Liberalismo econômico é simplesmente a diminuição da ação do estado na economia. Independente do capital que entra, se estrangeiro ou nacional, liberalismo é apenas tirar do estado o controle da economia.
Vale muito a pena em países como o nosso onde o estado não tem condições de investir. Um exemplo claro de uma privatização que melhorou muito a vida de todos foi a privatização da telefonia, hoje quase todos têm acesso a telefone, e se fosse depender apenas do estado, estaria tudo na mesma.
Outra privatização bastante criticada é a da Vale do Rio Doçe, reclamam que foi vendida por um preço muito baixo. Mas dada a carga tributária brasileira, além do fato de o governo continuar sócio da Vale, garanto que hoje o governo tira muito mais dinheiro da Vale Privatizada na forma de tributos e dividendos do que quando era estatal.
Empresas privatizadas crescem muito mais devido a investimento de empresas que podem ou não ser nacionais, mas o que importa é que crescimento traz mais empregos e principalmente mais tributos para o país.
Outra coisa importante é que empresas privatizadas seguem os interesses partidários dos governos que as conduzem, isto é, todo presidente indica pessoas para assumirem os cargos de chefia da empresa, algumas vezes, essas pessoas são completamente despreparadas e incapcitadas de exercerem esta função, além de muitas vezes servirem para promoverem desvios de dinheiro quando em caso de governos corruptos. Numa empresa privatizada isso não acontece, existem apenas líderes capacitados e interessados em fazer a empresa crescer, caso contrário, arruma-se outro líder.
Em geral as pessoas da esquerda revolucionária fazem uma análise bastante superficial da situação para corroborar com a tese de que privatizações são danosas ao estado. Muito pelo contrário, no mundo capitalista em que vivemos, quanto menor a participação do estado na economia, melhor para o País. Um estado centralizador é coisa típica de países socialistas que já tiveram a chance de mostrar sua viabilidade, o que não ocorreu.
2006-10-03 07:00:05
·
answer #1
·
answered by Bruno T 2
·
1⤊
0⤋
Jamais um País foi ou vai ser VENDIDO. No caso do BR, o que está ocorrendo é que nós que TRABALHAMOS para sustentar TODOS os `mandantes´, e estamos PAGANDO para sermos escravos da China por ex. .
2006-10-03 13:50:12
·
answer #2
·
answered by gg 1
·
0⤊
0⤋
E A SUA ESQUERDA ESTA ENTREGANDO O NOSSO
PATRIMONIO PARA A BOLIVIA E PARA A VENEZUELA
AI NESSE CASO VC CONCORDA???
2006-10-03 13:42:47
·
answer #3
·
answered by aloysio s 1
·
1⤊
1⤋
Se a direita é que vende, como é a esquerda que rouba?
Chega de conversa. Agora eu vou votar é no Geraldo.
2006-10-03 15:33:37
·
answer #4
·
answered by Jos2010 6
·
0⤊
1⤋
E a esquerda perdoa dívidas, doa grana e inventa ongs e
abraça os mensaleiros, até trazendo de volta pro ninho!
rsrsrsrsrsrsrs
2006-10-03 13:59:45
·
answer #5
·
answered by Juninha. 7
·
0⤊
1⤋
Depende muito do que você considera como "direita" e qual seu conceito sobre "neo-liberalismo econômico".
2006-10-03 13:52:16
·
answer #6
·
answered by .-. 7
·
0⤊
1⤋
E o que falar da direita moderna?!
Essa reforma que o ptrambique vai passar e após a reformulação se chamará: psnt, ou seja, partido social nacionalista dos trambiqueiros - entenda-se PARTIDO NAZISTA DO BRASIL.
2006-10-03 13:47:30
·
answer #7
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
1⤋