Olá amigos, saudações!
A origem da Lua é incerta, mas as similaridades no teor e na compopsição dos elementos encontrados tanto na Lua quanto na Terra indicam que ambos os corpos podem ter tido uma origem comum, ou seja, de um único astro primordial, no princípio da formação do sol e do sistema solar.
Nesse aspecto, alguns astrônomos e geólogos alegam que a Lua teria se desprendido de uma massa incandescente de rocha liqüefeita primordial, recém-formada, através da força centrífuga. Outra corrente supõe que o choque de um planeta entretanto desaparecido e denominado Theia ainda no princípio da formação do planeta teria forçado a expulsão de uma massa de rocha líquida, que teria sido aprisionada pelo campo gravitacional do corpo maior. Esta teoria recebeu o nome de Big Splash.
Há ainda outro grupo de teóricos que acreditam que, seja qual for a maneira como surgiram, a terra e a lua, nos primórdios da formação do sistema solar, haveria dois satélites naturais orbitando a Terra: o maior seria a Lua, e outro menor que teria voltado a se chocar com a Terra, formando a "Pangeia" e posteriormente as massas continentais.
Curiosidades:
A Lua é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 340.000 km do nosso planeta. Visto da Terra, o satélite apresenta fases e exibe sempre a mesma face, fato que gerou inúmeras especulações a respeito do teórico lado escuro da Lua, que na verdade fica iluminado quando estamos no período chamado de lua nova. Seu período de rotação é igual ao período de translação. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afetada pelas colisões com meteoritos.
A Lua é a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, em seguida vem o Sol, com uma participação menor. Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua, sendo que esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra cerca de 0,002 s por século, e, como consequência, a Lua se afasta de nosso planeta em média 3 cm por ano.
A Lua é, proporcionalmente, o maior satélite natural do nosso Sistema Solar. Sua massa é tão significativa em relação à massa da Terra que o eixo de rotação do sistema Terra-Lua encontra-se fora do eixo central de rotação da Terra. Alguns astrônomos usam este argumento para afirmar que vivemos em um dos componentes de um planeta duplo. De qualquer modo, a presença da Lua, atua estabilizando o movimento de rotação da Terra.
Abraços
2006-10-03 21:42:06
·
answer #1
·
answered by anselmopauloramos 2
·
0⤊
0⤋
- Existem várias teorias para a formação da Lua, mas aparentemente ela foi formada junto com a Terra, pela aglutinação de matéria que orbitava o Sol.
No entanto algumas simulações computadorizadas recentes sugerem que durante a formação dos planetas a Lua tenha sido arrancada da Terra pelo choque de um planeta do tamanho aproximado de Marte e tenha retido partes dos dois corpos. Análises das rochas lunares ajudam a reforçar esta teoria. Planetas e estrelas duplas são muito comuns no universo.
Vlw Fui!!!
2006-10-03 17:51:31
·
answer #2
·
answered by Kallel 2
·
1⤊
0⤋
A teoria mais aceita pelos astrônomos é que a Lua se formou pela colisão de um planeta do tamanho de Marte com a Terra primordial. Desta colisão se formou uma anel de detritos ao redor da Terra (que absorveu a maior parte deste planeta errante). O material do anel foi se aglutinando até formar a Lua.
As provas deve cataclismo são a composição das rochas da Lua semelhantes as da crosta e manto terrestre; ausência de rochas mais pesada contendo ferro (que ficaram no núcleo da Terra e não foram expelidos pela colisão). O tamanho da Lua que inviabilizaria a sua captura (se a Lua viesse de outro ponto do sistema solar). A ausência de um núcleo ferroso na Lua também prova que ela não se formou em paralelo com a Terra pois se fosse assim ela também teria um núcleo de ferro proporcional ao que a Terra tem.
2006-10-04 15:56:34
·
answer #3
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
0⤊
0⤋
existem varias teorias:
"um pedaço da terra se desprendeu da mesma, devido ao seu campo gravitacional reteve este pedaço formando assim eu satelite"
"um meteoro que foi atraido pelo campo gravitacional terrestre"
"juntamente com a grande explosao"
etc....
2006-10-04 10:46:55
·
answer #4
·
answered by janis 2
·
0⤊
0⤋
Dizem que foi um pedaço da terra que se soltou..Só não entendo como se soltou se o campo gravitacional permitiu..estranho...
2006-10-03 17:45:50
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Da mesma maneira que o planeta terra,entendeu maninho!!!......
2006-10-04 13:35:03
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
é uma cpisa que nunca saberemos responder
2006-10-03 17:50:06
·
answer #7
·
answered by emersonrs10 5
·
0⤊
1⤋
Quem falou em mim? rsss. Não percebi a pergunta. Volte a ´fazer.
2006-10-03 17:46:35
·
answer #8
·
answered by lua_sol120 5
·
0⤊
1⤋
Isso foi coisa de mulher romântica.
2006-10-03 17:44:55
·
answer #9
·
answered by Guri 6
·
0⤊
1⤋
A teoria q eu acho mais lógica é essa: a Terra era uma bola de fogo incandescente q emanava energia em todas as direções e essa energia não se dissipava por completo, parte dela se aglomerava em torno dela.
Essa parte q se aglomerava formou a lua.
Talvez a Terra já tenha tido em um passado muito remoto, mais de uma lua; como ainda não estava totalmente solidificada, essas luas acabaram se fundindo em uma só lua. Teoria maluca.
2006-10-03 17:50:02
·
answer #10
·
answered by SENHOR SPOCK\\ //_ 3
·
0⤊
2⤋