English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-01 14:40:35 · 11 respostas · perguntado por Athena 2 em Ciências e Matemática Botânica

11 respostas

São coisas bem diferentes apesar do nome ser parecido...

Angiospermas é adivisão das fanerógramas ou antitófitas de ovário fechado de modo que produzem ou há formação de fruto

Gimnospermas grupos de plantas ao qual pertence os cipreste,pinheiros etc...os quais por não fornecerem ovário não produzem fruto e portanto tem sementes nuas


Espero ter ajudado!!!

2006-10-01 14:43:06 · answer #1 · answered by Paulo Alves 5 · 3 1

Angiosperma
1- Plantas com sementes protegidas pelo fruto
2- Inflorescência (grupo de flores) coloridas (dicotiledônias) ou flores que não chamam muita atenção pela suas cores
3- Xilema e floema mais desenvolvido

Gimnospermas
1- Plantas com sementes descobertas - sem fruto
2- Inflorescência sem cores e que visivelmente poucos dizem ser flores
3- Xilema e floema menos desenvolvido

2006-10-02 18:08:23 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

a diferença e q uma começa com angio, e a outra começa com gimno, mas os dois tem relação de acasalamento, pois terminam em *****, ou seja, espermas

2006-10-04 15:23:33 · answer #3 · answered by kafajeste 3 · 1 0

Angiospermas são vegetais cujos óvulos estão encerrados no interior do ovário e que, conseqüentemente, têm suas sementes encerradas no interior dos frutos (angios=vasos e sperma=semente). O fruto contribui para a dispersão da semente, o dulcícolas e marinhas (emersas ou submersas). São Cormófitas, ou seja, possuem órgãos vegetativos (raiz, caule e folhas) bem definidos. São Vasculares ou Traqueófitas, possuindo canais ou vasos condutores de água e nutrientes orgânicos ou inorgânicos (seivas). São Fanerógamos por possuirem flores e espermáfitas por produzirem sementes. São Embriófitas, ou seja, formam embriões. 0 ovário, após a fecundação, desenvolve-se no fruto.
O processo reprodutivo das angiospermas é algo mais elaborado do que o das coníferas. A planta adulta representa a geração esporofítica. A flor contém pistilo e estames, que produzem os esporos que, germinando, originarão aos gametófitos masculinos e femininos. O esporo que originará ao gametófito masculino é produzido na antera, que fica na extremidade superior do estame. Este esporo desenvolve-se formando o grão de pólen. O pistilo compõem-se de três partes: o estigma (extremidade superior), estilo ou estilete e o ovário. No interior do ovário localizam-se os óvulos que abrigam a oosfera.
A flor, portanto, é um conjunto de esporófilos, isto é, de folhas diferenciadas que elaboram esporos. É formada de:
• Pedúnculo ou haste
• Perianto é formado pelos verticilos de proteção :
o Cálice – formado de sépalas.
o Corola – formada de pétalas.
• Androceu – formado por estames ou microsporófilos.
• Gineceu ou pistilo – formado por carpelos ou macrosporófilos.
As sépalas em geral são verdes, apresentando a mesma estrutura das folhas. As pétalas apresentam cores variadas, de acordo com a natureza de seus pigmentos e comumente elaboram matérias açucaradas (o néctar), que atraem insetos e pássaros, indispensáveis a polinização. Lembrando que quando as pétalas não se diferenciam das sépalas as chamamos de tépalas e utilizamos para o conjunto de cálice e corola o nome de perigônio, calicíneo se for verde e corolíneo, se a cor única for diferente do verde.
As angiospermas podem ser divididas em Monocotiledôneas e Dicotiledôneas dependendo de quantos cotilédones suas sementes apresentam. Para um cotilédone, monocotiledônea. Para dois, dicotiledônea.
a)Monocotiledôneas
- Um cotilédone na semente
- Feixes vasculares espalhados pelo caule
- Raiz fasciculada
- Nervuras das folhas paralelas
- Folhas invaginantes
- Flores trímeras
- Frutos com 3 lojas (ou múltiplos)

b)Dicotiledôneas
- Dois cotilédones em cada semente
- Feixes vasculares dispostos em torno de um cilindro central
- Raiz pivotante ou axial
Nervuras das folhas reticuladas
- Folhas pecioladas
- Flores tetrâmeras ou pentâmeras
- Frutos com 2 ou 5 lojas (ou múltiplos)

As Gimnospermas são Fanerógamas de óvulos nus, desprovidas de um perianto (cálice e corola) e de ovário por não haver enrolamento dos macrosporófilos durante o seu desenvolvimento. Apresentam as seguintes inovações evolutivas: formação de grãos de pólen, de óvulos formados sobre macrosporófilos ou estruturas análogas e produção de sementes.
As flores (em conjuntos, por isto chamados estróbilos) são formadas apenas por microsporófilos (folhas modificadas que originarão esporos que ao germinarem originarão estruturas masculinas) ou estames reunidos em inflorescências ou estróbilos (:amentos) e de macrosporófilos (folhas modificadas que originarão esporos que ao germinarem originarão estruturas femininas) ou carpelos (cones), também em geral agrupados entre sí, mas nunca microsporófilos e macrosporófilos no mesmo estróbilo. Os esporângios femininos localizam-se nos CONES, freqüentemente recobertos por escamas endurecidas (carpelos). As escamas encaixam-se perfeitamente umas nas outras e só se abrem depois da fecundação, para liberar a semente. Não esquecer que os cones são estróbilos com as flores femininas.
Os esporângios masculinos encontram-se nos órgãos chamados cones masculinos, amentos ou amentilhos, bastante semelhantes às pinhas, mas com escamas menos duras e menores (estames).
Os estróbilos masculinos são estruturas muito mais frágeis, que se abrem para liberar os grãos de pólen. Ocorrida a fecundação originam-se pinhas que são conjuntos de sementes popularmente denominadas pinhões. Nas Coníferas, os gametas desnudos situam-se acima de escamas consideradas como as folhas modificadas da flor, formando cones. Os cones masculinos são amarelos, formados por numerosas escamas, com bolsas cheias de pólen, os cones femeninos são verdosos formados por escamas nas quais existem óvulos descobertos. Em sua maturação os cones masculinos ou amentos liberam ao vento milhões de grãos de pólen, que transportados pelo vento caem nos cones femininos, fecundando aos óvulos. Fecundado, o cone feminino fecha-se formando a pinha, no interior da qual encontram-se os pinhões, produto dos óvulos fecundados. Ao final de um ano, aproximadamente, a pinha abre-se e deixa cair os pinhões que se dispersam ao vento até cairem num lugar propício para sua germinação.
No pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia) os esporófilos masculinos e femininos encontram-se em indivíduos separados e os estróbilos são diferentes entre si.

2006-10-03 05:58:08 · answer #4 · answered by ttmm123 3 · 0 0

Angiosperma-Grupo do reino vegetal que compreende todas as plantas floríferas com sementes revestidas de pericarpo.

gimnosperma- Espécime das Gimnospermas. S. f. pl. Classe de plantas, à qual pertencem os ciprestes, pinheiros etc., os quais, por não formarem ovário, não produzem frutos e portanto têm sementes nuas.

2006-10-02 13:48:14 · answer #5 · answered by ~Elvis Did Not Die~ 5 · 0 0

Angiospermas possuem um envoltório protetor e as Gimnospermas não.

2006-10-02 13:41:51 · answer #6 · answered by Avatar 5 · 0 0

angiospermas : possuem sementes envolto por um fruto

gimnospermas : não possuem fruto sua semente é nua

2006-10-02 13:19:37 · answer #7 · answered by joni 2 · 0 0

resumidamente eh isso!

Angiospermas = sao plantas que produzem frutos e flores!
Gimnospermas = sao plantas que naum produzem flores e frutos

2006-10-01 22:39:08 · answer #8 · answered by bruno_ccdc 3 · 0 0

As angiospermas são mais evoluídas e são plantas q produzem flores. Jah as gimnospermas são plantas q naum produzem flores.
Espero ter ajudado, bjux

2006-10-01 22:03:34 · answer #9 · answered by Gabi 2 · 0 0

É que Angiosperma é um espematozóide Angelical e o Gimnosperma, vem de gym, ginastica, ou seja, um espermatozoide estremamente competitivo.
Creio que vc vai amar a minha criatividade.
Beijos

2006-10-01 22:03:08 · answer #10 · answered by Ricardo A 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers