Voto é obrigatório ainda numa sociedade em que faltam um código de honra e ética forte. Seria facultativo se estivéssemos na Finlândia aonde as pessoas são tão educadas e tão conscientes que vão por vontade própria às urnas.
Como não somos nenhuma Finlândia nem Noruega, então temos que ser obrigados sim, pois o classe média omisso e inconsciente não vai se habilitar a votar e votarão os pobres guiados por algum tipo de coronel ou aproveitador de massas qualquer, destruíndo nossa jovem democracia.
2006-10-04 04:18:33
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olá...
De fato, é uma democracia viciada, isso tenho que reconhecer, mas é o que temos.
Eu concordo que o voto deveria ser facultativo, mas por questões políticas do que por questões legais. Como assim? Então...
1º Legalmente falando, que acho que foi o intuito da sua pergunta: O voto deveria ser facultativo pois trata-se de um "direito" e não de um "dever", direitos não devem impor ônus.
2º Do ponto de vista político, eu gostaria que o voto fosse facultativo pois somente quem está interessado e sabe o que está fazendo iria as urnas, aqueles que acham que não faz diferença não precisariam ir. As eleições até ficariam muito mais baratas e simples.
Ainda, o Brasil é um país de "desinformados", para não dizer outra coisa, de modo que se o voto fosse facultativo e metade deixasse de comparecer as urnas, talvez tudo melhorasse.
3º, do ponto de vista prático, bom, na verdade vota mesmo quem quer, você pode ir a cidade vizinha e justificar o voto ou pagar os R$ 3,50 de multa por cada falta. É um direito seu também.
Enfim, democracia imposta, é democracia manipulada... Mas melhor com ela do que sem ela.
2006-10-06 10:25:56
·
answer #2
·
answered by Si 7
·
0⤊
0⤋
Ninguém é obrigado a votar,basta ser decidido e assumir a multa a pagar,mas assim, perderá a oportunidade de opontar o melhor no s/pto.de vista.
2006-10-05 17:28:12
·
answer #3
·
answered by Estrela 2
·
0⤊
0⤋
Eu já questionei muito esse ponto... Também achava que numa democracia, o voto não deveria ser obrigatório.
Ainda não tenho uma opinião definitiva no assunto, há várias opiniões que têm muito valor e que fazem sentido.
Certo... Sendo uma democracia, as pessoas deveriam ter o direito de escolher se querem votar ou não.
Por outro lado...
Sabemos que a maior parte da população não iria às urnas - não necessariamente por achar tudo o que acontece na política uma palhaçado ou algo do gênero, mas também por pura comodidade e falta de informação.
Estados Unidos, por exemplo. 55.5% da população americana votou para presidente em 2004 - isso ainda é um porcentual alto. Há lugares em que a presença eleitoral não passa de 30%... E, provavelmente, se o voto não fosse obrigatório no Brasil, essa frequência não chegaria aos 50%. Que legitimidade teria um governo que não foi eleito por metade da população apta a votar? Seria o mesmo que, segundo a lei eleitoral vigente, 50% +1 eleitores anulassem o voto. O que é abrir mão do seu direito de escolha e de cobrança dos políticos, até.
Assunto bem complicado... É difícil formar uma opinião definitiva, como eu já disse... =/
2006-10-04 20:02:57
·
answer #4
·
answered by purpled 2
·
0⤊
0⤋
O BRASIL NUNCA FOI UMA DEMOCRACIA.
2006-10-04 11:36:50
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eles não são otários. Sabem muito bem se a democracia for exercida com precisão, inclusive dando a liberdade de votar, ninguém comparece às urnas, pois já estão saturados com tanta sujeira.
2006-10-04 11:17:15
·
answer #6
·
answered by Auremilson B 3
·
0⤊
0⤋
o povo nao pode reclamar pois eles mesmo que escolheram, vc ouviu falar do Diretas Ja, se nao me engano em 1984, onde toda a populacao foram p/ ruas exigindo o direto de ecolherem seus politicos, entao o povo procuro e o povo achou.
2006-10-04 11:09:58
·
answer #7
·
answered by Thalita M 6
·
0⤊
0⤋