English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

Porque o Direito, aqui entendido como conjunto de normas que regulam o comportamento do homem na sociedade, tem origem nos fatos sociais e a ele se destina. É imprescindível, portanto, que todo operador do Direito tenha noções de Sociologia.
Além disso, as normas jurídicas precisam ter uma eficácia social e, essa eficácia pode ser percebida por estudos dos sociólogos.
Por fim, acrescente-se a tudo isso a questão da função social do Direito. Miguel Reale, conceituado jurista, desenvolveu a teoria de que o Direito e as normas jurídicas são, na verdade, originados por três aspectos básicos: fato social, valor (aquilo que tem importância para alguém) e prescrição normativa propriamente dita dita.
Por tudo isso, perceba que Sociologia e Direito são inseparáveis. Até mesmo porque, não há Direito sem sociedade e, tampouco, sociedade sem Direito.

2006-10-04 00:50:28 · answer #1 · answered by jricardoil 2 · 0 0

NAO SEI !!!

2006-10-05 13:55:31 · answer #2 · answered by tevez 5 · 0 0

Porque o estudo do Direito é o estudas das normas sociais necessárias inicialmente pelo 'mores' pelo conjunto dos costumes consuetudinários tradicionais que são formados pelos costumes pela convivência em grupos sociais. Daí a necessidade de uma abordagem da Sociologia e até da Antropologia para entender os fundamentos do que gera o sentido gregário, entender como se formam e se mantém os agrupametnos humanos e que relações são formadas implicita ou explicitamente entre os grupos sociais, fenomenos também estudos em outras instâncias mais intrínsecas pela Psicologia Social que também é matéria caudatária da transdisciplinariedade que uma Introduçãodo Direito requer.

2006-10-03 16:51:32 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers