English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Muito conhecido na epoca das cruzadas.

2006-10-02 18:45:44 · 7 respostas · perguntado por Tchello 1 em Artes e Humanidades História

7 respostas

Santo Graal ou Santo Gral é uma expressão medieval que designa normalmente o cálice usado por Jesus Cristo na Última Ceia. Ele está presente nas Lendas Arturianas, sendo o objetivo da busca dos Cavaleiros da Távola Redonda, único objeto com capacidade para devolver a paz ao reino de Artur. No entanto, em outra interpretação, ele designa a descendência de Jesus segundo a lenda, ligada à dinastia Merovíngia. Nesta versão Santo Graal significaria Sangraal ou seja Sangue Real. Finalmente, também há uma interpretação em que ele é a representação do corpo de Maria Madalena, a suposta esposa de Jesus e sua herdeira na condução da nova religião. Esta última ideia foi explorada recentemente pelo livro "O Código Da Vinci", de Dan Brown.

[editar]
A lenda do Cálice Sagrado
Segundo a lenda, José de Arimatéia teria recolhido no 'Cálice usado na Última Ceia (o Cálice Sagrado), o sangue que jorrou de Cristo quando ele recebeu o golpe de misericórdia, dado pelo soldado romano Longinus, usando uma lança, depois da crucificação. O Cálice permaneceu perdido durante muito tempo, embora haja controvérsias se o que é reconhecido hoje pela Igreja seja o verdadeiro ou apenas uma imitação.

Em outra versão da lenda, teria sido a própria Maria Madalena, segundo a Bíblia a única mulher além de Maria (a mãe de Jesus) presente na crucificação de Jesus, que teria ficado com a guarda do cálice e o teria levado para a França, onde passou o resto de sua vida.

A lenda tornou-se popular na Europa nos séculos XII e XIII por meio dos romances de Chrétien de Troyes, particularmente através do livro "Le Conte du Graal" publicado por volta de 1190, e que conta a busca de Perceval pelo cálice.

Mais tarde, o poeta francês Robert de Boron publicou Roman de L'Estoire du Graal, escrito entre 1200 e 1210, e que tornou-se a versão mais popular da história, e já tem todos os elementos da lenda como a conhecemos hoje.

Na literatura medieval, a procura do Graal representava a tentativa por parte do cavaleiro de alcançar a perfeição. Em torno dele criou-se um complexo conjunto de histórias relacionadas com o reinado de Artur na Inglaterra, e da busca que os cavaleiros da Távola Redonda fizeram para obtê-lo e devolver a paz ao reino. Nas histórias misturam-se elementos cristãos e pagãos relacionados com a cultura Celta.

A presença do Graal na Inglaterra é justificada por ter sido José de Arimatéia o fundador da Igreja inglesa, para onde foi ao sair da Palestina.

Segundo algumas histórias, o Santo Graal teria ficado sob a tutela da Ordem do Templo, também conhecida como Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, instituição militar-religiosa criada para defender as conquistas nas Cruzadas e os peregrinos na Terra Santa. Alguns associam aos templários a irmandade que Wolfram cita em "Parzifal".

Segundo uma das versões da lenda, os Templários teriam levado o cálice para a aldeia francesa de Rennes-Le-Château. Em outra versão, o cálice teria sido levado de Constantinopla para Troyes, na França, onde ele desapareceu durante a Revolução francesa.

[editar]
Curiosidades
O Santo Graal já apareceu muitas vezes no cinema, como na série Indiana Jones, num filme do grupo inglês Monty Python e em O Código Da Vinci.

2006-10-02 18:49:08 · answer #1 · answered by Gabi 5 · 2 0

Vá ao site

http://www.marged.vilabol.uol.com.br/principal.html

que você vai achar um excelente material lá.
Boa sorte.

2006-10-03 06:36:34 · answer #2 · answered by Xiquim 7 · 0 0

Acredita-se que tenha sido o copo, ou cálice ou recipiente onde Cristo tomou o vinho da última ceia.



......

2006-10-03 03:25:00 · answer #3 · answered by 7 · 0 0

o santo graal foi o calice utilizado por cristo na ultima ceia

2006-10-03 00:34:07 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

O conceito sagrado é que você poderá tomar algo de seu conteou se você merecer e estiver num estagio muito avançado na evolução espiritual e também é possível beber seu conteúdo com meditação de alto grau .algo que já fiz meditando e fiquei horrorizado com minhas abominações.No cristianismo tudo é símbolos deveria chamar vale o que não esta escrito,por isso as pessoas ficam a vida toda lendo e não entende nada.O verdadeiro cristo é o sol que te alimenta e te da vida.Se um dia se você conseguir ver o sol em suas meditações para será um eleito.Por isso que cristo falou que ninguém vem ao pai se não por mim.Aquilo que está escrito na cruz Jesus rei do judeus não é verdade.I.N.R.I significa fogo integrador e ententor da natureza O I em latin significa fogo e o resto vc sabe(ignição ?).

2006-10-02 19:16:07 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

O conceito mais popular do Graal é a descrição de um cálice, o qual Jesus Cristo teria usado na Última Ceia e José de Arimatéia teria recolhido Seu sangue, escorrido da chaga aberta pelo centurião Longino durante sua crucificação. O sangue fora recolhido quando este preparava Seu corpo para enterro, após Sua crucificação no Calvário.

2006-10-02 18:53:23 · answer #6 · answered by Veterana. 7 · 0 0

pq repetir a mesma pergunta?

2006-10-03 00:27:46 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers