"Cedilha" não pode estar no alfabeto porque não é letra e sim um sinal como o til. <>
2006-10-04 22:40:39
·
answer #1
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
Cedilham segundo o Dicionário Houaiss, é:
substantivo feminino
Rubrica: fonética, ortografia.
1sinal gráfico em forma de pequena vírgula sotoposto desde o sXI no espanhol sob a letra c (antes de a, o e u), para indicar que o c não tem som de/k/, mas sim, de uma fricativa surda dental plana (ainda existente no espanhol da Espanha), e, na grafia do português arcaico, a exemplo do espanhol, o mesmo sinal, colocado sob a letra c antes de a, o e u, para indicar, talvez, a africada alveolar surda/ts/ [Este sinal desapareceu da grafia do espanhol, idioma em que o grafema ç foi substituído pela letra z.]
2na ortografia atual do português (e tb. do francês), o mesmo sinal, colocado embaixo da letra c, indica na grande maioria dos dialetos a sibilante alveolar surda [s] do português moderno, som este indistinto (na maioria dos dialetos) do grafado com s, ss; é us. antes de a, o e u e nunca inicia palavra (p.ex., maça, buço p.opos. a maca, buco)
3Derivação: por extensão de sentido.
esse mesmo sinal, us. com diversos valores fonéticos, em transcrição fonética ou em alfabetos de outras línguas
Espero ter podido ajudar.
2006-10-04 22:34:38
·
answer #2
·
answered by swatchbraw 1
·
0⤊
0⤋
A cedilha (do castelhano cedilla - pequeno z) é um sinal diacrítico.
A cedilha é um pequeno z, em português poderíamos chamá-la zedilha. A grafia atual teve origem na escrita gótica medieval. A utilização do sinal gótico é devido à limitação do alfabeto latino. O nome da cedilha provém do castelhano, tendo sido cunhado no século XVII.
O castelhano abandonou o uso da cedilha no século XVIII. Os outros idiomas próximos, catalão, francês e português, a conservaram.
A introdução e a manutenção da cedilha em português é uma maneira eficaz de regular definitivamente o problema da pronúncia ambígua do "c" latino. De fato, se o "c" cedilhado precede "a", "o" ou "u" é pronunciado "s"; se precede uma outra vogal é pronunciado "k". Desta forma, o sinal permite evitar que se renuncie aos vínculos com o passado, preservando a coerência gráfica da língua e tornando a escrita menos ambígua. A presença da cedilha é importante numa palavra, pois deixa clara sua origem etimológica.
2006-10-04 18:18:35
·
answer #3
·
answered by will 5
·
0⤊
0⤋