English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

De acordo com a teoria da relatividade o tempo não passa para os que estão à velocidade da luz. Gostaria de respostas científicas para que eu possa entender verdadeiramente, porém dispenso termos muito técnicos que não ajudaram visto que sou apenas um curioso que acredita que o tempo só existe na cabeça do homem como uma necessária ilusão da mente para a existência fisica a qual pertencemos.Antes acreditava que tudo que eu via era mais importante, fora de minha mente, mas agora vejo que tudo esta criado porque minha mente fornece todos os sentidos para que tudo fora de mim exista, assim tudo existe porque eu existo. vejo que minha mente é o instrumento do criador( aquele que independente de minha vontade, me colocou no mundo)para a existência de tudo inclusive do tempo espaço.

2006-10-01 01:51:29 · 5 respostas · perguntado por marco antonio o 1 em Ciências e Matemática Física

5 respostas

Algumas poucas expressões lhe darão a razão por o tempo transcorre mais devagar. Não é nada complicado. Espero que leia até o fim.

Você está se referendio a "dilatação do tempo". Mas não se pode invocar a dilatação do tempo sem falar na "contração do espaço". Estes dois conceitos presentes na Teorira da Relatividade Restrita levam ao contínuo-espaço tempo.

Resumidamente o intervalo de tempo para um objeto se movendo próximo a velocidade da luz é dado por:

Δ(t) = g*Δ(to) (1)

aqui Δ indica variação, g é o fator de Lorentz, t é o tempo do observador que se move e to o tempo de observador em repolso.

O fator de Lorentz é dado por:

g =1/(1 - (v^2)/(c^2))^(0.5). (2)

aqui v é a velocidade do observador e c a velocidade da luz a qual é constante e próxima a 300.000 km/s.

O que há de importante em relação a g? Note que a medida em que v se aproxima de c, a parcela (v^2)/(c^2) aproxima-se de 1 e consequentemente o denominador da expessão acima tende a zero e g fica muito grande (tende a infinito).

Suponha que um objeto se mova a 99% da velocidade da luz, g seria então:

g = 1/(1 - .99)/1 )^(0.5) = 7 (aproximadamente)

E daí? Lembrando-se da expressão (1) vemos então que o intervalo de tempo irá aumentar forçosamente.

Assim o tempo passaria 7 vezes mais devagar para o observador em movimento. Se o relógio do observador em repouso marca uma 7 horas o do observador em movimento indicaria que passou-se apenas uma hora.

Se o objeto estiver a velocidade da luz teremos uma divisão por zero na expressão de g, ai temos uma singularidade. Note então que o tempo pararia. É por essa e por outras que se diz que objetos materiais não podem se mover a velocidade da luz.

Nós não percebemos essa dilatação no tempo em nosso dia-a-dia porque as velocicades nas quais nos movemos são muito pequenas comparadas da luz. Um avião movendo a 300 m/s por segundo (velocidade quase supersônica) está se movendo a apenas 0.001c. Isto dá um fator de Lorentz :

g = 1/(1 - (0.001^2)/1)^(0.5) = 1.0000005

o que é muito pouco para nos sentidos e instrumentos ordinários captarem.

Note que essa dilatação do tempo já foi confirmada por inúmeros experimentos. Relógios atômicos foram comparados após um ficar em terra e outro deslocar-se em aviões.

Sobre a contração do espaço

Considere aqui que temos um observador A se movendo a 0.99 da velocidade de c que este carrega consigo uma régua de 30 cm. Considere que há um observador B em repouso observando o observador A.

Pela Teoria da Relatividade Restrita o espaço percorrido é escrito como:

Δ(x) = Δ(xo)/g (3)

onde Δ indica variação, xo tamanho do objeto que se desloca, a xo o tamanho do objeto em repuso.

Se o observador A se desloca a 0.99 da velocidade a luz, então em o observador B verá que a régua tem um comprimento de :

Δ(x) = 30/7 = 4,28 cm

Note que o observador A não percebe nenhuma diminuição no comprimento de sua régua. Para ele a régua tem os mesmos 30 cm de tempo, pois ele, a régua e todos os instrumentos que ele usa estão a mesma velocidade.

Essa variação do espaço e tempo dependendo do observador é o que caracteriza a relatividade dos mesmos. Assim o tempo e o espaço dependem do observador (isto é, sua localização e velocidade). Newton ao contrário havia postulado que o tempo e o espaço são absolutos, independentes do observador.

Massas relativísticas

Nocontexto da Teoria da Relatividade, um corpo que esteja se deslocando próxima a velocidade da luz, tem sua massa dada por:

mo = g*m

ou seja, a massa de um corpo de se move é maior que a massa em repouso. A conseqüência é que para corpos em altas velocidades é cada vez mais difícil aumentar a sua velocidade , pois a força necessária torna-se cada vez maior.

A relação F=m*a de Newton é reescrita aqui como:

F = g*mo*A + (g^3*mo)*(V*A*V)/(c^2)

aqui F é a força, V velocidade de deslocamento, A a aceleração.

Notemos que aqui A e V são vetores não necessariamente paralelos e que F depende diretamente de g e do cubo de g.

Bem é isso. Me estendi um pouco mas ...

2006-10-01 03:36:59 · answer #1 · answered by polyhedra 4 · 0 1

Realmente, o que você disse é verdade. Para a luz o tempo não passa. Isso é um resultado que se chega usando a teoria da relatividade. Para o foton o espaço fica tão pequeno que ele percorre o todo o espaço instantaneamente. Isso é realmente dificil de ser entendido, mas é o que acontece.

Lembrando que é impossivel se obter a velocidade de luz, apenas o foton ( e outras particulas ) possuem a velocidade de luz. Porem eles tem massa de repouso (massa quando a velocidade é zero) zero.

A relatividade é realmente fascinante!!!

2006-10-02 11:19:32 · answer #2 · answered by alonsocampoi 2 · 0 0

O tempo NÃO é a luz.
Assim como a Luz tem sua velocidade, cada coisa tem também.
Na superfície do Planeta Terra, o tempo é contado em segundos, minutos, horas, etc. Tem seu ritmo próprio, inalterável.
Assim também é com a Luz.
A menos que você esteja numa nave espacial cuja aceleração seja igual à da velocidade da Luz o Tempo passará igual.

2006-10-01 02:57:39 · answer #3 · answered by DISCÍPULO 7 · 0 1

Errado. O tempo passa SIM para quem viaja à velocidade da luz. Ele parece andar mais devagar se você está observandoo tempo a bordo da nave do viajante. É questão de em qual referencial você esteja fazendo a observação: se for o viajante, o tempo em seu relógio correrá normalmente... mas se olhar pra Terra, de onde saiu, o tempo estará correndo mais rápido lá; o relógio de quem observa não muda. Não é um paradoxo, mas um resultado da enorme energia dispendida para se atingir as proximidades da velocidade da luz (teoricamente é impossível a gente ser tão rápido quanto a luz). Existem outras questões, mas o básico é isso.
Quanto ao mundo existir por causa de nossa mente... eu procuro pensar numa árvore que cai no meio de uma floresta desabitada. Será que pelo fato de ninguém estar lá para ouvir, ela não faria barulho? ; )

2006-10-01 02:20:25 · answer #4 · answered by Clio 5 · 0 1

vc sabe se ele não passa? fomos nós quem damos a escala a ele!!! Quando nós falamos que uma estrela está a 1 ano luz, quer dizer que ela demora 1 ano pra podermos enxerga ela daqui e que demorou um ano pra luz de lá chegar aqui, então pode ser que seja a mesma coisa!!!! tudo isto é muito complexo, e não temos definições sólidas para isso.

2006-10-01 02:13:19 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers