As eras correntemente conhecidas fazem parte do evo Fanerozóico — ou seja, o mais vasto período de tempo, com início há 570 milhões de anos, quando os fósseis se tornaram abundantes. Em ordem ascendente, as eras são: Arqueozoica, Paleozóico, Mesozóico e Cenozóico. Vivemos, hoje em dia, na época Recente do período Quaternário da era Cenozóica.
Era Arqueozoica- Está compreendido entre o aparecimento da Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos, até o surgimento de uma larga quantidade de fósseis, que marca o início do período Cambriano da era Paleozóica do éon Fanerozóico, há cerca de 540 milhões de anos atrás, onde o tipo de vida existente seria das Bactérias.
Paleozóico- Era do tempo geológico, entre os 570 e os 245 milhões de anos antes do presente. Compreende os períodos Câmbrico, Ordovícico, Silúrico, Devónico, Carbonífero e Pérmico. O Câmbrico, o Ordovícico e o Silúrico constituem o Paleozóico inferior; o Devónico, o Carbonífero e o Pérmico formam o Paleozóico superior. Durante esta era, ter-se-ão dado: a evolução, nos mares, das formas de vida pluricelular e com esqueleto externo duro; a invasão da terra pelas plantas e pelos animais; a evolução dos peixes, dos anfíbios e dos primeiros répteis. Os fósseis identificados mais antigos datam desta era. O clima neste tempo pode caracterizar-se como tendo sido predominantemente quente, com pequenos períodos glaciários. Os continentes eram muito diferentes dos actuais mas, para o final da era, encontravam-se todos juntos num único supercontinente chamado Pangeia.
Mesozóico- Era do tempo geológico entre os 245 e 65 milhões de anos antes do presente, formada pelos períodos Triásico, Jurássico e Cretácico. No início desta era, os continentes encontravam-se unidos, formando a Pangeia; os dinossauros e outros répteis gigantes dominavam o mar e o ar; os fetos, as cavalinhas e as cicadáceas prosperavam num clima global ameno. No final da era mesozóica, os continentes começaram a individualizar-se e a assumir posições próximas das actuais; as plantas com flores passaram a dominar e muitos dos grandes répteis e da fauna marinha começaram a extinguir-se.
Cenozóico- Era do tempo Geológico teve início há 65 milhões de anos e que está ainda a decorrer. Divide-se nos períodos terciário e quaternário. O Cenozóico é marcado pela formação das cadeias de montanhas dos Himalaias e dos Alpes e pela emergência dos mamíferos como grupo dominante, incluindo o Homem.
2006-10-03 22:27:07
·
answer #1
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Eras Geológicas
Período Pré-Cambriano ou Proterozóica (do grego, proteros = primeiro + zoé= vida), Há 4,6 bilhões de anos, quando surgem no mar as primeiras forma de vida.
Era Paleozóica, há 550 milhões de anos, surgem os primeiros corais e conchas, peixes, insetos, anfíbios e reptéis e as primeiras plantas terrestres.
Era Mesozóica, há 245 milhões de anos, que foi subdividida em:
Período Triássico, quando aparecem os primeiros dinossauros e mamíferos.
Período Jurássico, quando surgem as primeiras aves.
Período Cretássio, aparecem as primeiras plantas com flores.
Era Cenozóica
Ha 65 milhões de anos, a extinção dos dinossauros marca o início desta era, que se estende até hoje, cuja característica foi a distribuição dos mamíferos pela Terra. Há aproximadamente 10 milhões de anos, surgem os primeiros hominídeos. Entre aproximadamente 5 e 3 milhões de anos surgem os primeiros espécimes do gênero Homo. Cerca de 1 milhão de anos surge a espécie Homo Sapiens.
No Brasil - Exemplos
Na Era Cenozóica, isto é nos últimos 65 milhões de anos é que ocorreu a formação das bacias sedimentares do Pantanal e ao longo do Rio Amazonas. Na Era Paleozóica , portanto, bem mais antigo, foi o período em que ocorreram as formações de carvão mineral no sul do Brasil e o início de formação da Bacia do São Francisco.
2006-10-04 23:19:39
·
answer #2
·
answered by comandante 7
·
2⤊
0⤋