Bem, é um pouco presunção demais da minha parte tentar responder essa pergunta sendo apenas uma curiosa no assunto, enquanto nem os especialistas têm uma explicação para o fato...Mas a teoria com a qual eu mais concordo, é a de que o Legacy estava com o transponder desligado.
O piloto do 1907 também poderia estar com o transponder desligado, mas me recuso um muito a acreditar que um piloto comercial, experiente e responsável por tantas pessoas (consumidores, inclusive, de uma empresa que até hoje não cometeu nenhum deslize), cometeria uma negligência tão primária. Na minha opinião (ou melhor: "palpite"), o piloto do Legacy foi quem errou, aumentando sua altitude por algum motivo, e para efetuar essa manobra, teria desligado o transponder, para não "pegar uma multa", por assim dizer. Infelizmente, os radares, no tráfego aréreo não servem simplesmente para recolher tributos de algum engraçadinho que esteja correndo por aí...
Um dos motivos que me faz pensar nisso? A presença, no Legacy, de um jornalista que fazia pesquisa sobre a aviação brasileira e pelo jeito "descobriu" que no Norte do Brasil, o controle de vôo "não é do mais alto nível" (fonte: TV BandNews). Acredito que essa genial "descoberta" tenha partido única e exclusivamente da presunção dele.
Outra teoria é de que, ao perceber que entrariam em colisão, ambos os aviões manobraram para o mesmo lado. Depois dos depoimentos dados pelos pax e tripulantes do Legacy (que afirmaram nem perceber que foi uma colisão), e ainda convencida de que os pilotos do Boeing não cometeriam uma falha tão grotesca de deixar o transponder desligado, mais uma vez acredito que isso tenha acontecido porque o transponder DO LEGACY não estaria funcionando.
Como disse: sou apenas uma curiosa, mas conheço e confio bastante no controle de vôo brasileiro, tenho motivos para fazer várias vezes essa rota Manaus-Brasília-São Paulo, sempre fui de GOL e sempre tive vôos tranquilíssimos (motivo, inclusive, pelo qual eu sempre prefiro a GOL ao invés de outras companhias com as quais já passei alguns "sustos". Sou do tipo de paranóica que precisa confiar absolutamente nos pilotos e conhecer o equipamento em que embarco).
Não, não acho que tenha sido erro do Boeing...
Aguardemos a caixa-preta...
2006-10-01 08:45:46
·
answer #1
·
answered by PikeNice 3
·
1⤊
0⤋
Com certesa houve uma falha humana pois tecnica ou mecanica é muito dificil por se tratar de dois aviões novos
2006-10-01 08:52:26
·
answer #2
·
answered by Neto 2
·
1⤊
0⤋
Não se sabe de nana ainda...mas será que foi falha humana do pessoal de baixo??? Os que deveriam informar a rota a ser tomada ao invés de coloca-los no mesmo lugar na mesma hora?
2006-10-01 08:35:40
·
answer #3
·
answered by Pauliinha 2
·
1⤊
0⤋
o legacy foi avisado varias vezes e nao entendeu , nao atendeu ou estava com o transmissor/receptor desligado.
uma vez que o legacy nao tinha permissao para voar naquela altura!
Mas ja viu, os carinhas americanos milionarios! provavelmente queria testar a velocidade maxima do brinquedo, pois nem viram em que bateram! resultado: sobreviveram para que suas consciencias venham a assumir responsabilidades! Por que sei que presos eles nao ficarao jamais, se fosse nos EUA, eles iam pagar o pato com certeza! pois a lei daqui nao tolera gracinhas deste tipo!
2006-10-01 08:33:06
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Vc acha q alguma coisa funciona bem neste país ? Acredito q esta tragédia foi provocada por uma sucessão de erros: erros dos controladores de vôo + erros e distração dos pilotos de ambas aeronaves. Não acredito em falha de equipamentos/aeronaves tão modernos, como os dois aviões. Lamentável.
2006-10-01 08:28:13
·
answer #5
·
answered by SylvioS 4
·
1⤊
0⤋
Normalmente um controlador de tráfego aéreo deveria avisar sobre aviões que voam muito próximos. Certamente houve uma falha. Saberemos de quem, após a conclusão das investigações.
2006-10-01 08:25:51
·
answer #6
·
answered by Vanilton A 1
·
1⤊
0⤋
o censor não acusou a proximidade do outro avião, podem ter ocorrido condições climáticas que prejudicaram, presença de nuvens ou até mesmo queimadas. Falha humana?...destino talvez? O avião pequeno se salvou e o grande não!!! E os dois aviôes eram novos!
2006-10-01 08:24:47
·
answer #7
·
answered by ♥ 7
·
1⤊
0⤋
Eu acredito que não colidiram. Imagine a velocidade que estava um avião tão grande e este se esbarra em um avião pequeno. Seria como se um caminhão batesse no retrovisor de um carro. O carro se desgovernaria.
Certamente o avião da Gol teve alguma pedaço que caiu e acertou no Legacy.
2006-10-01 11:15:25
·
answer #8
·
answered by leo_piress 1
·
0⤊
0⤋
Estou aprendendo.
Pièrre
2006-10-01 09:23:50
·
answer #9
·
answered by Jos2010 6
·
0⤊
0⤋
Realmente muito estranho, visto que o transporte aéreo e considerado muito seguro. Mas se fosse comparado com alguém que dirige um veiculo e tenta fazer uma mudança de pista e não vê o veiculo que está a seu lado, ou seja, estava ali area de sombra ou cega. Tudo indica que naquela região de confluência entre o Sindacta e o Sivan, existe falha.
2006-10-01 09:21:54
·
answer #10
·
answered by Anthony 3
·
0⤊
0⤋