Um deputado, no Parlamento, tem poder legislativo, isto é, no Parlamento os deputados decidem se aprovam ou não decretos-lei ou mesmo leis. Os deputados também fazem perguntas ao governo, de carácter geral ou não, de forma a averiguar o seu trabalho.
Qualquer pessoa pode ser eleita para deputado, desde que pertença a um partido e reúna um número mínimo de votos. Quantos mais votos tiver o partido, maior número de deputados pode eleger para o Parlamento.
O partido que tiver 51% de deputados no parlamento diz-se que tem maioria absoluta, já que a soma dos deputados dos outros partidos não ultrapassa ou iguala os 51%. Ter maioria absoluta torna-se vantajoso para um partido porque evita coligações com outros partidos para decidir sobre uma determinada matéria. Assim, com maioria absoluta, os deputados de um partido podem votar e decidir logo um determinado decreto-lei, sem recorrer a ajudas de outros partidos.
Quando o número, em percentagem, de deputados de um partido não ultrapassa ou iguala os 50% diz-se que o partido tem maioria relativa e esse partido terá de recorrer (caso o voto dos outros partidos divergir) a coligações para aprovar ou desaprovar uma determinada matéria.
Todos os deputados que pertencem ao mesmo partido exercem o mesmo voto sobre uma matéria: chama-se a isto disciplina de voto. Se isto não existisse, seria caótica a divergência de opiniões e, consequentemente, os votos e a própria maioria absoluta não faria sentido.
Há matérias nas quais não chega a um partido ter maioria absoluta de 51%(por exemplo). Essas matérias são aquelas que são transversais, isto é, são do interesse de toda a sociedade e, por isso, dizem respeito a toda a sociedade e não só a um partido. Aqui, a maioria absoluta fica sem efeito (excepto se o número de deputados de um partido for muito grande em relação aos outros) e cada deputado vota de acordo com as suas crenças, etnia, etc. sobre o assunto. Um exemplo claro disto é a legalização do aborto, um assunto que é transversal.
Em suma, um deputado é alguém eleito pelo povo para o representar no Parlamento e a quem o povo que o elegeu confia as decisões sobre variados assuntos
2006-10-02 10:40:11
·
answer #1
·
answered by Thais 3
·
0⤊
0⤋
fazem muita coisa. algumas boas outras ruins.por exemplo:-criam sistemas de benfeitorias em alfavelas. - ajudam entidades de obscuridades. - selecionam elementos básicos para o dia do julgamento do fernando . - são capazes de desestruturar toda quadrilha do pcc com um simples documento. - algumas pizzas são feitas por eles mesmos. - enganam toda a população,que por sua vez adoram. - cambada de ladrão (só cambada fica melhor) .- conseguem criar uma desunião total entre eles. - sabem onde esta o defeito da rebimboca da parafuzeta. - chilifrincam todo o drecismo da nação. - fabricam fraldes de iso 9000. - alguns dançam em plenário. - outros mexem no placar eletrônico. - a maioria cria uma barriga que ninguém sabe de onde vem. - carregam dinheiro manualmente. - as vezes sobem prédios de dez andares para ouvirem palestras de amigos. - muitos dormem em plenário,sonhando com dias melhores para o povo. - QUE BELEZA! -
2006-10-02 11:02:55
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Aprovam os projetos e os mais trabalhadores apresentam projetos .
2006-10-02 10:49:59
·
answer #3
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
São estas manchetes que você vê? Vemos que os deputados estão mais preucupados em legislar por causas próprias do que realmente se preocupar com a nação brasileira.
2006-10-02 10:47:37
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Fazem parte do Poder Legislativo, basicamente apresentam e votam projetos de lei, infelizmente com intuito geralmente de favorecimento de interesses partidários e particulares, fazendo da função pública representativa uma profissão e esquecendo do país como um todo.
2006-10-02 10:46:54
·
answer #5
·
answered by Rodrigo 2
·
0⤊
0⤋
Eles não só aprovam como também ditam projetos de lei, mas a principal função dos deputados é "vigiar" o trabalho do governador (deputado estadual) ou do presidente (deputado federal).
2006-10-02 10:40:41
·
answer #6
·
answered by Valk 3
·
0⤊
0⤋
FICAM ARTICULANDO NOVAS ESTRATEGIAS PARA NOS ROUBAR...DISPERDIÇAM BASTANTE DINHEIRO PUBLICO, ANDAM DE CARRO PAGAOS POR NOS...TEM BASTATNTE ACESSORES....
2006-10-02 10:39:28
·
answer #7
·
answered by ღஜBricyஜღ 3
·
0⤊
0⤋
NADA
2006-10-02 10:39:08
·
answer #8
·
answered by Leone 6
·
0⤊
0⤋
ESSES AQUI VÃO CONTINUAR MAMANDO NAS TETAS DO POVÃO:
Próximos deputados federais.
- João Paulo Cunha (PT)
- Arlindo Chinaglia (PT)
- Aldo Rebelo (PCdoB)
- Antonio Palocci (PT)
- Ricardo Berzoini (PT)
- José Mentor (PT)
- Valdemar Costa Neto (PL)
- Genoino (PT)
- Vadão (PP)
2006-10-02 10:37:35
·
answer #9
·
answered by basta de mentiras 6
·
0⤊
0⤋
Claro que naum... eles roubaum pra caralh.o também!!!!
2006-10-02 10:36:08
·
answer #10
·
answered by Kikão 4
·
0⤊
0⤋