English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

PF não acha indícios de ligação de Freud Godoy com o dossiê
Publicidade
FÁBIO VICTOR
da Folha de S.Paulo
LEONARDO SOUZA
enviado especial da Folha de S.Paulo a Cuiabá

Pelas informações de que dispõe até agora, a Polícia Federal não reúne indícios do envolvimento do ex-assessor da Presidência Freud Godoy na compra, por petistas, de um dossiê contra tucanos. Caso o inquérito fosse encerrado hoje, a PF não indiciaria Freud.

Até mesmo o procurador da República Mário Lúcio Avelar, que pediu duas vezes a prisão temporária de Freud, compartilha agora da tese dos policiais. Segundo a Folha apurou, após o segundo depoimento de Freud à PF, na última sexta-feira, Avelar revelou que não encontrou até agora elementos para acreditar na participação do ex-assessor de Lula.

Disse ainda que, caso a Justiça não cassasse o mandado de prisão contra Freud antes da restrição da lei eleitoral que impediu que a decisão fosse cumprida na semana passada, ele mesmo o solicitaria.

Não precisou. Na última sexta, liminar do juiz do TRF da 1ª Região Tourinho Neto cassou a ordem de prisão temporária de Freud e dos outros cinco petistas envolvidos com o caso --todas a pedido do procurador.

A única ligação de Freud com o caso é a mesma do início: em depoimento à PF, Gedimar Passos, um dos petistas presos com o R$ 1,7 milhão para a compra do dossiê, disse que o pagamento teria sido feito "a mando de uma pessoa chamada Froude ou Freud".

O que a PF descobriu nas investigações até aqui bate com os dois depoimentos de Freud, o primeiro deles espontâneo. A perícia nos celulares de Gedimar e de Valdebran Padilha foi concluída, e revelou telefonemas entre o primeiro e o ex-assessor da Presidência, mas todos os contatos foram em agosto, mês em que a empresa da mulher de Freud prestou serviços de varredura antigrampos telefônicos no comitê de reeleição de Lula e na sede do diretório nacional do PT, em Brasília.

Ao depor, o próprio Freud admitiu os contatos com Gedimar para tratar dos serviços. Os dados que surgiram da quebra do sigilo dos telefones apreendidos tampouco comprometem Freud até o momento, mas esta parte da investigação não está encerrada.

Segundo a PF, o fato de não haver até agora elementos consistentes contra Freud não o inocenta ainda no caso, pois a investigação continua. Caso surja algo que o comprometa, ele poderá voltar a depor e ter sua prisão solicitada de novo.

A PF não sabe responder com clareza por que Gedimar teria citado o nome do ex-assessor de Lula. Policiais envolvidos na investigação não crêem, como alguns petistas, que Freud tenha sido apenas um bode expiatório, para que Gedimar não fosse abandonado pelo PT numa hora de fraqueza.

Acham que a menção a Freud não foi à toa. Mas, dada a ausência de provas contra o ex-assessor, são obrigados a admitir que o pedido de prisão contra ele não tem consistência.

2006-10-04 08:57:49 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Eleições

8 respostas

O caso desse dossiê é a coisa mais estranha que aconteceu nessa campanha eleitoral.


Vejamos:

1º- Por que esse documento vale tanto dinheiro?
Se vale deve ter algo bombástico nele.

2º- Por que até agora nada se falou sobre o seu conteúdo?

3°- Por que às vésperas da eleição fizeram circular pela mídia uma foto mostrando maços de notas de Reais e Dólares que alegavam ser o referido pagamento do dossiê, embora não houvesse nas fotos nada que comprovasse essa alegação?

4°- O delegado que assumiu ter passado a tal foto à imprensa disse que o fez para proteger-se. Proteger-se do que, ou de quem?

O governador Claudio Lembo havia dito em uma entrevista dias antes das eleições que só um fato extrordinário poderia tirar a vitória do Lula no 1° turno, dias depois o fato aconteceu.
Que sorte tem esses tucanos né?

A tática da oposição é clara, fazer todo tipo de armações para atacar o adversário. Mesmo que depois tudo venha a ser elucidado o estrago foi feito e já será tarde.

2006-10-04 09:42:40 · answer #1 · answered by Peter Kanthropus 5 · 1 0

Não estou de nenhum dos dois lados, mas não se pode negar a marcha lenta da polícia federal, que custou tanto a avaliar o caso que a lei eleitoral agora impede a prisão de qualquer pessoa. Vários daqueles papéis que identificam de onde veio o dinheiro foram jogados fora pela polícia, que depois afirmou não saber de onde vinham os reais. Há mais coisa nessa história, e não acredito na inocência desses petistas, pois esse partido já mostrou do que é capaz e a polícia está atuando em favor deles.

Essa notícia não mostrou nada definitivo, o dossiê é real, assim como as fotos e o dinheiro e alguém tem que ser responsabilizado.

2006-10-04 09:03:38 · answer #2 · answered by La Gioco 5 · 1 0

Esse tiro sairá pela culatra, servirá apenas par aumentar a diferença entre Lula e Alckmin no segundo turno, é LULA DE NOVO COM A FORÇA DO POVO.

2006-10-04 09:02:31 · answer #3 · answered by DIOGO G 2 · 1 0

O q todo mundo já sabia tudo uma grande farsa pra desestabilizar o fim da campanha....

2006-10-04 09:01:16 · answer #4 · answered by Fabiano A 5 · 1 0

" Companheiro" até ai morreu "Neves", - Mas qual é a origem deste dinheirinho? Obs: quanto o termo "Neves" você talves saiba, estou deduzindo pelo seu avantar.

2006-10-04 09:15:11 · answer #5 · answered by kid 3 · 0 0

quero ver o conteudo do dossie de preferencia antes do debate.

2006-10-04 09:13:28 · answer #6 · answered by bricolino1 3 · 0 0

Isso msm tem q ser divulgado.

2006-10-04 09:03:52 · answer #7 · answered by Leninha 6 · 0 0

Xi!
Esta estória sempre esteve mal contada mesmo!

2006-10-04 09:01:02 · answer #8 · answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers