por segundo). O Brasil é um dos países do mundo onde caem mais raios. No estado de Minas Gerais, onde foram feitas medições precisas do número de raios que caem na terra, temos perto de 8 raios por quilômetro quadrado por ano.Muitos raios ocorrem dentro das nuvens. Geralmente este tipo de raio não oferece perigo para quem está na terra, no entanto ele cria perigo para os aviões.Os raios caem nos pontos mais altos porque eles sempres procuram achar o menos caminho entre a nuvem e a terra. Árvores altas, torres, antenas de televisão, torres de igreja e edifícios são pontos preferidos pelas descargas atmosféricas.
2006-10-05 12:32:22
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Existem nas 2 direções...
Embora os raios do solo para o céu sejam mais raros...
2006-10-05 12:30:01
·
answer #8
·
answered by FeL!pe 2
·
0⤊
0⤋
Os raios são formas de se equilibrar os meios ele vai da onde existe um excesso de cargas negativas para uma região onde possam ser descarregadas, ou seja, se no céu existem um maior número de cargas negativas quando uma grande instabilidade elas tendem a ir a regiões onde possam se neutralizar . e se houver uma região na terra com grande carga negativa acontecerá a mesma coisa. mas como a terra é considerado um corpo neutro a probabilidade de uma raio sair do solo para o ar é bem baixa mais ela existe
2006-10-05 12:29:10
·
answer #9
·
answered by Lukas 4
·
0⤊
0⤋
Existem descargas elétricas(raios) provenientes das duas direções.
2006-10-05 12:27:23
·
answer #10
·
answered by rhegiane 3
·
0⤊
0⤋