English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que é mais adequado: reformas que não resolvem nada em sua vida servindo apenas como paliativo de seus problemas, sem solucionar nenhum ou uma revolução que possa resolver seus problemas de saúde, emprego, educação, habitação e melhoria de vida?

2006-10-02 13:26:29 · 7 respostas · perguntado por rhalah aos vivos 6 em Governo e Política Outras - Governo e Política

7 respostas

Já estamos cheios de propostas de reformas politicas e sociais... reformas agrarias, reformas do judiciario.. blá, blá,bla...
axo que o ideal seria se nós cidadaos fizessemos uma revoluçao comparada á de CHE e FIDEL, em que negamos á nos baixar ao imperialismo norte-americano e que nao nus subordinariamos aos desmandos dos poderosos parlamentares que estao lá por nossa causa. ou seja nosso voto....
revoluçao ao meu ver nos dias de hoje é a unica soluçao....
esta certo tambem que crises como as que estamos passando hoje é vital para a construçao civica da sociedade... mas do jeito que esta já é de mais nao axam?????????????

2006-10-02 14:12:57 · answer #1 · answered by Hugo SIRI 2 · 0 0

Depende do ponto de vista dos "problemáticos" por assim dizer. Se estiver falando do ponto de vista da burguesia (e você não especificou os problemas de quem a reforma ou a revolução tentam resolver), creio que a revolução seja completamente ineficiente. Se estiver falando de um camarada do ceará que recebe os 30 reais do bolsa-esmola todo mês, talvez pra ele não esteja claro que seus problemas não estão resolvidos e que aquilo seja só um paleativo.
Creio que a discussão dizendo que "a reforma não resolve nada em suas vidas" e a "revolução resolve seus problemas" é muito simplista. Como é que a revolução resolve os problemas? Porque é que a reforma não dá (e nunca vai dar certo)?
Se não conceituamos essas coisas, os leigos podem pensar que eleger um governo que vai "concertar" o capitalismo onde ele vive e implantar a "democracia" ideal, moldada em sua cabela à la Suécia, vai resolver todos os problemas muito mais que uma revolução que simplesmente tira o governo do poder e a burguesia dos controles dos meios de produção, mata todo mundo e transforma tudo em uma ditadura.
Por isso é preciso dizer COMO È que a revolução resolve os problemas, e PORQUE É que a reforma não os resolve. Ou alguém precisa provar o contrário...

2006-10-02 13:34:38 · answer #2 · answered by Filipe TBD 3 · 1 0

As revoluções com armas estão na conjuntura atual completamente fora de moda e contexto...acredito que hj não é possível fazer revoluções do tipo da Cubana...mas concordo com uma revolução educacional e tecnológica....só essa pudera impulsionar o País para a frente, sem esquecer que quanto mais vc estiver informado, maior será a sua capacidade de decidir o destino do Brasil....Sou por uma Revolução Educacional e Tecnológica já! Se tiverem dúvidas vejam e copiem o que se fez na Ásia.....

2006-10-02 14:32:48 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Reforma objetiva, consciente e prática, decente e honesta. Basta que nossos governantes conscientizem-se do verdadeiro valor e sentido do que vem a ser Democracia.

2006-10-02 13:34:13 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Revolução! É Alckmin!

2006-10-02 13:32:36 · answer #5 · answered by Justina 6 · 0 0

Revolução, porque das mentes brilhantes e criativas é que surgem novas e grandes idéias.

2006-10-02 13:31:11 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

No pé que o Brazil está, acho que nenhum dos dois resolveriam, mas a revolução pelo menos age.
Abcs.

2006-10-02 13:29:30 · answer #7 · answered by 32 caracteres 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers