Ao criar o salário mínimo, GV pretendia cobrir as despesas básicas dos seus trabalhadores e adeptos. Esse básico incluia as despesas da casa, escola e alimentação. Getúlio foi um ditador que pregava a ordem. Seu lema era Deus, Pátria e Família.
Deus = Getúlio
Pátria = Getúlio
Família = Getúlio
Entende-se que para o trabalhador, Getúlio era o Senhor de tudo- ditador e monopolista do povo. Alguns o chamava de "pai dos pobres" e mantinham uma foto na parede da casa como o "deus".
Foi Gv quem mandou queimar os livros da biblioteca pública para impedir que o saber chegasse aos professores. Excluiu da grade curricular a Filosofia e tudo que pudesse abrir a mental de educadores e alunos. A partir daí, o professor foi perdendo a voz ativa e sendo desvalorizado, chegando ao visto hoje.
Ele era o "pai dos pobres" sim: dos pobres de espírito e de sabedoria. Seus correlegionários trabalhavam felizes como "os 7 anões", embebidos pela idiologia getulista.
GV foi um grande ideologista e manipulador. Há quem até hj faça vista grossa e o aplauda como o Senhor da Razão. O fato de ter desenvolvido o país economicamente, não exclui o seu (des)humanismo.
Comparando o getulismo/fascismo brasileiro com os dias de hj (2006), percebe-se que o povo prefere mais ser iludido e manipulado que viver na transparência. Se tiver pão e circo (literalmente) está muito mais que ótimo! O III milênio chegou e junto trouxe os avanços tecnológicos mas, os pobres (de espírito) continuam na mesma passividade e submissão.
Mentalidade do pobre (de espírito): "Deixa a casa desarrumada e os "ratos" fazerem a festa. O importante é ser feliz. Abaixo a transparência e viva o belo e o rico. O pobre cada vez mais pobre; o rico cada vez mais rico. Salvem-se quem puder!!!". <>::<>
2006-10-02 08:44:22
·
answer #1
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
Os patrões em geral,não querem pagar pelos serviços que seus funcionários prestam,para eles suor sangue e lágrimas é pouco,imagine então tudo isto nos anos 40 era um absurdo a exploração que os pobres funcionários sofriam.Getulio Vargas era um homem que olhava para o futuro,foi a época em que o BRASIL mais cresceu em todos os segmentos.Foi então que o PAI DOS POBRES como era chamado Getulio criou uma serie de leis em favor do trabalhador;não fosse isto não temos como imaginar a situação dos trabalhadores hoje.E nosso presidente atual,quer rever muitas destas leis e revoga-las exemplos FERIAS,13 salário e outras que não lembro agora. Getulio Vargas queria que todos fossem iguais,que vivessem com dignidade,era esta sua preocupação.
2006-10-02 15:45:08
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olá,
Essa intenção é subjetiva e depende de quem for responder.
Afinal, Getúlio Vargas foi ditador por dois períodos e depois foi eleito presidente.
À medida que aumentava a mobilização política e crescia a oposição a seu governo, Getúlio Vargas, como num desafio, radicalizava seu discurso nacionalista e popular, duplicava o salário mínimo e ampliava a legislação social.
Uma boa opção é pesquisar nos links abaixo.
Abraço.
Pièrre.
2006-10-02 15:43:10
·
answer #3
·
answered by Jos2010 6
·
0⤊
0⤋
A intenção era fazer com que o trabalhador tivesse um salário suficiente para suprir as necessidades básicas.
2006-10-02 15:39:30
·
answer #4
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
não deixar os pobres tão mal assim...
pelo menos teriam um piso salarial...
ele era a mãe dos ricos e o pai dos pobres!!!
2006-10-02 15:27:41
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
minimo é a melhor coisa que ja foi criada porque se não ninguem ganharia nem 350,00 e sim uns 50.00 por mes
2006-10-02 15:27:09
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋