Comente este Artigo - Indique este Artigo!
Seugue uma bom relato sobre o que aconteceu
Hitler referia-se a freqüentemente à necessidade de guerra, oscilando do ponto de vista mítico ao de estrategista militar. Afirmava ser a guerra “eterna”, “cotidiana”, “ vida” e toda sua concepção de política se apoiava sobre a necessidade histórica de assegurar ao povo alemão seu espaço vital. Como o espaço vital sempre fora conservado ou conquistado pela luta, não via alternativa senão fazer uso “definitivo da guerra ”. Hitler, no poder em 33, começa a colocar suas idéias em prática. E uma delas é a união de todos os germânicos no grande Anschluss . Só que estes alemães estão dispersos em vários países, necessitando espaço vital para sua sobrevivência digna. É baseado neste pretexto que vai acontecer a expansão nazista dentro da Europa. Pretexto que alguns dizem que no fundo era necessidade de mercado consumidor para a crescente indústria. Temos vários acontecimentos que antecedem a batalha mundial. Em 1934 a Alemanha tenta anexar a Áustria, mas não obtém sucesso, pois inclusive Mussolini, pelo fato da Itália fazer parte dos vencedores da primeira guerra mundial se colocam contra. Manda soldados para a fronteira com a Áustria. Com o propósito de defendê-la.
Diante disso, a Alemanha recua, pois ainda não dispõe de contingente militar para disputar uma batalha. Em 1935, o Sarre (pequena região perto da França), que com o Tratado de Versalhes tornou-se independente, mediante a possibilidade de em 15 anos, ir para a França, tornar-se nação independente ou voltar para a Alemanha, decide voltar para a Alemanha o que a fortalece ideologicamente externa e internamente. Neste período também acontece uma corrida armamentista. A Alemanha cresce em tecnologia (fusca) e empregos. O povo está com a sua alta estima alta e obedece cegamente seu salvador Aldolf Hitler, ao ponto de ir à guerra por seu país. A Alemanha por ter retirado-se da conferência de desarmamento de Genebra (1932) começa a reconstruir seu exército, aviação militar etc... Além de sair da sociedade das nações em 1933. Em 1936, Hitler põe tropas do outro lado do rio Reno remilitarizando a Renânia, sendo que uma cláusula do tratado de Versalhes proibia a presença de forças armadas Alemãs neste local. A França não esboça reação, nem a liga das nações, que está desacreditada.
Em 1937, a Itália sai da sociedade das nações, pois foi condenada pela campanha da Etiópia. Assim, ela se aproxima da Alemanha e surge o eixo Berlin-Roma-Tóquio. Nos anos de 1937-39, desenvolve-se a guerra civil Espanhola. Onde o Eixo vai enfrentar-se com as outras potências. Para Alemanha é uma “guerra laboratório”, pois vai mandar seus técnicos e armamentos para serem testados. É um fato importante pois ela forma sua tecnologia de guerra tão temida em um futuro próximo. A guerra é vencida por Franco, que inicia um período de autoritarismo chamado de franquismo, mais um forte aliado da Alemanha. Em 1938 acontece um sonho de Hitler, ele anexa a Áustria ao 3º Reich. O partido nazista na Áustria foi se infiltrando . E em uma jogada de poder Hitler impõe que o ministro do interior fosse nazista. Assim as tropas nazistas anexam a Áustria em nome do “Anschluss” . Não existe reação das outras potências Européias. Em 1938-9 acontece a questão da Tchecoslováquia. Na região dos sudetos, dentro da Tchecoslováquia existiam alemães.
Hitler queria trazer estes alemães para a sua pátria de origem. Além do lado psicológico de Hitler, porque Bismark, seu grande ídolo, teria dito que quem dominasse a boêmia, dominaria o mundo. Neste período acontece, a conferência de Munique. que tem como finalidade resolver este empasse entre Alemanha e Tchecoslováquia. Em Munique, reuniram-se os governos da Grã-Bretanha, França e Itália. Estes acabam aceitando as exigências da Alemanha, que não anexa somente a parte exigida , mas todo o território da Tchecoslováquia. Apesar de tudo, ainda prevalece a paz. Logo após a campanha da Tchecoslováquia, Hitler revendica a anexação de Dantizing, e o corredor polonês (faixa territorial que dava acesso ao mar aos poloneses, só que deixava alemães isolados de sua pátria). Diante desta ameaça alemã, as potência Européias tomam a decisão.
Se a Alemanha invadir acontecerá uma reação em favor da Polônia. Já com a União Soviética, Hitler assina, em 23 de agosto de 1939, o pacto Germano-Soviético de não agressão. Como vantagem a URSS leva parte da Polônia e dos países Bálticos. Neste caso, Hitler foi esperto, vendo que a guerra iria acontecer, não arriscou lutar em duas frentes. Então aliou-se, a URSS. A vantagem ideológica que Stálin teria era de enfraquecer os capitalistas (Inglaterra e França). A invasão da Polônia será o estopim da Segunda Guerra Mundial: A 1º de setembro de 1939, a Polônia foi invadida, sem formal declaração de guerra, pela Alemanha. Dois dias mais tarde, a Inglaterra e a França declararam guerra a Alemanha. Inicia-se a Segunda Guerra Mundial.
abraços a vc
2006-10-05 04:49:19
·
answer #1
·
answered by Rogério Pulga 7
·
2⤊
1⤋
alemanha, austria, tchecoeslovaquia e polonia sao o mesmo povo, e praticamente a mesma lingua. nao houve conquista, apenas uniao.
2006-10-05 17:11:06
·
answer #3
·
answered by jaderdavila 6
·
0⤊
0⤋