Foi um sistema de produção revolucionário para a sua época que tornaria possível a produção de produtos complexos como automóveis em grande escala, tornando-os acessíveis aos próprios operários.
Ele estava pautado na divisão do trabalho em operações simples, sequenciais e progressivas que permitiram contratar milhares de operários e treiná-los em pouco tempo para desempenhar as suas tarefas.
No tempo anterior a Henry Ford um operário na indústria era um artesão mais especializado e que mesmo assim, ganhava uma miséria que mal dava para se alimentar e dar abrigo a sua família, produzindo poucos bens que só poderiam ser adquiridos por nobres e ricos, que tinham mais do que a sobrevivência assegurada.
Com o seu sistema de produção em alta escala, Henry Ford revolucionou as relações de trabalho da época criando o salário mínimo de 5 dólares por dia para seus operários, 500% maior do que o que se pagava até então.
Precisou comprar a maior parte das ações de sua própria companhia de outros sócios ricos que não concordavam com as suas idéias revolucionárias de tornar acessíveis, a milhões de pessoas, bens que só os ricos podiam na época adquirir.
Todos os anos os seus produtos ficavam cada vez mais baratos e mais pessoas podiam adquirí-los.
Os lucros aumentavam mas os preços diminuiam, compensados pela produção em escala e aumento do mercado consumidor.
Sua lógica e visão empresarial ia contra as práticas e regras do capitalismo aplicado em sua época.
Henry Ford teve muitos conflitos com banqueiros e pessoas que ganhavam capital com especulação financeira, concentrando a riqueza.
Em pouco tempo seu salário mínimo passou para 6 dólares, criando o mercado consumidor de massa e obrigando grande parte do meio industrial a melhorar também gradativamente as condições de trabalho e de remuneração dos trabalhadores.
Com esta visão, Henry Ford viabilizou a formação de algo novo na sociedade, uma classe média composta de trabalhadores e operários, que poderiam ser também consumidores de produtos complexos e refinados como um automóvel.
Contudo, a padronização impedia grandes avanços e melhoria nos produtos, necessidades e expectativas das pessoas de maior poder aquisitivo.
Henry Ford relutou muito para mudar pois o seu sonho era primeiro universalizar o automóvel para só então, dar atenção a sua evolução como produto.
Vejo muitas críticas ao fordismo pelo automatismo de produção, padronização do produto e muita injustiça e parcialidade a todo o trabalho e visão do seu criador.
Acho que para ser justo com Henry Ford é necessário analisar o que era a indústria antes dele e depois dele, com a contribuição do seu trabalho.
É preciso colocar na balança prós e contras.
Henry Ford e seu trabalho permitiram que riquezas fossem compartilhadas por um número absurdamente maior de pessoas, desde as mais simples, algo impossível até então.
Deixo aos demais colegas que levantem outros argumentos pois infelizmente na internet encontraremos muito mais a sombra do fordismo do que a sua verdadeira luz.
Um grande abraço !!!
2006-10-01 11:53:27
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
4⤊
1⤋
foi o padrão de carros que a FORD inplantou 3.000 A.C.
2006-10-01 18:58:31
·
answer #2
·
answered by lanoviska 2
·
1⤊
0⤋
Foi a introdução no ambiente da fábrica da divisão do trabalho.
2006-10-04 22:10:34
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
foi ele quem criou a produção em série, henri ford, ele percebeu que seus operarios gastavam miuto tempo fazendo todo o trabalho e instituiu que cada oerario faria somente uma atividade, assim surgiu o padrão fordista.
2006-10-03 23:33:57
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Todos os carros em 1950 eram fabricados com um padrão afim de economizar.
circulavam na maioria carros pretos.
2006-10-01 19:22:37
·
answer #5
·
answered by Emilio N 4
·
0⤊
0⤋
Foi uma ideologia criada por Henry Ford, no qual se baseava na linha de produção de Taylor. No fordismo apresentava a famosa esteira, no qual o materia a ser fabricado era passado por essa esteira e cada funcionário realizava 1 pequena parte do processo para a montagem do materia. Vc pode ver isso claramente no filme "Tempos Modernos" do Chaplin....
2006-10-01 18:55:52
·
answer #6
·
answered by Psicopata 2
·
0⤊
0⤋