English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-02 03:27:01 · 4 respostas · perguntado por simonynha 1 em Ciências e Matemática Biologia

4 respostas

Com relação ao ensino médio e tecnológico, a nova Lei de Diretrizes e Bases estabeleceu orientações que implicam profunda reformulação do sistema de ensino até então vigente. O ensino médio passou a integrar a educação básica (como sua última etapa, após a educação infantil e o ensino fundamental), formação mínima que todo brasileiro deve possuir, para desincumbir-se na esfera pessoal, no mundo do trabalho e nas relações sociais.
Foram elaboradas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação a partir de proposta encaminhada pelo Ministério da Educação, com caráter obrigatório para todas as escolas do país. Na seqüência, o Ministério produziu também os Parâmetros Curriculares, um conjunto de orientações e recomendações para apoiar o trabalho dos professores na nova concepção de ensino médio.
A reforma ganhou em outubro de 1995 outro importante aliado: a TV Escola, que passou a veicular programas específicos voltados para os professores e estudantes do ensino médio, além dos dedicados ao ensino fundamental. É mais um recurso para ajudar na implantação da reforma e influir positivamente na formação do professor, em seu desenvolvimento pedagógico, na melhoria do ensino nas escolas.
Na pedagogia do novo ensino médio, a escola encontra grande apoio nos Parâmetros Curriculares Nacionais, onde estão contidos dois conceitos vitais à reforma: interdisciplinaridade e contextualização. Com eles, o ensino, até então sem vida e fragmentado, passa agora a fazer sentido para o jovem. O primeiro conceito diz que as matérias devem perpassar os conteúdos umas das outras, conectando o saber. Ao contextualizar os conteúdos, a escola referencia-se na vivência do aluno, no seu meio social, associando o conhecimento à vida prática. Retira-se o jovem do papel passivo, fazendo de suas experiências pessoais, sociais e culturais a maior fonte do aprendizado.
Os conceitos resumem o espírito da reforma: tornar a escola um ambiente agregador onde o aluno se sinta valorizado, encaminhado, em aperfeiçoamento e orientando-se em relação ao seu futuro.
Ao mesmo tempo em que se implanta a reforma do ensino médio, o Ministério da Educação desenvolveu uma forma inovadora de avaliação do desempenho dos alunos concluintes deste ciclo. Trata-se do Exame Nacional do Ensino Médio, opcional e voluntário, o qual poderá ser uma alternativa de avaliação para o acesso ao ensino superior, substituindo ou complementando os processos seletivos adotados pelas universidades.
Realizado pela primeira vez em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio tem tido aceitação crescente por instituições de ensino superior, o que mostra o acerto da decisão do governo ao criá-lo. O exame é utilizado hoje por mais de 80 instituições, como referencial de acesso à universidade, seja de modo isolado ou combinado ao vestibular tradicional. Para o governo, o exame é uma opção melhor de acesso porque suplanta a mera aferição do domínio de conteúdos curriculares (que podem ser memorizados), diagnosticando o que é importante: as competências e habilidades desenvolvidas pelo aluno no ciclo básico.
O grande desafio do governo com referência ao ensino médio é implantar nacionalmente a reforma já em curso e garantir suporte para uma vertiginosa expansão, sustentada, sobretudo na qualidade da oferta de ensino.

2006-10-04 16:41:14 · answer #1 · answered by Tio Patinhas 2 · 0 0

Bem , se estiver se referindo a escola pública , aqui em minas,a prefeitura do PT em Belo Horizonte t deu um show em educação :
Ela implantou um esquema denominado Escola Plural - que dizem , é modelo nacional .
Sou funcionário desta prefeitura e estou maravilhado : vrjam algumas mudanças :
_O aluno não é obrigado a aprender nada. Ele passa sem fazer nenhuma lição de casa, sem aprender a fazer contas e aler - _Existem alunos na 8ªa série que são analfabetos e alunos do
científico que não sabem o que é proporção .
A aprovação é automática por frequência , e se o rendimento de todo mundo é ruim , a culpa é de nós professores .
_ Esta escola é chamada ironicamente pelo pessoal do pT de INCLUSIVA -: Ela inclui os incapazes num mercado de trabalho cada vez mais dependentes de droas , prostituição , bolksa família etc
- os pais( maioria pouco esclarecida) , acham uma maravilha : Afinal ,o pimpolho inteligente dele não toma bomba - é uma ordem direta do prefeito ....e acahm uma maravilha ...E isoto vai aumentando o circulo vicioso , onde teremos umageração de incapazes profissionais pra o trabalho , dependendo cada vez mais de favorzinhos do governo federal. A filosofia desta escola e oseguinte : Já que eu , como chefe do estado não possuo diploma e sou burro mesmo ( Não consigo verqdo meus assessores estão roubando ), para continuar nopoder , basta eu acabar com a educação .
Um páis que não valoriza a educação , sempre terá um povo omisso , de baixo caratér, altamente corruptivél e de baixo valor cultural para perceber o que é moral ou não . Veja Lula quae sendo reeleito , apesar de todos os escãndalos

2006-10-02 17:51:48 · answer #2 · answered by Pedro F 4 · 1 0

Se for sobre o ensino médio paulista, só posso falar da Despolítica Educacional! Sim, porque o que os 12 anos do PSDB fizeram com a educação do estado de SP é uma vergonha!

Simplesmente não há política educacional! O que se quer é passar todo mundo de ano sem aprender nada, pra que o povo continue ignorante e continue votando neles!

2006-10-02 03:39:58 · answer #3 · answered by Eddie 3 · 0 0

Nossa bem ampla essa pergunta...no ensino médio não estão cantando hino nacional acho isso uma vergonha.

2006-10-02 03:31:11 · answer #4 · answered by thuthukinho_43 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers