As cores produzidas em um show de fogos de artifício são produzidas a partir de dois fenômenos, a incandescência e a luminescência.
A incandescência é a luz produzida pelo aquecimento de substâncias. Quando se aquece um metal, por exemplo, ele passa a emitir radiação infravermelha, que vai se modificando até se tornar radiação visível na cor branca. Isso irá depender de qual temperatura é atingida. Um exemplo de incandescência são as lâmpadas incandescentes, onde existe um filamento de tungstênio que é aquecido e passa a produzir luz, a partir da incandescência. Este fenômeno é, também, visto nos fogos de artifício, nos quais são utilizados metais como o alumínio e magnésio, que ao queimarem produzem alta claridade.
A luminescência é a luz produzida a partir emissão de energia, na forma de luz, por um elétron excitado, que volta para o nível de energia menos energético de um átomo.
Este fenômeno, a luminescência, pode ser explicado da seguinte forma: 1) Um átomo, de um elemento químico qualquer, possui elétrons em níveis de energia. Ao receber energia, estes elétrons são excitados, ou seja, são promovidos a níveis de energia mais elevados. A quantidade de energia absorvida por um elétron é quantizada, ou melhor, é sempre em quantidades precisas, não podendo ser acumulada. 2) O elétron excitado tem a tendência de voltar para o nível menos energético, pois é mais estável. Quando ocorre esta passagem, do nível mais energético para o menos, ocorre também a liberação da energia absorvida, só que agora, na forma de um fóton, ou seja, na forma de luz.
A luminescência é uma característica de cada elemento químico. Ou seja, átomos de sódio quando aquecido, emitem luz amarela, pela luminescência. Já os átomos de estrôncio e lítio produzem luz vermelha. Os de bário produzem luz verde e assim por diante.
Os fogos de artifício utilizam deste fenômeno e desta variedade, uma vez que há fogos das mais diversas cores. No entanto, nos fogos de artifício são utilizados sais destes elementos químicos, pois o elemento puro, é muitas vezes, reativo. Na tabela a seguir, há uma relação entre as cores e os sais dos elementos químicos utilizados para a sua produção.
Sais de sódio, tais como: NaNO3, Na3AlF6 e NaCl
Sais de cobre, tais como: CuCl e Cu3As2O3Cu(C2H3O2)2
Sais de cálcio, tais como: CaCl2, CaSO4 e CaCO3
Sais de estrôncio e lítio, tais como: SrCO3 e Li2CO3
Sais de bário, tais como: Ba(NO3)2 e BaCl2
Mistura de sais de estrôncio e cobre
Alumínio e magnésio, metálicos ou sais
2006-10-04 00:00:59
·
answer #1
·
answered by Cientista 7
·
6⤊
1⤋
Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre 'nitrato de potássio') e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão).
Amarelo - Sais de sódio, tais como: NaNO3, Na3AlF6 e NaCl
Azul - Sais de cobre, tais como: CuCl e Cu3As2O3Cu(C2H3O2)2
Laranja - Sais de cálcio, tais como: CaCl2, CaSO4 e CaCO3
Vermelho - Sais de estrôncio e lítio, tais como: SrCO3 e Li2CO3
Verde - Sais de bário, tais como: Ba(NO3)2 e BaCl+
Roxo - Mistura de sais de estrôncio e cobre
Branco - Alumínio e magnésio, metálicos ou sais
2006-10-05 01:22:49
·
answer #2
·
answered by winmarketcom 1
·
1⤊
0⤋
Entras neste link que tem a sua resposta...
http://www.quiprocura.net/fogo.htm
Beijos...
2006-10-04 09:33:34
·
answer #3
·
answered by Gauchinha 2
·
2⤊
1⤋
os componentes dos fogos de artificios responsáveis pelos efeitos luminosos são os elementos alcalino-terrosos (Bário, Berílio, Cálcio, Estrôncio, Magnésio). Quando sujeito a uma fonte de energia forte (pólvora), cada um destes elementos emite uma luz intensa com uma determinada cor característica. A cor branca é produzida pelo Magnésio, a vermelha pelo Estrôncio e a verde pelo Bário.
2006-10-04 07:00:46
·
answer #4
·
answered by Thais 3
·
2⤊
1⤋
fogo de artifício é um explosivo dotado de um pavio para iniciar a combustão. A combustão inicial provoca a rápida ascensão do foguete, que a certa altura explode violentamente. Estes foguetes são usados em festas populares ou celebrações para criar um efeito ruidoso ao acontecimento, e como meio de aviso de que algum acontecimento está iniciando ou terminando. Também são usados em espetáculos noturnos como fogos de artifício.
Conforme o elemento químico adicionado junto à mistura explosiva, podem ser obtidas diferentes cores, como podemos ver na tabela abaixo:
Elemento químico adicionado = Cor dos fogos
Sódio = amarelo
Lítio = Vermelho
Bário = Verde
Potássio = Azul ou Púrpura
Magnésio = Branco ou Prata
Cobre = Azul
Estrôncio = Vermelho
Cálcio= Vermelho
Alumínio = Branco
Ferro = Dourado
2006-10-04 06:50:35
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Cada substância emite chama de uma cor, quando queima.
Veja um exemplo: O gás de cozinha possui chama azul, mas se os caninhos do fogão estiverem sujos (com fuligem), a cor da chama passa a ser amarela.
Por essa razão, os fabricantes usam diversas substâncias na fabricação dos fogos. Elas podem ser puras ou misturadas entre sí. Daí, a grande variedade de cores.
Só como informação, o combustível usado na Fórmula Indy não emite cor nenhuma quando queima. É o horror dos pilotos e mecânicos: quando sentem o calor, o fogo já tá a toda.
2006-10-03 15:43:24
·
answer #6
·
answered by Tomé 3
·
2⤊
1⤋
Porque se fossem pretos, a gente não enxergaria de noite!!!
2006-10-05 06:39:43
·
answer #7
·
answered by Dj JojO 2
·
0⤊
0⤋
Para chamar atenção!...
2006-10-05 04:55:07
·
answer #8
·
answered by Pipinho 4
·
0⤊
0⤋
Não sei e tenho raiva de qm sabe
2006-10-04 23:29:35
·
answer #9
·
answered by Carlão 3
·
0⤊
0⤋
ENTÃO VÁ PERGNTAR PARA UMQUÍMICO!!!
2006-10-04 09:41:17
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋