English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Assisti reportagens, sendo a mais recente no fantástico do último domingo, que a tendência cósmica do sol, num futuro de nós distante, é haver uma explosão.

2006-10-02 23:25:24 · 15 respostas · perguntado por jgn 3 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

15 respostas

As estrelas são fantásticas máquinas que transformam e produzem elementos químicos.

No Sol (como nas demais estrelas) ocorrem reações termonucleares de fusão com a transformação de hidrogênio em hélio com a conseqüente liberação de energia.

Acontece que a quantidade de hidrogênio é limitada. Assim esse mecanismo de produção de energia durará por um determinado tempo, cerca de 5 bilhões de anos.

O que acontece quando o estoque de hidrogênio acaba?

Ao acabar o hidrogênio presente no Sol, este irá se contrair, aumentando a temperatura de seu núcleo e passará a produzir elementos mais pesados: Lítio, Berílio ... até o Ferro. A produção de elementos mais pesados exige uma temperatura maior daí a contração das camadas exteriores.

Note entretanto que esse mecanismo funciona até a produção do Ferro, a partir daí o Sol será incapaz de usar os átomos de Ferro para a produção de elemntos ainda mais pesados.

Então ele irá expandir suas camadas exteriores (até a órbita de Marte) diminuindo sua temperatura (tornando-se um estrela gigante vermelha) .

A partir daí irá se contrair gradativamente e torna-se-á uma estrela anã branca.

*** Nota final ***

Estrelas com massas acima de 1,5 massas solares explodem em na forma de supernovas produzindo elementos mais pesados que o Ferro. O que resta de uma supernova é uma estrela de nêutrons. Uma estrela de nêutrons é extremamente densa, uma colher de chá, cheia com a matéria de uma estrela de nêutrons pesaria milhares de toneladas. Um outro destino possível para uma supernova é torna-se um buraco negro. Que é um objeto mais denso ainda que uma estrela de nêutrons.

2006-10-03 01:01:25 · answer #1 · answered by polyhedra 4 · 0 0

Não se preocupe, se acontecer será daqui milhões de anos... Conforme o tempo passa, o Sol consome sua energia, o que forçará a aumentar de tamanho (de uma anã amarela para uma gigante vermelha) porém não de força, e irá esfriando até diminuir e se tornar uma anã negra que não possui luz própria, ou seja, uma estrela morta...

2006-10-03 06:40:07 · answer #2 · answered by  GUITAR MAN 6 · 1 0

o motivu du sol ser finitu eh pq ele naum eh infinito auhauhauha

2006-10-03 21:12:52 · answer #3 · answered by Mary_Lou 2 · 0 0

A razão para isso é que se ele fosse infinito teria de ter energia infinita, ou seja, mais energia nele que em todo o universo.

A razão da finitude dele é que o combustivel dele vai acabar um dia. Esse combustivel é o hidrogenio. Quando não houver mais combustivel para sustentar o sol ele se apagará com uma explosão das camadas externas dele.

2006-10-03 12:40:02 · answer #4 · answered by Allan C 4 · 0 0

O Universo não é infinito e o tempo não é eterno!

O Universo teve início numa explosão que aconteceu à 13 bilhões e 700 milhões de anos atrás. A energia estava toda parada e sem movimento algum, mas de repente se movimentou, surgiu a relatividade, isso causou uma explosão original e essa luz gerada na explosão original, possui uma velocidade de 300.000 Km/ segundo e o Universo começou a se expandir aí, nesse dia e nesse local, a origem dos tempos a origem dos espaços e a origem da matéria, a vida só foi originada depois que os primeiros planetas se formaram esfriaram e surgiram as primeiras moléculas de aminoácidos inteligentes que conseguiram fazer cópias deles mesmos e montar as proteínas até chegar na primeira molécula de DNA onde surgiu a hereditariedade de todas as espécies vivas ou já extintas.

O tempo e o espaço são grandezas relativas que dependem da velocidade para existir. Assim é a velocidade que gera o aparecimento de tempo e espaço no Universo.

Substâncialmente a matéria é formada com luz contida nos átomos, tanto é que quando os átomos se rompem ocorre imensa liberação de energia luz e calor principalmente além de outras radiações, raios X, raios gama, raios beta, raios alpha, ondas de rádio, som etc... A chamada fissão nuclear.

Aonde a luz ainda não chegou, porque ela está viajando à uma velocidade de 300.000 Km/seg e ainda não chegou, nesse local é o fim do Universo, aonde não existe relatividade e não existindo relatividade nada é relativo e não se tem comparação com coisa alguma, é o que chamamos por Caos Relativístico.

O Universo está se expandindo na velocidade da luz.
Atualmente o tamanho do Universo é de aproximadamente entre 350 a 380 bilhões de anos-luz de diâmetro. Existe essa variação porque ainda existem duas teorias estudando esse aspecto e uma acha que são 350 bilhões e a outra acha que deva ser 380 bilhões de anos-luz o tamanho do Universo:
380.000.000.000 x 300.000 Km = 29.960.020.000.000.000.000 de quilómetros mas está crescendo 600.000 Km por segundo, 300.000 km para cada lado a partir do centro onde houve a explosão original. Teoria do Big Bang.

Fora do Universo só tem o Caos mas o Universo tem um tamanho conhecido.

As estrelas surgem, existem por algum tempo e desaparecem se transformando em buracos negros.
O Universo está em constante modificação e essa é a Lei, modificação e diversidade de fenômenos sendo que nada é eterno nem nada é imutável.

2006-10-03 12:36:56 · answer #5 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 0 0

As estrelas tal como o Sol, tem vida limitada pois, só conseguem manter-se estaveis atravez da "queima" dos elementos que o compõe..As reações termonucleares que o Sol realiza para se manter do jeito que está consequentemente vão diminuindo a quantidade de "combustivel" (no caso hidrogenio) para manter o Sol estavel. Com o tempo, devido a finitude de sua massa, o Sol usará toda o seu hidrogenio e partira a usar subprodutos dessa reação para tentar se manter estavel (helio, por exemplo)...Como os subprodutos não são tão eficientes em criar energia quanto o hidrogenio, o Sol iniciará seu declinio inevitavel entrando cada vez mais em estados mais caoticos, usando cada vez mais elementos menos eficientes até que não existam mais elementos para reações nucleares e a estrela como conhecemos, morre.

2006-10-03 11:25:57 · answer #6 · answered by Obscuro 3 · 0 0

Faz parte da vida das estrelas. O suprimento de hidrogênio que elas têm não é infinito, e, quando chegar ao fim, a estrela se transforma em outro tipo.

2006-10-03 07:20:06 · answer #7 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Como toda estrela ele "morre",pq sua energia vai acabar,tem estrelas q viram um Buraco Negro e sugam tudo q está ao seu redor pra o seu interior,e outras q incham e explodem,criando uma nova galaxia,ou algumas simplismente "param" ficam sem energia.

2006-10-03 06:56:30 · answer #8 · answered by Binho 2 · 0 0

nenhuma razão, pois tudo o q existe hj, é finito, na natureza, na vida, nada é permanente, tudo se transforma.

2006-10-03 06:40:23 · answer #9 · answered by Val/SP 5 · 0 0

Na vida tudo passa
até uva passa.

2006-10-03 06:37:14 · answer #10 · answered by Guinho 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers