Morte de Bob Marley: A sua batalha contra o câncer
Diagnóstico: Em julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu enquanto ele jogava bola. Foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge. Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. A doença foi mantida em segredo do grande público.
Colapso e tratamento: O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Isso aconteceu depois de uma série de shows na Inglaterra e no Madison Square Garden, mas a doença o impediu de continuar com a grande turnê agendada. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels por vários meses, não obtendo resultados.
Morte: Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a "Ordem ao Mérito" jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o vôo de volta da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da religião Ortodoxa da Etiópia e do Rastafari. Ele foi enterrado em uma tumba em Nine Miles, perto de sua cidade natal.
Reputação póstuma: A música e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde sua morte, e continuam a render grandes lucros para seus herdeiros. Também deu a ele um status quase mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Marley é enormemente popular e bastante conhecido ao redor do mundo, particularmente na África e na América Latina. É considerado por muitos como o primeiro (e único) "pop-star" do Terceiro Mundo.
Controvérsia sobre o local do túmulo: Em janeiro de 2005 foi divulgado que Rita Marley estava planejando exumar os restos de Bob Marley e enterrá-los em Shashamane, Etiópia. Ao anunciar sua decisão, Rita afirmou que "toda a vida de Bob foi centrada na África, não na Jamaica". Os jamaicanos foram amplamente contra a proposta, e a comemoração do aniversário de Bob em 6 de fevereiro de 2005 foi celebrada em Shashamane pela primeira vez -- antes, todas as outras haviam sido realizadas na Jamaica.
Abração, Claudinha
2006-10-02 00:46:58
·
answer #1
·
answered by ☆Kakauzinha☆ 5
·
3⤊
1⤋
ele morreu de câncer no dedão
e não de overdose como algumas pessoas pensam
2006-10-01 18:30:08
·
answer #2
·
answered by caiopoison 1
·
2⤊
1⤋
cancer no dedao do pe o que o deixou preocupado e virou um cancer maligno e se espalhou no seu corpo e ele morreu num hospital em miami
2015-06-06 14:55:01
·
answer #3
·
answered by Divonil 2
·
0⤊
1⤋
Em julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu enquanto ele jogava bola. Foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge. Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. A doença foi mantida em segredo do grande público.
Colapso e tratamento: O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Isso aconteceu depois de uma série de shows na Inglaterra e no Madison Square Garden, mas a doença o impediu de continuar com a grande turnê agendada. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels por vários meses, não obtendo resultados
2014-12-16 01:56:44
·
answer #4
·
answered by talita 1
·
0⤊
1⤋
pense q morreu de overdose de drogas
2014-10-15 02:27:46
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
morreu morrendo ué
2014-07-20 03:27:14
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Ele morreu de câncer no pé.
2014-05-30 19:43:47
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Ele machucou o dedão do pé jogando futebol, desenvolvendo um melanoma maligno.Ele se recusou a fazer a amputacao, a relegião Rastafari nao permite.
Entao o cancer acabou se espalhando para diversas áreas: pulmões, cerebro, figado e estomago, o que o levou a morte.
2006-10-01 19:23:50
·
answer #8
·
answered by tH 1
·
0⤊
1⤋
não posso dizer nada meus oai me ois esse nome achei estranho e pesquise do que se tratava entao atraves de noticias descobri um homen alegre pronto para o que der e vie hoje fumo maconha nao porque ele fumava sim porque ele so quiz dize que ela e um planta de deus uma coisa que se deus nao quisece nas terra dele ele tirava bob marley se foi maz a dor no meu peito nao bob i love
2015-01-17 15:05:14
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Mas como muitos diziam ter sido, overdose de drogas.
Overdose pode não ter sido, mas as drogas, também provocam câncer .!!!!
2015-01-03 15:19:25
·
answer #10
·
answered by ? 1
·
0⤊
2⤋