Depende de onde a mangueira recebe agua.
Se recebe agua direto de uma bomba d'agua, sairá com maior pressão permanecendo a mesma vazão até um certo limite.
Depois de tal limite a pressão não dá conta de manter a saida da mesma quantidade de quando não se aperta a ponta. Se não fosse assim as torneiras nunca funcionariam pois elas funcionam atraves do estrangulamento do calibre do cano. Preste atenção que a torneira estrangula o calibre do cano e não o cano em si.
Se recebe agua direto da caixa d'agua a pressão na mangueira é a mesma da caixa e então a vazão diminui sem que a pressão mude.
2006-10-04 08:38:32
·
answer #1
·
answered by Allan C 4
·
1⤊
1⤋
Depende de quanta força você aplica para pressionar a ponta da tal mangueira. Mas quando você pressiona a ponta de uma mangueira de maneira razoável, o que acontece é que para manter o fluxo de água constante (ou aproximadamente assim), a velocidade que a água deve adquirir tem de aumentar, uma vez que a área do tubo diminuiu. É o mesmo princípio que acontece em uma seringa, você pressiona o êmbolo lentamente, mas como a agulha tem uma área transversal pequena, o líquido sai com uma velocidade muito maior.
2006-10-04 08:41:33
·
answer #2
·
answered by Belphegore 5
·
1⤊
0⤋
Vai restringir a vazão e aumentar a pressão
2006-10-04 08:26:37
·
answer #3
·
answered by Le pesquisador 3
·
2⤊
1⤋
A situação é semelhante quando se mede as pressões máxima e mínima do fluxo de sangue de uma pessoa.
Existem 2 limites para o caso:
1) Se pressionar demais, a mangueira é obstruída, a vazão (volume / tempo) é zero e a pressão na mangueira é máxima (não passa água).
2) Se pressionar muito levemente ou não pressionar a vazão e a velocidade não mudam e a pressão na mangueira é mínima (não muda a situação inicial).
Para qualquer outra situação intermediária a pressão aumenta, a velocidade aumenta e a vazão diminui.
2006-10-04 09:16:41
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A tendência será aumentar a pressão mantendo o volume porém ao chegar numa determinada pressão, esta se torna estável e o volume pode não chegar a se igualar ao anterior.
Experimente encher um recipiente com a mangueira solta e depois com apenas um jato bem fino correndo e você me entenderá
Se realmente quiser fazer esta experiência, recomendo arranjar um rolha com a qual possa tampar a saída da mangueira e atravessá-la com uma agulha de injeção de calibre grosso. Desintupa a agulha, encha o recipiente escolhido com a mangueira solta e torneira aberta ao máximo para ter certeza que a vazão será a mesma depois e cronometre o tempo. Depois repita o mesmo com a rolha perfurada.
A função da agulha de injeção é garantir o livre fluxo da água sem interferência das paredes da rolha
2006-10-04 08:41:21
·
answer #5
·
answered by wolf_ir 5
·
0⤊
1⤋
O "volume" (o correto seria vazão, volume/tempo) permanece o mesmo. Nao poderia ser diferente, imagina um tunel, de um lado entram 5 carros por segundo, do outro saem 2 carros por segundo. Entao dentro do tunel ha um sumidouro de carros (3 carros por segundo).
A pressao tb permanece constante. Isso foi mostrado por um fisico cujo nome nao lembro. O q muda entao eh a velocidade do jado d'agua. Pra manter a vazao constante a unica saida eh acelerar o fluxo de agua nos pontos em q a mangueira foi pressionada
2006-10-04 08:26:22
·
answer #6
·
answered by OWNED 4
·
1⤊
2⤋
Perai que eu vou la na cozinha fazer o teste :)
2006-10-04 08:31:06
·
answer #7
·
answered by ♫♪Fencer♫♪ 4Him 7
·
0⤊
2⤋