Caro colega,
Para começar, o nome do cientista (astrofísico) é Marcelo Gleiser.
Quanto aos meteoritos que caem na Terra, isso acontece devido à força gravitacional do nosso planeta. São corpos de massa pequena, que passam a distâncias relativamente próximas ao nosso planetinha. Como nosso planeta tem massa (e, conseqüentemente, força gravitacional) maior do que esses corpos (meteoritos), estes últimos são atraídos e caem aqui. Mesmo que as galáxias estejam se distanciando umas das outras, nada impede que um meteorito perdido pelo espaço passe próximo à Terra e seja atraído pela ação gravitacional do planeta.
Acho que, neste caso, foi uma falha do programa, não pensar que leigos, como nós, teriam esse tipo de dúvida. Talvez valha a pena mandar uma mensagem para a Globo, questionando isso.
Abraços, tenha uma ótima tarde.
2006-10-03 05:07:59
·
answer #1
·
answered by Verbena 6
·
1⤊
0⤋
mesmo o universo estando em expansão (sim, ele ainda está em expansão) isso não significa que corpos celestes não tenham gravidade. a terra é um planeta e tem um força que nós chamamos de gravidade.
cada astro tem órbitas próprias sejam elas regulares ou elípticas, inclusive os meteoros. o que aconteceu foi que quando a órbita desses meteoritos chegam próximas demais a óbita da terra eles ficam sujeitos a gravidade da terra sendo "sugados" por ela, assim como a terra está sujeita a gravidade que o sol exerce sobre ela.
2006-10-03 12:03:45
·
answer #2
·
answered by sem_criatividade 2
·
2⤊
0⤋
olha, os corpos estão se afastando, porém não em linha reta.
ou tu não sabes que a terra tem uma órbita em torno do sol?
e o cometa mais conhecido nosso, o Halley, também tem órbita elíptica.
todos esses corpos estão se afastando do pondo de origem, o Big-bang, porém as galáxias giram em si.
é como se fosse uma espiral.
conseguiu compreender?
2006-10-03 12:03:00
·
answer #3
·
answered by VOLTANDO. Bem devagarinho. Com outra cabeça. 5
·
2⤊
0⤋
Você misturou as coisas. Os corpos celestes que se chocam com a terra, em sua maioria, são atraídos pela gravidade. Diariamente ocorrem várias quedas de meteoros e meteoritos atraídos pela gravidade. Que eu saiba, poucos se chocam devido a sua própria tragetória, esses são corpos grandes que geralmente têm órbitas próprias. Segundo a teoria do big bang os corpos estão se afastando e não se atraindo.
2006-10-03 17:34:07
·
answer #4
·
answered by humberto190178 1
·
1⤊
0⤋
Não há contradição, o que há é que você perdeu o fio da meada. A expansão do Universo afeta apenas corpos macroscópicos (Galáxias) e não os sistemas dentro deles.
O Universo pode ter os seus 15 bilhões de anos, a nossa Galáxia pode ter os seus 13 bilhões de anos, mas o Sistema Solar tem "apenas" 4,5 bilhões de anos. A Terra não surgiu com o Big Bang, e o sistema Solar é feito, em boa parte, de poeira que se originou não do Big Bang, mas de outras estrelas que já morreram. Quanto maior a estrela, mais curta a sua vida: veja o caso do Sol, antes de chegar a ser uma Gigante Vermelha, ele ainda tem mais 5 bilhões de anos de vida, e então adeus! Mas com isto você tem um total de aproximadamente 10 bilhões de anos, e no fim deste período, o Sol começa a expulsar matéria adoidado, perdendo parte de sua massa, à medida que também expande.
Voltando à "Inflação Universal", ela é o resultado do próprio espaço que está ficando maior. As galáxias não estão voando, mas o espaço que as contém está ficando maior, e as distâncias que as separam também estão aumentando. Mas esta separação afeta apenas os corpos macroscópicos (Galáxias) e não corpos ou sistemas intragalácticos. O Sistema Solar não está aumentando com o Universo. As órbitas dos planetas e seus satélites, dos asteróides, etc, não está sendo afetada.
2006-10-03 13:11:05
·
answer #5
·
answered by Sr Americo 7
·
1⤊
0⤋
A expansão ao qual ele se refere é de grande escala. E quando eu digo de grande escala é de uma coisa imensa meeeeeesmo.
Em relaçao ao universo nosso sistema solar é insignificante demais para que a expansão o afete.
Mas ela afeta as grandes estruturas como as galaxias.
Pra você ter ideia da nossa insignificancia se eu enviasse um email por radio para o espaço esse email levaria 60.000 anos para chegar do outro lado da galaxia. E levaria mais 2 milhoes de anos para chegar até Andromeda, a galaxia mais proxima da nossa.
Se alguem resolvesse responder meu email levaria mais 60.000 anos para a resposta chegar até nós.
A humanidade só existe faz 10.000 anos. E sabe escrever faz 3.000 anos.
Então entre as galaxias onde existe uma imensidão vazia, o espaço se expande com muito mais velocidade. O espaço se expande mais naquelas regiões mais vazias e se expande muito menos naquelas regiões onde há materia, como por exemplo dentro do nosso sistema solar.
Agora uma coisa que pira os cientistas atualmente é que o espaço vazio expande mais rapido que o espaço dentro das galaxias.
2006-10-03 12:27:00
·
answer #6
·
answered by Allan C 4
·
1⤊
0⤋
Se fosse verdade q todos os corpos estao se afastando, nos nao estariamos girando em torno do sol vc concorda?
Essa foi uma afirmaçao com linguagem mais leiga. O q na verdade esta se expandindo sao corpos, nao cada corpo individualmente. Nao se esqueça tb q a Terra tem gravidade e pode atrair coisas. Assim mesmo o universo como um todo se expande.
Quando uma estrela explode ela lança detritos em todas as direçoes. Um desses detritos poderia estar indo em direçao a Terra.
É como dizer q uma pessoa dentro de um trem nao pode andar pra esquerda so pq o trem vai pra direita. Dentro do trem as pessoas interagem, colidem andam pra onde querem. Assim mesmo seguem seu rumo.
2006-10-03 12:31:35
·
answer #7
·
answered by OWNED 4
·
1⤊
1⤋
O Universo ou Cosmos não é infinito!
O Universo teve início numa explosão que aconteceu à 13 bilhões e 700 milhões de anos atrás. A energia estava toda parada e sem movimento algum, mas de repente se movimentou, surgiu a relatividade, isso causou uma explosão original e essa luz gerada na explosão original, possui uma velocidade de 300.000 Km/ segundo e o Universo começou a se expandir aí, nesse dia e nesse local, a origem dos tempos a origem dos espaços e a origem da matéria, a vida só foi originada depois que os primeiros planetas se formaram esfriaram e surgiram as primeiras moléculas de aminoácidos inteligentes que conseguiram fazer cópias deles mesmos e montar as proteínas até chegar na primeira molécula de DNA onde surgiu a hereditariedade de todas as espécies vivas ou já extintas.
O tempo e o espaço são grandezas relativas que dependem da velocidade para existir. Assim é a velocidade que gera o aparecimento de tempo e espaço no Universo.
Substâncialmente a matéria é formada com luz contida nos átomos, tanto é que quando os átomos se rompem ocorre imensa liberação de energia luz e calor principalmente além de outras radiações, raios X, raios gama, raios beta, raios alpha, ondas de rádio, som etc... A chamada fissão nuclear.
Aonde a luz ainda não chegou, porque ela está viajando à uma velocidade de 300.000 Km/seg e ainda não chegou, nesse local é o fim do Universo, aonde não existe relatividade e não existindo relatividade nada é relativo e não se tem comparação com coisa alguma, é o que chamamos por Caos Relativístico.
O Universo está se expandindo na velocidade da luz.
Atualmente o tamanho do Universo é de aproximadamente entre 350 a 380 bilhões de anos-luz de diâmetro. Existe essa variação porque ainda existem duas teorias estudando esse aspecto e uma acha que são 350 bilhões e a outra acha que deva ser 380 bilhões de anos-luz o tamanho do Universo:
380.000.000.000 x 300.000 Km = 29.960.020.000.000.000.000 de quilómetros mas está crescendo 600.000 Km por segundo, 300.000 km para cada lado a partir do centro onde houve a explosão original. Teoria do Big Bang.
Fora do Universo só tem o Caos mas o Universo tem um tamanho conhecido.
2006-10-03 12:28:34
·
answer #8
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
1⤊
1⤋
Ele não disse que todos os corpos estão no mesmo lugar. Ele disse que a visão do céu é sempre a mesma para estrelas muito longíquas.
2006-10-03 11:57:30
·
answer #9
·
answered by NONAME 1
·
1⤊
1⤋
É complexa essa parada.
2006-10-03 12:49:31
·
answer #10
·
answered by jgn 3
·
0⤊
2⤋