CARTA ABERTA AOS ELEITORES CRISTÃOS
Frei Betto
A 29 de outubro escolheremos quem governará o Brasil nos próximos 4 anos: Lula ou Alckmin. Os dois são cristãos. Os dois nunca deram mostras de tendência fundamentalista, a de querer submeter a política à autoridade de uma Igreja ou religião.
A política é laica, ou seja, neutra em matéria de religião. Ela visa ao conjunto da população, sem levar em conta as convicções religiosas do cidadão ou cidadã. A todos o governo tem a obrigação de servir, assegurando-lhes direitos, proteção e o mínimo de bens para que possam viver com dignidade.
Se nenhuma religião tem o direito de tutelar a política, isso não significa que a política deva se confinar no pragmatismo do jogo de poder.
A política se apóia em valores éticos. E nós, cristãos, temos como fonte de valores a Palavra de Jesus. É à luz do Evangelho que avaliamos todas as esferas da atividade humana, inclusive a política ¬ que é a mais importante delas, pois influi em todas as outras.
Para Jesus, o dom maior de Deus é a vida. Está mais próxima do Evangelho a política que favorece condições dignas de vida à maioria da população. É neste ponto que as políticas do PSDB e do PT ganham contornos diferentes. Os dois partidos tiveram desvios éticos? Sem dúvida. Como ironiza Jesus, atire a primeira pedra quem não tem pecados. Errar é humano. Persistir no erro é abominável. Se um membro da família erra, não se pode condenar por isso toda a família. O grave é quando a família toda abraça o caminho do erro.
Este foi o caso do PSDB, partido de Alckmin, nos 8 anos em que FHC (Fernando Henrique Cardoso) governou o Brasil (1994-2002). Empresas públicas foram privatizadas. Grandes empresas brasileiras ¬ Vale do Rio Doce, Embratel, Telebrás, Usiminas etc - patrimônios do povo brasileiro, cujos lucros engordavam os cofres do Estado, foram vendidas a preço de banana, e os lucros passaram a ser embolsados por corporações privadas, muitas delas estrangeiras.
Lula não privatizou o patrimônio público. Eleger Alckmin pode ser o primeiro passo para a privatização da Petrobras, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios.
No governo FHC, as políticas sociais eram tímidas e assistencialistas. O Comunidade Solidária era uma iniciativa nanica comparada à grandiosidade do Bolsa Família, que hoje distribui renda para mais de 40 milhões de pessoas. Graças a isso, de cada 100 brasileiros que viviam na miséria, nos últimos 4 anos 19 passaram à classe média. No governo Lula houve, sim, desvios éticos: o caso Waldomiro Diniz; o mensalão e os sanguessugas; a quebra do sigilo bancário do caseiro de Brasília; o dossiê contra Serra. Não há nenhuma prova de que o presidente soubesse antecipadamente dessas operações inescrupulosas. E ao virem a público, ele tratou de demitir os envolvidos.
No governo FHC, dinheiro público foi usado para tentar socorrer bancos privados: o Proer. O Banco Econômico recebeu R$ 9,6 bilhões. Instalou-se uma CPI que, controlada pelo Planalto, justificou a maracutaia e nunca investigou a Pasta Rosa que continha os nomes de 25 deputados federais subornados pelo Econômico.
Houve ainda os casos dos precatórios; da compra de votos para aprovar a emenda constitucional que permitiu a reeleição de FHC; do socorro aos bancos Marka e FonteCidam no valor de R$ 1,6 bilhão (os tucanos impediram a instalação da CPI para investigar o caso); as falcatruas na Sudam etc. Nada foi apurado, porque o Procurador-Geral da República, Geraldo Brindeiro, conhecido como engavetador-geral, engavetou, até maio de 2001, 242 processos contra o governo e arquivou outros 217, livrando os suspeitos de qualquer investigação: 194 deputados federais, 33 senadores, 11 ministros e ex-ministros, e o próprio presidente da República.
O governo FHC tratou os movimentos populares como caso de polícia, e não de política. Remeteu o Exército para reprimir o MST e os petroleiros em greve. Lula jamais criminalizou movimentos sociais e, sob o seu governo, a Polícia Federal levou à prisão gente graúda, dos donos de uma grande cervejaria a juízes, e inclusive petistas envolvidos no caso do dossiê anti-Serra.
O governo Lula reforçou a soberania do Brasil. Repudiou a Alca proposta pelo governo Bush; condenou a invasão do Iraque; visitou a cada ano países da África; abriu as portas de nossas universidades a negros e indígenas; estendeu energia elétrica aos mais distantes rincões; manteve a inflação sob controle; impediu a alta do dólar; reduziu os preços dos gêneros de primeira necessidade; ampliou o poder aquisitivo dos mais pobres, através do aumento do salário mínimo.
Lula ainda nos deve muito do que prometeu ao longo de suas campanhas presidenciais, como a reforma agrária. Porém, o Brasil e a América Latina serão melhores com ele do que sem ele. Se você está convencido disso, trate de convencer também outros eleitores.
Vamos votar na vida ¬ e vida para todos (João 10,10). Vamos reeleger Lula presidente!
Frei Betto é frade dominicano e escritor, autor de 53 livros, e assessor de movimentos sociais.
2006-10-05 09:08:31
·
answer #1
·
answered by Piresmaluco 3
·
0⤊
0⤋
Deixa eu ver.....
Lula, ao contrário do que quer parecer, é um político de feitio francamente conservador, que reproduz os piores vícios dos velhos políticos brasileiros, a saber: patrimonialismo, clientelismo, centralização, populismo, autoritarismo.
Patrimonialismo - Ao lotear o governo pelo PT, Lula traiu seu patrimonialismo, procedendo, ele e o PT, como donos absolutos dos cargos de confiança, proprietários legítimos do governo transformado em 'cosa nostra'.
Clientelismo - compra disfarçada de votos em troca de favores, como o Bolsa-Família, seu carro-chefe eleitoral.
Centralização - O presidente é o governo e não abre. Tudo passa por suas mãos. Muita suspeita, portanto, sua alegada inocência nos casos de corrupção. Nada se faz no governo sem sua ciência, sem seu aval, sem sua cumplicidade.
Populismo - Ele convive mal com as instituições democráticas, o Congresso, o Judiciário, a imprensa. Quer governar acima das instituições, como o 'pai dos pobres', em ligação direta com o 'povo'.
Autoritarismo - Como todo populista, como todo coronel, sua auto-suficiência se traduz no mais decidido autoritarismo nas relações com os ministros, os partidos, os deputados e os subordinados.
Ao ser tão conservador - no mau sentido - e querendo posar de progressista, Lula revela-se uma fraude política, utilizando a mentira como sua arma principal. Dessa mentira faz parte seu tão falado 'carisma', inventado para impressionar os trouxas.
Lula rebaixou os índices de crescimento do País a níveis haitianos, como se sabe. Melhorou o emprego? Balela. Quando Alckmin declarou, faz pouco, que Lula é um exterminador de empregos, muita gente falou em gafe. No dia seguinte veio o indicador do IBGE: o desemprego no País é o maior em 15 meses. Só o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, não sabia.
Lula herdou a política econômica do governo anterior, mas se mostrou um mau herdeiro. O bom herdeiro amplia e aperfeiçoa a herança. Lula contentou-se em repetir e conservar a política econômica estabilizadora do seu antecessor, boa para seu tempo, sem acrescentar nada de novo. O que teria de fazer seria aproveitar a estabilidade para incentivar o crescimento. Em vez disso, marcou passo até agora, enquanto outros países emergentes já revolucionaram a escala do desenvolvimento. Nem mesmo foi respeitada a autonomia das agências reguladoras, uma das maiores conquistas do governo Fernando Henrique Cardoso.
O governo Lula elevou a carga tributária a cerca de 37,37% do PIB, um recorde histórico, travando brutalmente o desenvolvimento econômico.
Ao contrário do que proclamam alguns, a educação vai mal. O número de alunos não cresce nas universidades. O ensino básico continua uma calamidade.
O presidente Lula, com seu autoritarismo, espírito centralizador e excesso de medidas provisórias, contribuiu para desmoralizar e desprestigiar o Congresso, e o Congresso desmoralizado se tornou presa fácil da corrupção. A corrupção vem do Planalto, como assinala Alckmin: 'Mensalão é a submissão de um Poder a outro. É fácil bater em deputado, e tem de bater. Mas o deputado é só correia de transmissão. Todo o dinheiro sai do Executivo e sempre tem corruptor do lado de fora' (Estado, 25/8).
A política externa do atual governo, com seu terceiro-mundismo e sua obsessão antiamericana, é a política de Brancaleone, aquele comandante do exército de esfarrapados. Ridícula e improdutiva, capitaneada por duas figurinhas difíceis, Samuel Pinheiro Guimarães, o Talleyrand provinciano, e Marco Aurélio Garcia, o Maquiavel encabulado. Lula adora andar em más companhias, um demagogo perigosamente antidemocrata e megalomaníaco, Hugo Chávez, e aquele ditador decadente, Fidel Castro.
Lula não tem perfil de estadista. O verdadeiro estadista dá sua marca criando o fato novo, aquele que divide a política em antes e depois dele - o Plano de Metas de JK, a recuperação da Guanabara por Carlos Lacerda, o Plano Real de FHC. Luiz Inácio não conta com nada parecido em seu currículo, após quatro anos de governo.
A onda de corrupção que assola e devora o País em todos os níveis pode ser ou não da responsabilidade de Lula. Seja como for, seu nome ficará historicamente vinculado à mais gigantesca seqüência de escândalos que abalaram a política brasileira nos últimos anos. Lula pode ser absolvido nas urnas, se ganhar a eleição, mas não será absolvido pela História.
Em suma, não é possível votar para presidente da República num candidato que nunca leu um livro e se gaba da própria ignorância como se esta fosse um galardão e motivo de orgulho. Que péssimo exemplo para a juventude! Será possível levar este homem a sério quando ele fala na importância da educação?
Tá bom ou quer mais?
2006-10-04 15:14:44
·
answer #2
·
answered by Lua 4
·
1⤊
0⤋
Vergonhoso. O que me envergonha não é a bandidagem somente, é o fato de toda omissão e a a cara de pau do mesmo aparecer em público com a cara de coitado! Sei que estar onde ele chegou não é fácil e tem lá seu respeito, porém, esse tal do respeito ele mesmo não impôs ao próprio partido e colegas através da omissão. Se fosse um cara mais ágil e interessado no que roal de verdade, e saísse do mundo de "Pollyanna" em que vive, demitiria todos, trocaria pastas e botaria os bandidos atrás das grades. O presidente é o supremo senhor de todas as leis, e nem mesmo a casa de Leis pode contra ele quando ele mesmo quer... Política se consiste na argumentação e não na omissão...
2006-10-07 16:16:07
·
answer #3
·
answered by J. Sane Malagutti 2
·
0⤊
0⤋
Pode ser melhor .........espero . . . . .
2006-10-07 11:55:34
·
answer #4
·
answered by Luduvicus 4
·
0⤊
0⤋
Excelente! A tucanalha quase destruiu o nosso país. veja o que escrevi a respeito, respondendop a um amigo:
No desastroso governo de FHC, além das malfadadas privatizações que entregaram a preço de banana as nossas mais lucrativas estatais, como a Vale do Rio Doce, que valia pelo menos vinte vezes mais do que o preço que estipularam, houve também o famoso APAGÃO, pelo qual ainda hoje estamos pagando uma das tarifas mais caras do mundo. Mas não foi só isso, meu amigo, vc sabe: eles simplesmente liquidaram o país. Sentiam-se absolutos, já que formavam o Governo das elites dominantes, com total apoio dos especuladores apátridas. Injetaram grana pública em bancos falidos, favoreceram os amigos nos negócios da telefonia celular. Era escândalo por cima de escândalo, que, no entanto, seriam abafados por uma tropa de choque bem remunerada que se instalara no Congresso Nacional e por uma imprensa marrom bem subvencionada. O fracasso dos tucaninos foi tamanho, que o Chefão mal terminou o triste Governo, se mandou para o estrangeiro e nunca mais falou no engodo do neoliberalismo, que fora usado apenas como retórica para impressionar os tolos. Fugiu deixando um tremendo abacaxi na mão do Presidente Lula e do povo. E o que é pior: comandando de longe uma pseudo-oposição raivosa e irresponsável, que passaria a sabotar o democrático Governo do nosso Lula, de todas as formas, com total cobertura da famigerada Veja e da Rede do plin plin. Um inferno, como vc e o povo brasileiro de boa memória jamais esquecerão. Por isso, meu amigo, devemos ficar atentos. Eles são matreiros. Estão usando agora uma tática maquiavélica, que consiste em imputar a outrem, os crimes que são seus. Armam o esquema através da mídia amestrada, fazem um barulho infernal, confundem a opinião pública e, muita vez, conseguem passar impressão de que são os paladinos da moral, quando o que fizeram mesmo foi apenas camuflar as suas próprias trapaças. Você viu agora no primeiro turno. O candidato deles não tinha (e não tem) nenhuma proposta. Ficou só num bla bla bla sem fim, apoiando-se num pedaço de papel a que deram o pomposo nome de "dossiê"; subtraíram de forma arbitrária supostas provas, a TV maléfica fez um escarcéu dos diabos; tudo lorota para enganar os bestas, e o povão caiu como pato.
Pois é mais ou menos isso, meu amigo. Temos por obrigação esclarecer as pessoas menos atentas. Um grande abraço.
2006-10-06 22:39:39
·
answer #5
·
answered by Literatura 4
·
0⤊
0⤋
Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Com sinceridade o problema disso tudo é o PT tenho certeza que se o LULA não estivesse neste partido o qual esta sendo vitima de calunia e escandalos. Ele teria ganhado no 1º turno.
O esta sendo vitima do proprio partido uma pena que não tem como sair dele pois caso contraio ele sairia.
O que esta deixando os currupto safados do Legislativo mais **** é que eles não consegue provas para incrimina-lo em nada.
Afinal o PSDB entre outros Partidos Politicos que tanto querem culpa-lo de qualquer jeito. Mais o partido de FHC que não aceita perder o reinado para um Politico Honesto,Humilde,Verdadeiro,Fra... e que quer ajudar de qualquer jeito todos os Brasileiros de baixa renda ou seja os pobres que não tem lugar para ficar e comer ao contrario do partido PSDB que nunca se preoculpou com os mais pobres de classes menos favorecidas e sim esconder dos Brasileiros os Politicos safados e corruptos do Legislativo que lutavam e brigavam para saber quem roubava mais.Lula tem uma historia triste pois sempre lutou pelos trabalhadores e alem do mais vem tambem de familia pobre e humilde.
Lembro a todos que eu não sou de nenhum Partido Politico e nem suporto pois todos roubam, podem ver o que está acontecindo com o LULA e todos que culpa-lo de qualquer jeito pois eles acham que ele é culpado de tudo que acontece de errado no partido que ele é filiado.Uma pena mais se eu fosse ele mostrava para o Brasil inteiro que ele é mais honetso que todos os Politicos fazendo um partido politico e saisse candidato a Presidente nele.
"Lula Eu, minha Familia e meus Familiares estamos com VC e não abrimos mão de ter VC como Presidente da Republica"
"É LULA de novo com a Força do POVO"
"É LULA de novo com a Força do POVO"
"É LULA de novo com a Força do POVO"
"É LULA de novo com a Força do POVO"
"É LULA de novo com a Força do POVO"
"É LULA de novo com a Força do POVO"
"É LULA de novo com a Força do POVO"
"É LULA de novo com a Força do POVO"
2006-10-04 16:11:03
·
answer #6
·
answered by Yuri-BH 2
·
0⤊
0⤋
Não foi governo mas sim desgoverno. A passagem de lula pela presidencia foi um desastre e vai continuar repercutindo por vários anos. Política externa desastrosa e prejudicial ao país, tais como o reconhecimento da China como economia de mercado, peleguismo e adoração a ditadores e indesejáveis como Hugo Chaves, Fidel Castro, Morales,etc. Carga tributária elevada e criação de inúmeros impostos pelo seu governo e pt(*****), instutucionalizou o racismo, com a criação de cotas, violou o direito a propriedade com o apoio insensato aos sem terras, gastos excessivos, inchaço da máquina administrativa, aumento de privilégios a funcionários públicos federais etc.
2006-10-04 15:43:47
·
answer #7
·
answered by Adir D 2
·
0⤊
0⤋
O Melhor nos últimos 50 Anos
2006-10-04 15:16:40
·
answer #8
·
answered by Reinilsom V 3
·
0⤊
0⤋
Uma chuva de escândalos e corrupção.
2006-10-04 15:08:26
·
answer #9
·
answered by B.b. 3
·
0⤊
0⤋
Foi o melhor governo dos últimos 503 anos, digo, dos últimos 506 anos. Veja, por exemplo, o que fez Tomé de Sousa, Duarte da Costa, Saldanha da Gama Regente Feijó, Floriano e outros, é incomparável, a História dirá!
2006-10-04 15:07:14
·
answer #10
·
answered by .-. 7
·
0⤊
0⤋