parabens pela pergunta e por mostrar as demais pessoas o quanto é importante falar sobre tal assunto pois usamos a comunicação num todo que através deste desenvolve a linguagem tanto oral como escrita.
Se formos decifrar o nome fono-audio-logia vamos perceber que se trata de fala-audição e estudo, juntando tudo percebe-se que é o estudo da fala e da audição.
A fonoaudiologia é uma ciência nova aprovada por lei no dia 09 de dezembro de 91, porém ela já era exercida como tecnólogo. Sua base principal para tornar-se ciência partiu da medicina e da lingüística e desempenhadas por professores que naquela época não sabiam como lidar com as diferenças encontradas em sala de aula.
Os profissionais desta área podem atuar tanto na saúde (hospitais, clínicas, postos de saúde da família) como também na educação (escolas, empresas, teatros, cantos, tv, telemarketing, entre outros).
É um profissional que trabalha para habilitar e reabilitar a linguagem patológica o mais próximo possível da "normal".
São várias as patologias encontradas na sociedade que afeta no desenvolvimento normal da linguagem/comunicação, são eles:
gagueira, distúrbios da voz (abuso vocal), Parkinson, paralisia cerebral, derrame cerebral (AVC), distúrbios da linguagem oral e escrita como, dislalia, disgrafia, discauculia, trocas e omissões de fonemas tanto na fala quanto na escrita, distúrbio mental, sindrome de Down, outras síndromes de comportamento, e várias outras.
Existem cursos da área de fonoaudiologia para especialização que são mais conhecidas como:
Voz, linguagem, audição, motricidade oral e disfagia mas vc pode escolher outras áreas que podem ser associadas a fonoaudiologia como algumas especializações na área da educação e também da medicina tais como:
psicomotricidade, psicopedagogia, gestão em educação, especialização em pediatria, gerontologia, fisioterapia em atm entre outras.
Espero que as pessoas possam ver a fonoaudiologia como um pressuposto teórico um grande aliado para a humanidade no que diz respeito a linguagem. Um grande abraço colega.
2006-10-03 04:46:35
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Fonoaudiologia é o estudos dos problemas da fala que vão desde, por exemplo, gagueiras, trocas de letras entre outros problemas de fala.
2006-10-03 04:41:15
·
answer #2
·
answered by Vanessa M 1
·
0⤊
0⤋
A fonoaudiologia (terapia da fala, em Portugal) é a ciência que tem como objeto de estudo a linguagem. Não apenas os distúrbios ("doenças)" da linguagem é fruto de interesse da fonoaudiologia, como também o modo de comunicação sadio e eficaz.
O fonoaudiólogo atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz e audição. Pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, creches, escolas (comuns e especiais) e comunidades, incluindo o Programa de Saúde da Família, unidades básicas de saúde, hospitais, emissoras de rádio e televisão, teatro, home care, empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de reabilitação, entre outros. alem disto também trabalha com disturbios na alimentação, como disfagia e outras dificuldades alimentares.
É ele quem reabilita pacientes neuropatas na área de linguagem e alimentação bem como deficientes auditivos. Realiza exames audiométricos, sendo o profissional especializado na audição e na reabilitação de voz.
Essa ciência se volta especificamente para a Psicologia, a Lingüística, a Medicina e a Física Acústica. Ela aborda os distúrbios da fala, da voz, da audição e da linguagem: no caso, trata-se de problemas de saúde, tais como, gagueira, dislexia (dificuldades em leituras), afasia (dificuldades de compreensão), roquidão etc. As quatro maiores áreas abordadas pela fonoaudiologia são, portanto: voz, audição, linguagem e motricidade oral.
Meus parabéns por estar cursando especialização muito importante.
2006-10-03 03:33:40
·
answer #3
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋