English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que vem a ser a verdade? Ela existe como? Se é verdade, de quem é essa verdade? Para todos ou apenas para quem está dizendo?

2006-10-02 04:12:55 · 17 respostas · perguntado por KittyCristal 1 em Ciências Sociais Sociologia

17 respostas

Verdade significa o que é verdadeiro.

Esta qualificação implica as de real e de imaginário, de realidade e de ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural como na filosofia.

Para Nietzsche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque diz que não se pode alcançar uma certeza sobre isso.

Quem concorda sinceramente com uma frase está alegando que ela é verdadeira. A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A metafísica se ocupa da natureza da verdade. A lógica se ocupa da preservação da verdade. A epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade.

mas há vários tipos e contra-argumentos, é melhor vc ler essa página que eu achei pra vc!!:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Verdade

(eu li tá mto interessante)

2006-10-02 04:16:28 · answer #1 · answered by @usernamefake 6 · 0 2

Fatos incontestáveis.

2006-10-02 11:20:51 · answer #2 · answered by "PLOC" 5 · 1 0

A verdade é a expressão verbal da sinceridade.

2006-10-02 11:18:47 · answer #3 · answered by Sábio da China 5 · 1 0

A verdade é o conhecimento das coisas como são, como eram e como serão. Isto é tão simples quanto conhecê-la.

2006-10-02 11:15:50 · answer #4 · answered by Mafele 2 · 1 0

Em uma visão filosófica mais aberta e fundada na etimologia e em abordagem exegética verdade é o que é dado a ver ! VER DAD, uma palavra anagrama que pode e deve ser lida de trás para a frente. Dado a ver ... aquilo que se me afigura como verdade, aquilo que ví e descobricoo verdade, aquele raio de luz que tira a névoa, a negritude conceitual, a escuridão sobre algo agora revelado à luz, à clareza. Consulte o Mito da Caverna do filósofo grego Platão. Os conceeitos existiam em protótipos em uma caverna e os homens só viam sombrs dos conceitos essenciais que eram projetos como sombrs à sua frente fora do mundo das cavernas na Terra. O ideal era voltar a cabeça e olhar diretamente para luz e ver o conceitos mesmos diretamente, mas os Homens viviam acorrentados e só podiam ver a sombra produzida pela grande luz projetada por sobre os conceitos protótipos que desfilavam atrás dos Homens acorrentados que só podiam "ver" as sobrmas projetdas não todo a verdade , ver dad !

2006-10-03 16:58:54 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

É um dito ou escrito sem alterações de um fato. Descrição inalterada de um fato como ele é ou foi.

2006-10-02 14:02:37 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 1

Para entrarmos nesta questão um ponto tem que estar muito claro. Quem ou o quê é o elemento junlgador desta verdade?

Partindo do prisma concreto e inexorável que nos ensina a palavra genuína de Deus. Há dois espíritos sobre a Terra. Ambos guerriando diariamente. :Contudo, se sabe que o Espírito Santo de Deus, manifestado em Jesus já venceu a este outro - inimigo.

Cristo deixou bem claro:
"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA!"

Sendo o caminho ele nos conduz por um eiro de uma única possibilidade que é o seu destino, pois assim ele nos conduz ao seu aprisco... Balisando-nos sob sua palavra.

Sendo a VERDADE ele é a manifestação irredutivel e totalmente compromissada de sua inalduteração quando à sua palavra - estando este mesmo disposto a morrer por ela pois havia-lhe convicção.

Sendo a vida ele nos deixa claro que podemos ter um caminho a seguir (mesmo diferente do que ele nos previu). Podemos acreditar tanto em uma causa a ponto de nos sacrificar em benefício de seu triunfo... Porém, ELE é o único que detem a vida e tão somente ele pode se tornar eterno por que já é ETERNO. Isso o torna atemporal e amaterial possubilitando ter pensado em todos os detalhes relacionados em cada tonalidade de grão de pólem existente no mundo considerando suas variaçõa pela luz solar, bem como as ações e pensamentos mais profundos que todo e qualquer ser humano um dia poderia ter.

VERDADE é concretude do pensamento eternizada pelos atos eternos que nos conduz ao entendimento claro, não limitado da essência e existência divina.

A todos um excelente dia!

2006-10-02 13:05:48 · answer #7 · answered by Harbor_Angel 3 · 0 0

O INVERSO DA MENTIRA, É LÓGICO !

2006-10-02 11:14:40 · answer #8 · answered by SEM NOME ! 7 · 1 1

CONTRÁRIO DA MENTIRA. SERÁ?

2006-10-02 11:14:24 · answer #9 · answered by Nando o moura 4 · 1 1

"Verdade absoluta" não é tudo aquilo que é afirmado de modo enfático -- ênfase não significa absolutismo. Nem deve ser confundido com despotismo, isto é, com uma manifestação autoritária (normalmente vinculada a força ou opressão).

"Verdade absoluta" muito menos é uma idéia contrária ao meu sistema de pensamento, porém que não tenho capacidade de contestar.

Tampouco isso é sinônimo de dogmatismo. O dogma é pensamento que se norteia por uma adesão irrestrita a princípios. Tais princípios podem ser tomados precipitadamente pelo dogmático como verdade absoluta. Entretanto uma
verdade absoluta não necessariamente precisaria conter dogmatismo.

Uma pessoa que diz "é porque é, fim de papo", não necessariamente tem alguma verdade absoluta enrustida. Pode ser fundamentado num mero dogma, e o dogma pode ser fundamentado no não aprofundamento, na ignorância.

"Os ângulos internos de dois lados de um quadrado formam 90º."
Isto é uma verdade absoluta?
Isto é uma verdade imutável (não confundir com absoluta), porém ela é proveniente direta da definição de um quadrado. A verdade funcionará para sempre, desde que não se mude a definição.

Verdades também costumam ser consideradas, até que se prove o contrário. Isto não se opõem a outra consideração: Dentro de determinados parâmetros é perfeitamente possível encontrarmos falsos e verdadeiros, mas quando se
trata de projetar ao futuro estas verdades passam a ser permeadas pela probabilidade. Verdades absolutas, se existem, não existem para previsibilidade.

"Um solteiro é um homem não casado."
É uma verdade semântica, mas parcial (um homem não casado pode ser viúvo, assim como podemos nos defrontar com um retângulo com a definição da figura geométrica anterior). São verdades por definição ou nomeadamente como uma certa palavra é usada numa certa linguagem. Mas a afirmação é uma questão de convenção, não de descoberta.

"Ontem comi arroz com feijão."
Isto é um fato, uma ocorrência. Como fato, a existência da verdade pode ser verificada e constatada de modo indiscutível. Porém esta verdade não é absoluta por não ser necessariamente reproduzível. Não obstante, o fato pode
ser tomado como informação baseada numa realidade objetiva.

"Nas últimas 24 horas a Terra deu um giro completo sobre seu eixo".
Isto é impreciso, uma deturpação da verdade. Ela de fato terminou seu giro completo em seu eixo em 23 horas e 56 minutos. Mas não é completamente falso já que houve naquele período de 24 horas, o giro completo, e algo mais.

Se não podemos obter verdades absolutas, isto não significa que devemos abandonar o julgamento sobre todas as coisas. Opondo-se ao sofismo que afirma que nada existe, ou se algo existe não pode ser conhecido, ou se algo existe e pode ser conhecido não pode ser comunicado. A comunicação, se não é perfeita, promove uma enorme noção e o conhecimento, mesmo impossibilitado de ser pleno, representa com exatidão o que está ao seu alcance (além dele próprio poder ser estendido -- não é limitado pelo nosso ser). Alem de que a existência de algo é mais que um
axioma, é uma evidência.
Desta forma é perfeitamente justificável a noção de que buscas pela verdade é um componente básico do homem.

Pode ser verdade que nada é absolutamente certo, mas não é verdade que todas as afirmações são igualmente prováveis.

Mais relevante do que a existência de verdades absolutas, é que elas não são necessárias. Isto porque qualquer critério usado para julgar a verdade de uma afirmação pode ser desafiado, pois é necessário um critério superior para julgar o critério usado, e assim sucessivamente.

Verdades absolutas, na prática, normalmente são acompanhadas de um fundamentalismo, ainda que enrustido. Mas isto não significa que verdade não possa ter um uso correto quando no sentido de veracidade, de autenticidade, principalmente quando a questão em analise é submetida ao rigor da precisão.

Há muitos livros a respeito. Os que eu recomendo são: Verdade uma História, editora Record. Um outro bem mais profundo é: O Problema da Verdade.
("Intuição Heurística" também é muito bom. Mas atenção, estes livros só para quem gosta *muito* de filosofia).

2006-10-02 19:00:48 · answer #10 · answered by Mauro 3 · 0 1

A verdade é o correto, o fato, o imutável. Porém cada pessoa tem a sua verdade. A sua forma de avaliar as coisas, de distinguir o que é correto, uma versão do fato e o que para ela é impossivel de ser mudado.

2006-10-02 11:27:42 · answer #11 · answered by Adrien 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers