"A prosperidade econômica da Alemanha ocidental no pós-guerra se baseou sobretudo no grande desenvolvimento industrial. Durante os vinte primeiros anos de existência do estado, as principais atividades produtivas foram a extração de carvão, ferro e outros minerais, assim como a indústria siderúrgica. A situação começou a modificar-se a partir dos últimos anos da década de 1960, quando se tornaram evidentes o esgotamento ou a perda de rentabilidade de algumas regiões mineiras do país. Desde então, o papel de motor do desenvolvimento econômico passou para as indústrias de transformação, cuja produção se tornou uma das mais importantes do mundo pela qualidade e avançada tecnologia."
2006-10-01 03:54:45
·
answer #1
·
answered by flordeobsessao 1
·
1⤊
0⤋
A divisão da Alemanha, ocorrida ao fim da segunda guerra mundial, tornou necessária uma reestruturação da atividade econômica nos dois estados. A Alemanha ocidental realizou um esforço exemplar para a reconstrução, de forma que, na segunda metade do século XX, o país se situava entre as primeiras potências econômicas do mundo. O chamado "milagre alemão", tão espetacular quanto o que se produziu noJapão depois da guerra, criou um padrão de desenvolvimento sustentado que se manteve, com algumas flutuações, até a primeira valorização da moeda, o marco alemão (Deutsche Mark), ocorrida em 1961,um novo período de crescimento terminou em 1973-1975, quando se produziu uma recessão internacional em conseqüência da forte alta dos preços do petróleo. Na década de 1980, e mesmo depois da reunificação, a economia da região ocidental do país continuou a ser uma das mais vigorosas do mundo.
A Alemanha oriental, em contrapartida, sofreu maiores prejuízos econômicos em conseqüência da guerra e da ocupação soviética, ao que se somou a interrupção dos vínculos industriais e comerciais que essa zona do país havia tradicionalmente mantido com as regiões da Alemanha ocidental. Contudo, a partir de 1954, quando a União Soviética permitiu a suspensão do pagamento das indenizações de guerra e cedeu ao governo as empresas criadas após o conflito, a economia alemã oriental cresceu com grande ímpeto e o país se tornou um dos mais industrializados do mundo. No entanto, o sistema de planificação centralizada se mostrou insuficiente para sustentar o crescimento econômico e no fim da década de 1980 a economia alemã oriental manifestou os sintomas de uma profunda crise, como aconteceu em outros países do bloco socialista. Depois da unificação das duas Alemanhas, surgiram graves problemas para a modernização das instalações industriais e para a adaptação das infra-estruturas econômicas ao sistema de mercado imperante na Alemanha ocidental.
A prosperidade econômica da Alemanha ocidental no pós-guerra se baseou sobretudo no grande desenvolvimento industrial. Durante os vinte primeiros anos de existência do estado, as principais atividades produtivas foram a extração de carvão, ferro e outros minerais, assim como a indústria siderúrgica. A situação começou a modificar-se a partir dos últimos anos da década de 1960, quando se tornaram evidentes o esgotamento ou a perda de rentabilidade de algumas regiões mineiras do país. Desde então, o papel de motor do desenvolvimento econômico passou para as indústrias de transformação, cuja produção se tornou uma das mais importantes do mundo pela qualidade e avançada tecnologia.
2006-10-01 10:57:27
·
answer #2
·
answered by Peteleco 7
·
1⤊
0⤋
O fator mais importante para o desenvolvimento pós segunda guerra da Alemanha foi a ajuda dos Estados Unidos. Na época dizia-se até que o melhor modo de um pais se modernizar era fazer uma guerra contra os Estados Unidos e perder.
2006-10-01 11:51:18
·
answer #4
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋