É a arte ou ciência de orientar adultos a aprender. O termo remete a um conceito de educação voltado para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós = criança).
Para educadores como Pierre Fourter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. A UNESCO, por sua vez, já utilizou o termo para referir-se à educação continuada...
2006-10-05 03:38:53
·
answer #1
·
answered by Ludmix 2
·
1⤊
0⤋
Andragogia é o ensino de adultos. Ultimamente muito usada no campo empresarial na área de treinamento e desenvolvimento.
" Lições para o educador de adultos :: Luiz Carlos Moreno
O objeto da educação de adultos não é tanto ministrar o ensino, mas assegurar uma formação. Ele visa criar um clima e curiosidade intelectual, de liberdade social e de tolerância e suscitar em cada um a necessidade e a possibilidade de participar ativamente no desenvolvimento da vida cultural de sua época.
A educação de adultos inclui: - Educação Geral, Educação Profissional. Educação Continuada – esta, aqui entendida como uma volta cada vez mais freqüente, em períodos de tempo cada vez mais curtos entre um evento e outro, aos ambientes de ensino – aprendizagem. A política (aspectos fundamentais do comportamento e do desenvolvimento organizacional), a técnica, a ciência, têm que ser consideradas na educação, para poder unificar e ao mesmo tempo inspirar a verdade educacional nos diversos campos em que ela se desdobra.
O grande defeito encontrado nos educadores é principalmente o de procurar uma Andragogia pronta, quando essa não existe. E se existisse seria imprestável.
A educação é um ato intransitivo, quer dizer, o educador não pode transformar a outrem que não esteja se transformando no próprio trabalho de ensinar. Por isso é que ele, ao ensinar, aprende.
Para Quem? Precisamente aqueles que mais necessitam de educação são os que menos se beneficiam dos programas pelo fato de que, de modo geral, mais baixo é o nível de instrução e sua condição profissional modesta, menos esta pessoa é motivada para prosseguir sua educação desde que atingiu a idade adulta.
Por Que? O conhecimento é condição de inserção do homem no social para que aí, junto com, associado com, opere mudanças que visem o desenvolvimento humano pleno.
Alfabetização funcional - as empresas precisam cada vez mais de pessoas qualificadas (mentes e corações) que possam aprender novas tecnologias. Muitas organizações se depararam com dificuldades na compra de equipamentos mais sofisticados porque os trabalhadores, embora soubessem ler e escrever, não conseguiam entender o maquinário e ou seus princípios de funcionamento.
A ampliação da educação tornou-se imprescindível para sociedade moderna, como demonstra uma pesquisa do Prof. Lawrence Lau, PhD. da Universidade de Berkeley, sobre o rendimento da produtividade. O aumento de 1% no tempo de estudo da força de trabalho um país latino - americano representa ampliar em 0,4 % produtividade nacional em um ano. O efeito de 55 meses de educação primária na força de trabalho significa crescimento de 2,5 % no PNB para uma nação deste continente.
Contexto Social - A educação é uma modalidade de trabalho social. Para compreendê-la é necessário utilizar as categorias histórico - antropológicas - dialéticas, que definem o conceito de " trabalho". A educação é parte do trabalho social porque:
* Trata de formar os membros da comunidade para o desempenho de uma ocupação de trabalho no âmbito da atividade total;
* O educador é um trabalhador;
* No caso especial da educação de adultos, dirige-se a outro trabalhador, a quem tenciona transmitir conhecimentos que lhe permitam elevar-se em sua condição de trabalhador.
Quem realiza? A preparação do educador é permanente e não se confunde com a aquisição de um tesouro de conhecimentos que lhe cabe transmitir aos educandos. É um fato humano que se produz pelo encontro de consciências livres, a dos educadores entre si e os destes com os educandos. O educador deve ser o portador da consciência mais avançada de seu meio (conjuntamente com o filósofo, o sociólogo). Necessita possuir antes de tudo a noção crítica de seu papel, isto é, refletir sobre o significado de sua missão profissional, sobre as circunstâncias que a determinam e a influenciam, e sobre as finalidades de sua ação.Desmistificando - O adulto não cessa de aprender ao longo de toda a sua vida. A conservação da habilidade de aprender está mais relacionada com o grau de instrução e a prática continuada de novas aprendizagens do que expostas aos efeitos da idade. A habilidade de aprender é um atributo que se beneficia com a prática e a experiência. Em nenhuma etapa da vida como na idade adulta, o contexto social incide mais nas atitudes do homem. O adulto que chega a um agente educativo é diferente da criança e do adolescente. O adulto é uma pessoa livre que se decide a aprender e que começa por escolher o agente que espera, lhe proporcione os conhecimentos e habilidades precisos para responder a uma realidade imediata. Se o que se lhe ensina não parece ter nenhum laço com sua experiência pessoal ou não pode ser-lhe de nenhum proveito, em particular para seu futuro imediato, pode estar certo que ele não fará caso algum, não terá interesse, do mesmo modo que rechaçará idéias e informações que não chegue a compreender ou que estejam em contradição com suas convicções íntimas.
As motivações e necessidades para a educação de adultos giram em torno de três categorias: Profissão; Desenvolvimento pessoal e Relações sociais.
Na educação de adultos a tomada de consciência precede a escolha e a escolha deve preceder a mudança."
Veja mais >> http://www.rh.com.br/ler.php?cod=3235&org=3
2006-10-05 04:38:24
·
answer #2
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋