ESPECIALISTA DIZ QUE BOEING DA GOL PEDIU AUTORIZAÇÃO PARA MUDAR DE ALTITUDE
03/10/2006 14:25h
O investigador de acidentes aéreos e piloto de avião, Luiz Felipe Lagarinhos, disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim, nesta terça-feira, dia 03, que tem informações de que o Boeing da Gol pediu permissão para mudar de nível (altitude). Lagarinhos disse que o controle de vôo pode não ter respondido e o piloto do Boeing entendeu o silêncio como uma resposta positiva (clique aqui para ouvir).
Lagarinhos acredita que o jato Legacy desviou da rota e colidiu com o Boeing da Gol. “Pela nossa experiência quem estava fora do nível normal era o Legacy. O avião comercial dificilmente muda de nível, ele tem aquela rota o tempo todo”, explicou o especialista.
Veja os principais pontos da entrevista de Lagarinhos:
As rotas de avião são definidas pela altitude. Algumas rotas têm mão única, como uma estrada. Outras têm mão dupla. O Boeing e o Legacy se chocaram numa rota de mão dupla. Nessas rotas, os aviões que trafegam num sentido utilizam altitudes ímpares e os aviões que trafegam no sentido contrário, altitudes pares. O Boeing estava a 37 mil pés, portanto o Legacy deveria estar a 36 ou 38 mil pés.
Lagarinhos disse que só vai ser possível saber a causa do acidente e a altitude da colisão depois da análise das caixas pretas dos dois aviões. Segundo ele, a “leitura” das caixas pretas também deve mostrar se o piloto do Legacy desligou os equipamentos do avião ou se houve falha no sistema de radar no ponto da colisão.
Os aviões possuem um sistema que avisa sobre o risco de colisão no ar. Lagarinhos estranha a colisão já que se os equipamentos estavam todos ligados, como diz o piloto do Legacy.
O piloto do Legacy pode ter cumprido o plano de vôo correto e de repente resolveu subir ou descer de altitude sem avisar o controle de vôo. Segundo Lagarinhos é comum haver um “apagão” no sistema de radares na região onde houve a colisão. O especialista disse que o Legacy pode ter descido ou subido justamente no momento dessa falha momentânea do sistema.
2006-10-03
11:21:04
·
8 respostas
·
perguntado por
fappag
2
em
Governo e Política
➔ Polícia e Aplicação da Lei