English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

10 respostas

Ô Jairo, teoria ta expressa, logo vai cair a ficha!

2006-10-09 14:42:20 · answer #1 · answered by W W 4 · 0 0

Tem gente q da ctrl+c e ctrl+v na wikipedia e acha q respondeu

Vou ser sincero, nao eh facil explica-la de forma simples. Estudo fisica a 3 anos e ainda nao compreendi bem. Mas vou tentar.

No sec XIX o fisico Maxwell desenvolveu sua teoria sobre o eletromagnetismo, em q ele cria 4 equações para descrever campos eletricos e magneticos. Porem analisando-se essas equaçoes percebe-se q a velocidade da luz aparece como uma constante q independe do referencial q se escolhe. Isso significa q se vc dentro de um carro a 40km/h atira uma pedra a 10km/h em alguem na calçada, essa pessoa recebe uma pedrada a 50km/h. Mas pra vc, a pedra tem somente 10kh/h. Isso nao tem nada incoerente, é apenas diferença de referencial. Mas pra luz isso nao acontece. Se vc ligasse uma lanterna ao inves da pedra, vc mediria 300000km/s pra luz e a pessoa na calçada tb (ao inves de 300000km/s + 40km/h). Como isso eh possivel?

Ai q entra a teoria da relatividade. Einstein explicou isso como sendo uma contraçao do espaço. Seria mais ou menos isso: "nao foi a velocidade da luz q aumentou, foi a dstancia q ela percorre q ficou menor". Varias coisas interessantes surgem dessa hipotese. Uma delas eh a dilataçao do tempo. Vamos supor q vc entre numa nave e fique dando voltas em torno da terra com velocidade bem proxima a da luz. Se vc ficasse nessa brincadeira por 1 ano, qdo voltasse a terra teriam se passado 12 anos.

Tem mtos argumentos nessa teoria q sao puramente matematicos, portanto fica impossivel compreende-la de fato sem dominar essas tecnicas matematicas. Acho q compreende-la mais profundamente q isso, exige um estudo e esforço mais aprofundado.

Espero ter sido util para a melhor compreensao dessa teoria, q nao eh simples e mto menos intuitiva.

2006-10-03 05:42:38 · answer #2 · answered by OWNED 4 · 5 0

imagine um onibus andando a 80 km/h em relacao ao solo:
1- para uma pessoa parada, fora do onibus, ele esta a 80 km/h
2 - para uma pessoa parada, dentro do onibus, ele esta parado (o onibus n se move em relacao a pessoa dentro dele)

isso contece pq a velocidade eh uma grandeza relativa e n absoluta, ou seja, sempre q vc mede a velocidade de um corpo, vc mede em relacao a um referencial (no caso foi o solo)

durante anos, acreditou-se q o tempo e o comprimento fossem grandezas absolutas:
1- o tempo para a pessoa dentro do onibus e o mesmo para a pessoa fora do onibus
2 - o comprimento de algum corpo (por exemplo a altura de um predio) q a pessoa dentro do onibus ve, eh mesmo q a pessoa fora do onibus ve

isso eh verdade, pq a velocidade d um corpo em relacao ao outro eh pekena se comparada c a da luz, porem, a partir do momento em q a velocidade de um corpo em relacao ao outro passa a ser realmente grande (velocidade da luz, metade dela, 10%,....) isso n passa a ser mais verdade, o tempo e o comprimento passam a ser grandezas relativas - dai o nome teoria da relatividade

os efeitos sao conhecidos como "dilatacao do tempo" e "contracao do comprimento"

vou dar um exemplo imaginario, c valores supostos...
imagina q um homem construiu uma nave q alcance uma velocidade proxima a da luz
este homem entrou nela e foi ate um certo planeta e voltou
essa viagem p ele, demorou apenas algumas horas
porem, qd ele chegou na terra, aki haviam-se passado 10 anos

dai q se conclui q eh possivel viajar para o futuro, porem n ha tecnlogia para contruir uma nave q atinja velocidades capazes disso.

2006-10-03 19:08:51 · answer #3 · answered by diogoshady 2 · 1 0

o **** de física é que geral explica, explica e a gente não entende nada.

saudades do "Mundo de Beackman" teve uma matéria sobre isso daí.

como um sanduíche continha energia suficiente para iluminar uma cidade inteira e por aih vai...

2006-10-03 04:55:36 · answer #4 · answered by midialaboretorno 2 · 1 0

Tem aquele famoso exemplo.
imagine você dois minutos em um estádio de futebol vendo seu time ganhar. Você acha que é muito ou pouco tempo??
Agora imagine você dois minutos com a mão sobre uma chapa quente. Você acha muito ou pouco??
Esse e um exemplo bastante infantil mais podemos ver que o tempo e relativo..
hehe

2006-10-10 09:39:30 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 1

Um bom exemplo da teoria da relatividade é a própria experiência feita por Einsten em Sobral no Ceará.Através do eclipse solar pode-se ver estrelas,utilizando de instrumentos, que estariam atrás do sol!Como é possível ver objetos que estariam atrás de outro ?Isto é explicado através da teoria da relatividade.O fenomeno é simples:o sol posicionado a frente de algumas estrelas visiveis deforma o espaço tempo quando dois objetos possuem a velocidade da luz, no caso as estrelas emitem luz assim como o Sol ,assim o espaço tempo se deforma fazendo com que a luz das estrelas atras do Sol "deêm a volta" pelo lado do Sol.Isso faz com que se possa vê-las.Muito louco!Outro exemplo.Se você estivesse na velocidade da luz e um trêm também ,você o veria deformado e com outras cores!!

2006-10-03 04:13:27 · answer #6 · answered by Tiriroca 2 · 0 0

CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA
Ninguém possui idoneidade para fazer afirmações a respeito do espaço absoluto ou do movimento absoluto. São meras formas do espírito, construções mentais que não podem ser embasadas na experiência. Todos os princípios da mecânica resultam dos nossos conhecimentos empíricos a respeito das posições e dos movimentos relativos dos corpos.

Albert Einstein

O presente texto apresenta os aspectos essenciais da Teoria da Relatividade Restrita, no que diz respeito às propriedades do espaço e do tempo. Esta teoria está essencialmente baseada em dois postulados a partir dos quais as propriedades em questão podem ser deduzidas.

A abordagem adotada neste texto utiliza situações concretas envolvendo a emissão e a recepção de pulsos de luz, a partir das quais conclusões podem ser alcançadas por mero raciocínio lógico, acompanhado de algumas manipulações algébricas ou aritméticas elementares.

Para cada situação, além de uma análise geral, é fornecida uma ilustração numérica amparada numa visualização gráfica.

Por não utilizar nenhuma matemática sofisticada, o texto é acessível a jovens estudantes e leigos em geral.

O carregamento das imagens e dos mini-aplicativos pode demorar alguns instantes. Seja paciente!
O tamanho total deste texto é de aproximadamente 300KB.

Uma versão antiga deste texto, escrita inteiramente em LaTex colorido (transformado em imagens GIF) está disponível. Esta versão não contem animações e ocupa bastante memória (cerca de 1 MB).

Referência
Hermann Bondi, Relativity and Common Sense: A New Approach to Einstein [Relatividade e Senso Comun: Uma Nova Abordagem ao Einstein], Dover Publications, Nova Iorque, 1980.

Agradecimento

http://www.if.ufrgs.br/~betz/space_time/index.html

2006-10-03 04:07:16 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Teoria da Física que analisa o carácter relativo, em vez de absoluto, do movimento e da massa, bem como a interdependência da matéria, do tempo e do espaço, tal como foi descrita pelo físico norte-americano, de origem alemã, Albert Einstein. Esta teoria foi subdividida em duas:

Teoria da Relatividade Restrita (1905) Partindo do princípio que: (1) as leis da natureza são as mesmas para todos os observadores em movimento não acelerado e (2) a velocidade da luz é independente do movimento da sua fonte, Einstein chegou a resultados bastante inesperados. Conceitos intuitivos e familiares, tais como a massa, o comprimento e o tempo, tinham de ser modificados. Por exemplo, um objecto passando rapidamente junto de um observador afigurar-se-ia, aos olhos deste, como sendo mais curto e mais pesado do que quando estava parado (ou seja, em repouso em relação ao observador). Também um relógio, ao passar rapidamente pelo observador, seria visto por ele como contando o tempo mais devagar do que estando em repouso. Estas previsões da teoria da relatividade só aparentemente é que contradizem a experiência do quotidiano, já que as modificações que se registam são praticamente desprezáveis a velocidades muito menores que a da luz (300000 km s-1).

Teoria da relatividade generalizada (1915) As propriedades geométricas do espaço-tempo foram criadas de tal forma que são localmente modificadas pela presença de um corpo com massa. A órbita de um planeta em torno do Sol (tal como é observada num espaço tridimensional) resulta da sua trajectória natural no referencial de espaço-tempo modificado; deste modo não há necessidade de invocar, tal como Isaac Newton fez, uma força de gravidade que vem do Sol e actua no planeta. A teoria generalizada de Einstein permite interpretar uma peculiaridade no movimento do periélio da órbita do planeta Mercúrio, que a teoria de Newton não explicava. A nova teoria diz também que os raios luminosos dever-se-ão encurvar quando passam junto de um objecto maciço. O encurvamento previsto para a luz de uma estrela foi observado durante o eclipse do Sol, em 1919. Uma terceira confirmação reside no desvio em direcção ao vermelho dos espectros do Sol e, em particular das estrelas muito densas - anãs brancas tal como a companheira de Sirius.

2006-10-03 01:56:20 · answer #8 · answered by ? 3 · 0 0

e claro

2006-10-03 03:41:38 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

A Teoria da Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: Relatividade restrita (ou Especial) e Relatividade geral.

Albert Einstein fotografado por Oren J. Turner em 1947.A relatividade Especial, ou Teoria da Relatividade Especial é uma teoria publicada em 1905 por Albert Einstein. Ela trocou os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela idéia de espaço-tempo como uma entidade geométrica. O espaço-tempo na relatividade especial tem uma variedade de 4 dimensões, 1 temporal e 3 espaciais, nas quais noções de geometria podem ser utilizadas.

O termo especial é usado porque ela é um caso especial do princípio da relatividade onde efeitos da gravidade podem ser ignorados. Dez anos após a publicação da teoria especial, Einstein publicou a Teoria Geral da Relatividade, que incorpora os efeitos da gravitação.

2006-10-03 01:45:10 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers