English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quem rouba para alimentar os filhos é bom ou mau?

2006-10-01 00:47:50 · 11 respostas · perguntado por Carlos M 1 em Artes e Humanidades Outras - Artes e Humanidades

11 respostas

Filosoficamente falando, o bem e o mal não existem realmente. O que existem são fatos e acontecimentos que o ser humano precisa julgar desta ou daquela forma; ele precisa definir uma posição porque tudo pra ele deve ter uma conotação boa ou má. Já viu aqueles exercícios de inglês que nos dão na escola quando somos crianças? "Sentimentos, adjetivos... coloquem no quadro quais são positivos e quais são negativos". É a mesma coisa: a gente necessita de uma definição e uma inclinação para tudo. Mas, na verdade, essa conotação irá variar de pessoa para pessoa porque cada uma teve experiências diferentes. Assim, alguém que já viu os filhos passando fome estará mais fortemente inclinado para considerar o tipo de roubo que você citou como uma atitude boa ou, ao menos, não totalmente má. Como precisamos conviver em sociedade, precisamos de um acordo nos julgamentos. É para esse fim que existe a ética. Seu referencial será o "bem estar" do outro.

2006-10-01 01:21:36 · answer #1 · answered by Julie 2 · 1 0

Claro que existem,e quanto a quem rouba a meu ver é um delito por qualquer motivo que seje

2006-10-05 00:01:44 · answer #2 · answered by DODÔ 3 · 0 0

Talvez no mundo do conceito, a noção de bem e mal não existam realmente. Mas nós humanos não somos somente um conceito. Se vc corta a minha pele, eu grito de dor. Minha carne existe, meu sangue existe, e evidentemente minha dor existe. Agora, tudo vai depender das suas intenções. Vc quiz ver a expressão da dor no rosto alheio ou foi um acidente?

Se o cara rouba p/ seus próprios filhos, mas rouba de alguém que precisa mais do que ele, individualmente é mal. A intenção dele foi má porque causou o mal. A fome dos filhos não foi decisão dele, mas a fome de quem ele roubou, foi.

Se ele rouba de alguém que tem em excesso e não vai causar mal algum à esta pessoa, a decisão pessoal dele foi boa. Mas a decisão deve ser tomada coletivamente, porque o ato dele pode desequilibrar a sociedade de uma forma que todos serão autorizados à roubar.

Mas, ao mesmo tempo, ninguém pode ver o sofrimento de um outro ser sem tentar fazer nada p/ acabar com este sofrimento. Salvar uma vida é mais importante do que cometer um ato ilegal.

2006-10-04 08:06:51 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Nem perspectiva, mas conceitos mutáveis e que mudam no tempo e no espaço.
Há alguns anos, esta pergunta seria suficiente para que o autor fosse perseguido, julgado e, talvez "churrasqueado", pela santa(???????) inquisição. Os tempos mudaram e esta se tornou uma pergunta que se faz e se discute até com o padre da paróquia, de maneira séria. Mudou o conceito no tempo.
Aqui mata-se vacas e faz-se bons churrascos. Na ìndia, é maldoso quem ao menos tiver tal pensamento. Muda no espaço.
Não entremos nas crendices. Aí, então, o autor da pergunta teria que se esconder, mesmo nos dias atuais. Bem e mal, são, portanto, conceitos que aplicamos de acordo com nossas necessidades.

2006-10-02 15:29:24 · answer #4 · answered by Node 3 · 0 0

o mal não existe, é só a ausencia do bem...fome não justifica roubo, trabalho e honestidade estão ao alcance de todos...

2006-10-02 02:26:51 · answer #5 · answered by arilsoncatedral 1 · 0 0

existe porque todos são necessários para o equilibro por que os pontos se atrai:
Em relação ao fato de roubar para alimentar os filhos, é um mal que se torna um bem.

2006-10-01 05:06:38 · answer #6 · answered by vilmar o 1 · 0 0

Depende do seu referencial para análise. Por exemplo, do ponto de vista humano, de sobrevivência, não.
Já do ponto de vista penal ou criminal sim, pois está subtraindo algo que não lhe pertence e merece ser julgado pelas leis do homem.
Mas, sejamos sinceros. Diante de tanta corrupção, de tanta desigualdade e injustiça, as pessoas às vezes são levadas a cometer erros e isso não significa que sejam boas ou más.
É difícil julgarmos quando não vivenciamos a realidade. É muito fácil se condenar uma pessoa por roubar ou furtar para alimentar os filhos quando os nosso têm todo conforto e satisfação de suas necessidades básicas.
Sinceramente, prefiro me abster da resposta, mesmo porque se tivesse vivendo a situação poderia até fazer coisa pior....
E pelamordedeus, deixemos de ser hipócritas e falsos moralistas!!!!!

2006-10-01 03:20:53 · answer #7 · answered by Beth G 3 · 0 0

por ele existir e que vivemos em alerta constante

2006-10-01 02:38:07 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Com certeza o bem eo mail existem. Esta pergunta é dificil de ser respondida, por causa da desigualdade. A pessoa não deixa de cometer um delito, mas ela está arranjando um meio para alimentar os filhos. Nunca se sabe o que tem no coração dessa pessoa. Então ela pode ser boa ou mal, depende da intenção e do juízo......

2006-10-01 01:00:34 · answer #9 · answered by Dany 2 · 0 0

Quem acha que o bem e o mal não existem é malvado porque só enxergada as coisas ao seu favor e será uma pessoa antiética. Quem rouba pra alimentar os filhos não vai pro inferno (pelo menos um padre católico uma vez disse isso), mas vai pra cadeia, porque o governo tem a obrigação de complementar a renda de quem não tem nada (seja por auxílios diversos ou mesmo um abrigo público).

2006-10-01 00:59:02 · answer #10 · answered by Cris 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers