Maior acidente nuclear da história. A pouco menos de trinta anos, uma usina nuclear estourou deixando uma região completamente destruída pela radiação. Ainda hoje a região é altamente radioativa.
2006-10-01 10:13:36
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Foi uma amostra do nosso fim...
2006-10-05 15:39:01
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Chernobyl - 20 anos Depois
O acidente nuclear de Chernobyl, usina enérgética localizada em Kiev, na Ucrânia, completou 20 anos no dia 26 de abril deste ano de 2006, e ainda afeta milhares de pessoas. Para a organização não governamental Greenpeace, a estimativa é de que o número de mortos por câncer causado pelo acidente de Chernobyl pode chegar a quase 100 mil pessoas nos próximos anos.
O Acidente
Registrado como o pior acidente industrial e ambiental da história. A explosão que ocorreu na unidade quatro de Chernobyl na manhã do dia 26 de abril de 1986 espalhou nuvens radiativas por um raio de entre 7 e 9 quilômetros na atmosfera. "O fogo que se seguiu à explosão, abastecido por 1.700 toneladas de grafite, durou oito dias e foi o principal responsável pela gravidade do desastre de Chernobyl".
Para saber mais sugiro a leitura do artigo completo em minha página.
http://br.geocities.com/sousaraujo/textos/chernobyl.htm
2006-10-02 21:50:58
·
answer #3
·
answered by comandante 7
·
0⤊
0⤋
Foi um acidente em uma usina nuclear, na Bielorússia, durante um teste de pressão. Foi detectada falha humana e a fição nuclear (espécie de um pó de grafite) se espalhou por parte da Ásia e parte da Europa.
2006-10-02 13:59:48
·
answer #4
·
answered by Paulão 1
·
0⤊
0⤋
vazou radiação e afetou não só a ucrânia mas também o povo soviético
2006-10-01 17:44:52
·
answer #5
·
answered by MARBELL 2
·
0⤊
0⤋
Foi um acidente nuclear, em que explodiu uma usina de fição atômica
Na verdade ela apenas causou problemas de escala local e não mundial. Dentre os problemas: saúde, economia, isolamento de área...
2006-10-01 17:33:26
·
answer #6
·
answered by isisfu 2
·
0⤊
0⤋
A chamada Tragédiade Chernibyl na Ukania,foi há cerca de vinte anos e foi uma explosão em dois reactores nucleares da central de Chernobyl e desencadeou uma reacção em cadeia que destruiu praticamente todo a central.
Como consequencia morreram centenas de trabalhadores e de pessoas que moravam numa vasta região em volta da central.Ainda hoje e certamente por muitos anos ainda,continuam a morrer pessoas como resultado das queimaduras,bem como de cancer provocados pelas radiações radioaativas,assim como continuam a nascer crianças com graves deformações,bem como mulheres que abortam expontaneaneamente pelas mesmas causas.Alem do mais e devido a ventos e outras alterações climáticas,as poeiras radioactivas continuam a espalhar-se pela atmosfera por milhares de anos,asim como as bombas atómicas lançadas pelos americanos em Hiroshima e Nagasaqui em 1945 ainda estão fazendo vímimas em todo o mundo.Portanto não só causaram mal ao mundo como ainda estão causando,isto para não falar na experiencias feitas pelos países que possueem arsenal de bombas atómicas antes de as fabricarenm em série.
2006-10-01 17:29:11
·
answer #7
·
answered by Costa 7
·
0⤊
0⤋
Foi um desastre nuclear na cidade de Chernobyl, que matou várias pessoas num raio de cerca de 1500km...
ele é exemplo pra desastres nucleares até hoje, e em sua data de aniversário sempre há algo a respeito!
2006-10-01 17:24:53
·
answer #8
·
answered by Marynho 3
·
0⤊
0⤋
Acidente nuclear de Chernobil
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa mostrando o avanço da radiação após o acidenteO acidente nuclear de Chernobil ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil (originalmente chamada Vladimir Lenin) na Ucrânia (então parte da União Soviética). à considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear, produzindo uma nuvem de radioactividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido.
Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia (Belarus) e Rússia foram muito contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas. Cerca de 60% de radioatividade caiu em terra em Bielorrússia (Belarus).
O acidente fez crescer preocupações sobre a segurança da indústria nuclear soviética, diminuindo sua expansão por muitos anos, e forçando o governo soviético a ser menos secreto. Os agora separados paÃses de Rússia, Ucrânia e Bielorrússia (Belarus) têm suportado um contÃnuo e substancial custo de descontaminação e cuidados de saúde devidos ao acidente de Chernobil. à difÃcil dizer com precisão o número de mortos causados pelos eventos de Chernobil, devido à s mortes esperadas por câncer, que ainda não ocorreram e são difÃceis de atribuir especificamente ao acidente. Um relatório da ONU de 2005 atribuiu 56 mortes até aquela data – 47 trabalhadores acidentados e 9 crianças com câncer de tireóide – e estimou que cerca de 4000 pessoas morrerão de doenças relacionadas ao acidente. O Greenpeace, entre outros, contesta as conclusões do estudo.
O governo soviético procurou esconder o ocorrido da comunidade mundial, até que a radiação em altos nÃveis foi detectada em outros paÃses. Segue um trecho do pronunciamento do lÃder da União Soviética, na época do acidente, Mikhail Gorbachev, quando o governo admitiu a ocorrência:
"Boa tarde, meus camaradas. Todos vocês sabem que houve um inacreditável erro – o acidente na usina nuclear de Chernobyl. Ele afetou duramente o povo soviético, e chocou a comunidade internacional. Pela primeira vez, nós confrontamos a força real da energia nuclear, fora de controle."
2006-10-01 17:18:23
·
answer #9
·
answered by Lelo 3
·
0⤊
0⤋
Em ucraniano, é uma palavra emblemática pois significa absinto, uma substância extremamente amarga. Não fosse este o nome da cidade, não seria visto como coincidência com o que está no livro de Apocalipse 8:11 ao dizer que uma estrela chamada Absinto "... cai sobre um terço dos rios e sobre as fontes de água... e muitos dos homens morreram por causa das águas, porque foram feitas amargas".
Data:27/04/1986
Hora: Às 09:30
Local: Ucrânia, na usina de Chernobyl.
Monitores de radiação na Central Nuclear de Forsmark, perto de Uppsala, Suécia, detectaram níveis anormais de iodo e cobalto, motivando a evacuação dos funcionários da área devido a vazamento nuclear. Os especialistas não constataram nenhum problema na Central. O problema estava no ar. Foram verificados níveis anormais no norte e centro da Finlândia. Em Oslo, na Noruega, dobraram. Na Dinamarca, os níveis subiram 5 vezes.
Uma combinação de violação de regulamentos, falhas no projeto, queda nas comunicações e a falta de procedimentos adequados de segurança levou ao pior acidente nuclear da história. O acidente aconteceu durante um teste de segurança para checar se a turbina do reator poderia produzir energia suficiente para manter as bombas de refrigeração funcionando, em caso de queda de energia. Mas quando a paralisação de emergência falhou, o reator ficou fora de controle, como uma gigantesca panela de pressão. A violenta explosão pôde ser vista a quilômetros de distância. A tampa isolante de 1.000 toneladas explodiu e, a temperaturas acima de 2.000°C, o núcleo do reator derreteu. A cobertura de grafite do reator pegou fogo, e no verdadeiro inferno que se seguiu, os produtos da fissão radioativa liberados durante o derretimento do núcleo foram despejados na atmosfera. Uma nuvem de material potencialmente letal pairou sobre a Escandinávia e a Europa, e chegou à Escócia. 31 membros da equipe de Chernobyl e bombeiros morreram imediatamente, ou logo após a explosão. Calcula-se que cerca de 2.500 pessoas que moravam nos arredores tenham morrido desde 1986, e milhares ainda sofrem de problemas de saúde relacionados aos altos níveis de radiação produzidos pelo acidente. Três milhões e meio de pessoas foram evacuadas da Ucrânia, mas cerca de cinco milhões ainda vivem em áreas contaminadas. Depois da evacuação inicial, centenas de pessoas voltaram a Chernobyl. Elas lutaram corajosamente para limitar a contaminação nos meses seguintes à explosão, muitos sem usar trajes protetores. O reator foi selado em um imenso sarcófago de concreto, mas ainda vai levar anos e milhões de dólars para descontaminar o local adequadamente.
2006-10-01 17:14:56
·
answer #10
·
answered by Thaís 1
·
0⤊
0⤋