English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Focalizando os nossos dias, ainda podemos citar formas de escravidão? Cabe a pergunta: como os produtos "made in Taiwan", que nós compramos a preços baixos, podem ser tão baratos. Qual o tipo de mão-de-obra utilizada nessa produção?


Além da escravidão física, isto é, utilização de mão-de-obra nas fábricas, nas usinas, nas carvoarias, no campo etc., existem outras formas de escravidão.


A mídia desempenha diariamente um papel massificador. Através da propaganda ela ordena, consuma!!! "Faça como as pessoas bem sucedidas, seja um deles." Consuma e descarte. Quanto "custa" consumir? Para onde vai o que você descarta e quais as conseqüências disso ao ambiente?

Isso é, ou não, escravidão?

2006-10-03 05:36:33 · answer #1 · answered by Deuteronômio 5 · 0 0

Railuahar - Não! Infelizmente a escravidão não acabou, muito pelo contrário, ela se disfarsou pulverizada pelo capitalismo e maquiada pela hipocrisia e a exploração. Eu, por exemplo fui escravo nos últimos oito anos de Cooperativa de Trabalho, que só pra você ter uma idéia nos tratavam por COOPERADOS, para mim cooperado é aquele que recebe colaboração ou cooperação de algo ou alguma coisa; o certo seria COOPERATIVADO, ativo dentro da organização. Escravo é todo aquele que só tem obrigações e tenho certeza que milhares de brasileiros estão sob esta condição, direitos? Nenhum.... até votar sou obrigado. Esse tema é muito sério e importante tenho muito pra falar e minha indignação quanto a falta de liberdade é enorme, penso que o próprio capitalismo é um sistema escravocrata, se não tens dinheiro, não tens ACESSO, ao lazer, à saúde, à educação, ao desenvolvimento à uma mínima qualidade de vida... tenho mais pra falar, mais infelizmente, não posso mais, estou em horário de serviço e tenho que cumprir minhas obrigações. Abraços

2006-10-03 12:57:25 · answer #2 · answered by munchausen 7 · 0 0

A escravidão negra, que havia no Brasil, esta acabou, após a lei Áurea, os negros e mestiços que vinham a contra gosto para o Brasil, trabalhar em lavouras de Café, ganhando restos de panos pra vestir, restos de comida, um chão pra dormir e um teto pra evitar que FUGISSEM, esta acabou, não era tão lucrativa quanto a de hoje em dia, afinal, digamos apenas o que aconteceu com italianos e alemães, q com promessas de salário, casa e comida vieram para "fazer a América", ao chegar se depararam com dívidas impagáveis, é um modo de escravidão. Nos dias atuais, viver na cidade por conta de um salário mínimo, pra quem não sabe R$ 350,00, q são pouco mais de R$ 10,00 ao dia, tb pode ser um tipo de escravidão e até mesmo nas fazendas vemos hj em dia a exploração do trabalho escravo tal qual acontecia no início do século XIX.
Acredito que a escravidão declarada, com cadeia e chibata, esta acabou, mas a escravidão do salário, da miséria, da falta de comida entre outras, não se consegue ver um fim tão próximo.

2006-10-03 12:51:24 · answer #3 · answered by Ádamo 2 · 0 0

Nunca houve fim de escravidao, soh mudaram o jeito de faze-la.

2006-10-03 12:45:53 · answer #4 · answered by Ademir A 1 · 0 0

É de se pensar........

2006-10-03 12:44:13 · answer #5 · answered by Vanessa S 2 · 0 0

NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÕOOOOOOOOO. A escravidão nao acabou, existem muitas pessoas trabalhando em fazendas (principalmente norte do Brasil) sem receber salário e não tem direito a nada, tem crianças que trabalham o dia todo e nao tem tempo nem de ir para a escola e nem de brincar, sem falar em mulheres que são escravas sexuais de homens ( ou até mesmo de seus maridos, e assim se nós olharmos ao nosso redor veremos muitas pessoas escravas de tudo que podemos imaginar.Bjões e abraços apertados

2006-10-03 12:42:47 · answer #6 · answered by noemia_sm 1 · 0 0

Não acabou. Na época da escravidão os escravos ganhavam comida e moradia de péssima qualidade. Hoje, a maioria da pessoas tem uma remuneração que mal dá para comer e ter uma casa decente. OK?!

2006-10-03 12:36:04 · answer #7 · answered by Gom_Askman 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers