English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-01 06:23:23 · 3 respostas · perguntado por Paulo 5 em Governo e Política Política

3 respostas

“Votação Paralela” verifica a segurança da urna eletrônica..

O processo eleitoral totalmente informatizado trouxe um novo desafio, que é o de garantir para o eleitor, a correta captação e contabilização do voto pela urna eletrônica. Desta forma, a ***Votação Paralela*** surge como uma forma de verificação do funcionamento das urnas, que comprova o funcionamento correto dos seus programas, dando maior segurança em relação à lisura do processo de votação.

A votação paralela segue uma sistemática simples, onde qualquer pessoa pode comprovar o correto funcionamento da urna, anotando os votos que são digitados e comparando-os ao resultado apresentado pela urna.

É possível, ainda, para um especialista comparar mediante técnicas de informática, se o programa utilizado na urna que passou pela verificação é o mesmo das demais urnas utilizadas no pleito.

O sorteio das urnas que serão auditadas é feito de forma manual, para evitar qualquer tipo de especulações acerca de manipulação de resultados e o transporte dessas urnas é de responsabilidade do TRE-MA, que usará de todos os meios disponíveis para permitir o envio em tempo hábil.

Mais informações sobre a votação paralela podem ser encontradas através da Resolução do TSE n.º 22.154/06, que pode ser encontrada no site do TRE-MA http://www.tre-ma.gov.br

=)

2006-10-01 06:29:34 · answer #1 · answered by sOniC 3 · 0 0

Caro amigo Crazy, uma pergunta muito bem elaborada, mas como podemos ver poucos entendem do assunto, tais como esses 2 acima, não estou desmerecendo ninguém.

Bom o primeiro que respondeu , explicou com complexidade e exatidão, mas para a coisa errada.

o voto paralelo, é simples e nada complexo, o cidadão que estiver fora de sua zona eleitoral pode votar tranqüilamente, mas este tipo de voto não existe no Brasil. Espero ter ajudado, abraços

2006-10-01 06:48:18 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Em cada Estado, quatro urnas eletrônicas (uma da capital e três do interior) serão sorteadas para serem utilizadas na auditoria que avalia a segurança e confiabilidade do sistema de votação.

2006-10-01 06:42:28 · answer #3 · answered by 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers