Não seria leviano os que estão com a PANÇA cheia dizerem que o governo tem de deixar de dar bolsa-esmola, como gostam de rotular o auxílio ao pobre, e gerar emprego e dar educação PRIMEIRO? Alguém consegue se interessar por estudo estando com a barriga vazia?
Certa vez recebi em minha casa uma moça [de boa referência] que me haviam indicado para fazer faxina, pois era pobre e estava desempregada. Ao vê-la, já em minha casa, fiquei me perguntando se ela daria conta do serviço. A pele seca e pálida (tinha 32 anos, a mesma idade que eu), o corpo magro, os olhos fundos, enfim, todo o seu aspecto me diziam que era o tipo de pessoa que passava muita fome na vida. Naquele momento fiquei pensando nos discursos egoístas que sempre ouço a respeito dos outros: “eu não posso resolver o problema dos outros; é o governo [e os empresários] que tem de gerar e dar emprego às pessoas”; “eu não devo dar o peixe e sim ensinar a pescar”; se eu ficar com dó dela e apenas der comida e um pouco de dinheiro e mandá-la embora, estarei dado o peixe e não ensinado a pescar! Mas se eu mandar essa mulher desfigurada, cansada e esfaimada faxinar minha casa, que não era pequena, sentir-me-ei uma nazista maltratando judeu; pensei tb como os espíritas: ela deve estar “purgando pecados de vidas passadas”, não deve interferir em sua purificação!
Resumo da opera: vi que estava apenas buscando uma desculpa para minha consciência, da mesma forma como esses que condenam o bolsa-família fazem…
Penso com convicção que, para se resolver problemas graves [de vida ou morte], é necessário se atacar as causas, mas não se pode esquecer de que, enquanto isso, o paliativo é necessário e urgente, principalmente para “o doente”. Imagine –se que para se gerar emprego e dar educação a todos e de qualidade exige-se estudo da situação, mobilização de empresários e de vários setores públicos, licitações, execução do projeto e mais uma série de ações [desculpem-me o exemplo parecer simplista; é só exemplo] o que não se dá de uma hora p/ outra, e ninguém, ninguém mesmo, consegue fazê-lo com eficiência e num curto espaço de tempo.
A EFICIÊNCIA DO GOVERNO LULA FOI BRUTALMENTE AFETADA PALA VAIDADE, ARROGÂNCIA E DESUMANIDADE DOS PARLAMENTARES, o que levou o governo a manter a prática de FHC, isto é, tentar comprar deputado para que os projetos de avanço do país pudessem ser votados. Tudo o que Lula propunha e que era bom para o país foi impedido de ser votado no Congresso devido a disputas políticas.
Quem perdeu com isso foi o pobre, que não terá o emprego, a educação, as migalhas de benefícios que poderia receber com um país melhor. O que lhe restou [ao pobre] foram as bolsas, que tanto ódio causam naqueles que vivem com suas PANÇAS cheias e não sabem o que é fome, o que é tontura devido à fome , à desnutrição.
PEÇO A DEUS QUE PERMITA, A CADA UM DESSES DESALMADOS [aos brasileiros benignos não, sejam estes por Deus protegidos, amparados] QUE PRAGUEJAM O POBRE E O PROGRAMA BOLSA-FAMÍLIA [que não resolve muito, pois o dinheiro é tão pouco que não entendo como o povo pode ficar feliz com ele, mas entendo tb que, para quem não tem nada ou tem quase nada, até fel é doce], PASSAREM FOME, SEJA EM CATIVEIRO, QUANDO SEQÜESTRADOS POR BANDIDOS [bandido só seqüestra rico, pelo menos essa deveria ser a lógica], SEJA NUMA SITUAÇÃO EM QUE TENHAM MUITO DINHEIRO MAS HAJA ESCASSEZ DE ALIMENTO, OU EM OUTRA CIRCUNSTÂNCIA QUE DEUS POSSA CRIAR PARA AJUDÁ-LOS A COMPREENDER A DOR DO PRÓXIMO E APRENDER O QUE É SOLIDARIEDADE.
Quando vcs tratam Lula com tanto desprezo, acusando-o de ignorante e inculto (apedeuta, como alguém aqui usa), sinto o peso de palavras odiosas contra a pobreza, contra o pobre que não teve oportunidade, contra o sertanejo, contra o cidadão lesado.
Caso a corrupção fosse de fato a causa de suas palavras infames, vcs as disparariam contra a maior parte da elite brasilera, contra boa parte da imprensa, tb contra PSDB, PFL, enfim, contra muitos de vcs mesmos. Mas esse rancor tem motivação racista, classista é preconceituosa e só. Não digo que Lula seja de todo inocente, mas ele não está sendo julgado por corrupção [denúncias] ou incapacidade administrativa e sim por suas origens, pela falta de oportunidade que teve em sua juventude.
QUERO DEIXAR CLARO QUE SOU CONTRA QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA [SEQÜESTRO PRINCIPALMENTE] MAS ESTOU COM A ALMA DILACERADA POR CONTABILIZAR UM NÚMERO CRESCENTE DE GENTE SEM UM MÍNIMO DE SENSIBILIDADE PELO SOFRIMENTO HUMANO.
QUEM TEVE OPORTUNIDADE DE IR À ÍNDIA [NOS SETORES POBRES], AO NORDESTE [SERTÃO] BRASILEIRO, DE CONHECER A POPULAÇÃO RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA TEM RAZÕES DE SOBRA PARA A INDIGNAÇÃO QUE MANIFESTO NESSA COMUNIDADE.
PERDOEM-ME AS PESSOAS DE BEM QUE SE DISPUSERAM A LER ESTAS PESADAS LETRAS.
2006-10-01
17:02:11
·
26 respostas
·
perguntado por
Diana
4
em
Governo e Política
➔ Política