English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

ele é registrado só no meu nome e nao gostaria q fosse assim. meu marido o ama e cuida dele desde os 03 anos de idade, escola particular, amor, educação, imagem do pai e muito carinho. nao queria q ele passasse pelo constrangimento de ver seu registro sem o nome do pai.

2006-10-02 12:29:13 · 16 respostas · perguntado por amanda 1 em Família e Relacionamentos Família

16 respostas

claro que pode, pois pai é quem cria...

2006-10-02 12:31:43 · answer #1 · answered by TIOZIM 5 · 0 0

claro que sim

2006-10-06 19:18:36 · answer #2 · answered by rodrigo s 2 · 0 0

Bom, primeiramente você deve procurar o pai biológico da criança e ter uma conversa séria com ele a respeito do assunto para não arranjar problemas para o seu atual marido, caso ele aceite, seu atual marido deve pedir que ele assine um documento, passando a guarda do seu filho pra ele, tudo registrado direitinho, para que depois, se por ventura o pai biológico queira voltar atrás não poderá mais. Porém, penso que vc deve consultar um especialista no caso, boa sorte.

2006-10-06 17:45:40 · answer #3 · answered by Missionária 3 · 0 0

SE ÊLE AINDA NÃO FOI REGISTRADO, COM CERTEZA. pORÉM COM ESSA IDADE JÁ DEVE TER SIDO, AI SÓ UM ADVOGADO PODE TE AJUDAR.

2006-10-06 17:43:29 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

basicamente vc tem DUASformas de resolver este problema.
voce e seu marido atual vão até o cartório onde vc resgistrou a criança e ele alega ser o Pai da criança mas na época tinha saído de casa e por isso não registrou,converse muito bem para vcs não entrarem em contradição.

ou vcs dão entrada no forum através de um advogado com um pedido de adoção por parte de pai ,e passar por todo o processo de adoção.



BOA SORTE E SEJAM FELIZES!

2006-10-03 00:25:28 · answer #5 · answered by dragão 2 · 0 0

Vc deve procurar o Juizado de Infância a Adolescencia, contratar um advogado, entrar com um pedido de destituição de patreopoder juntamente com uma ação de adoção em nome de seu marido, ai é possível!

2006-10-03 00:09:18 · answer #6 · answered by Forasteiro 4 · 0 0

Se vocês forem ao cartório e ele simplesmente falar que quer registrá-lo, ninguém pergunta se ele é o pai de verdade nem pede exame de DNA. É fácil e rápido. Se você quiser adotar, é trabalhoso, complicado e demorado. E o que importa é a felicidade do seu filho. Se nenhum dois tiver nada contra, registre no cartório como pai. Na verdade, é o que ele é.

2006-10-02 21:47:11 · answer #7 · answered by Gaivota 4 · 0 0

Oi,sua história se parece muito com a minha, hoje eu tenho 18 anos, quando eu nasci meu pai não me registrou, minha mãe me deu o nome dela, mas, eu fui morar com os meus avós e justamente pelo constrangimento do "pai ausente" lá na certidão meus avós entraram na justiça para colocar o sobrenome deles já que eram meus tutores.
Quando minha mãe "juntou" com um cara (eu tinha +ou- 1 ano) ele começou a conviver comigo e resolveu (com 4 anos) tirar uma terceira certidão.
Resultado? Meu nome ficou hiper comprido e isso não teve nenhuma validade pra mim, pois o que vale é o amor que o cidadão oferece e não o nome.

Resumindo: seu marido pode mudar o nome de seu filho SIM, mas isso não vai suprir a necessidade dele de ter um pai. Não é o nome que vai influenciar e sim o amor que o seu novo companheiro oferecerá a ele.

2006-10-02 20:17:27 · answer #8 · answered by Jacque So Sweet 2 · 0 0

Vocês tem que pensar tanto no momento atual quanto no futuro, para não serem vítimas do ato de amor de hoje, sem pensar nas conseqüências do mesmo no futuro.
Em primeiro lugar pergunte ao menino se êle quer isso. Sem dúvida vai querer se o pai que conhece e tem referência é o que lhe deu amor, carinho, educação e está o tempo todo presente. É muito importante para a criança participar dessa decisão, pois refere-se à sua origem e vai ser por toda a vida. Além de 'ninguém' poder alegar que o menino não teve opção e que isso lhe foi imputado por vocês. Não sei se seria o caso de procurar inclusive um Juizado de Menores e formalizar toda essa situação.
É importante que faça um documento do pai legítimo de renúncia expressa do pátrio poder em caráter irrevogável, no qual conste que êle não assumiu ao filho, não pagou pensão, não foi visitá-lo, nem manifestou nenhum gesto de reconhecimento ou vínculo de paternidade. Êle pode alegar que a culpa foi sua, que não tinha certeza, que separou-o do filho, que 'isso e que aquilo', etc... Pois se não o fizer o que pode ocorrer é que no futuro o seu filho fique bem e o pai se manifeste contrário à êsse registro entrando judicialmente contra, podendo pedir sua anulação e requerendo provas a seu favor. Isso já ocorreu, pois se o filho fica bem de vida aí a situação se reverte e o pai quer assumir seus direitos, sem ter cumprido os seus deveres. Não é preciso comentar isso com seu filho agora, mas é preciso providenciar, para evitar que no futuro tenha mais decepções com êsse pai ausente.
Não se pode prever o que a vida reserva ao futuro de cada um, mas muitas vêzes pais que renegam um filho perdem outro e aí querem voltar atrás. Ficam sós na vida e não tem a quem recorrer, choram e se arrependem. Tudo pode acontecer, então não deixe 'ganchos' para facilitar uma situação de conflito, se um dia vier a reverter alguma coisa que seja com anuência do seu filho, com o qual vocês tem que ser muitissimo corretos, pois já basta o que êle passou e tem que superar por completo, preserve-o, recompense-o.
Filhos estão acima de nós com relação à verdade quanto à sua origem, que não pode ser negada, mas pode ser de comum acôrdo entre os envolvidos formalizada.

2006-10-02 20:06:07 · answer #9 · answered by santista 6 · 0 0

Aki em casa passamos por uma caso parecido.
meu irmão mais novo não é filho do meu pai,mas meu pai o considera como se fosse. meus pais São separados a mais de 14 anos, e meu irmão tem 12.
Meu pai sempre foi muito presente na minha vida e da minha irmã, então nos visitava umas duas vezes por semana, enfim meu irmão nasceu. e um belo dia ele chamou meu pai de pai, e foi akele constrangimento entre eu minha irmã meu pai e minha mãe, mas meu pai respondeu na boa, e apartir dai meu irmão se tornou filho do meu pai, ele não sabe dessa historia, meu pai não quer que ele saiba.
agora meu pai quer registrá-lo ( pai verdadeiro nunca quis saber dele), um advogado disse que ele pode dizer que ele é pai de verdade e que por uma confusão entre ele e minha mãe ele se afastou e não registrou o bebe. mas agora ele esta de volta e quer assumir a paternidade. Mas ele tem que falar que é o pai, minha mãe tem que confirmar, (eles tem que ensaiar muito pra contar a mesma historia) pra não pedirem exame de dna
Pq parece que é contra lei vc registrar o filho de outro, pq o gajo pode aparecer reivindicando a paternidade e o cara pode ate ir preso.

2006-10-02 19:49:51 · answer #10 · answered by MIRIAM BLACK 2 · 0 0

O colega já explicou com cuidado. Não pode registrar como filho se filho não é. Conduta desse tipo é ilícita.

2006-10-02 19:49:00 · answer #11 · answered by xiscat 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers