English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE
29/09/2006


O que foi que nos aconteceu? No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, "explicáveis" demais. Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas. Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada ****. A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe.

Isto é uma situação inédita na História brasileira. Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, claro que não esquecemos a supressão, a proibição da verdade durante a ditadura, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada.
Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos. Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes , as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo. Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso nem vergonha do que faz. Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder.

Este governo é psicopata!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nadegas. A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de "povo", consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações "falsas", sua condição de cúmplice e comandante em "vítima".

E a população ignorante engole tudo. Como é possível isso? Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados - nos comunica o STF.
Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização. Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo. Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito.... Está havendo uma desmoralização do pensamento.

Deprimo-me: "Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?". A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua. Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo . A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais aos fatos! Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações. "
No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, operística, grotesca mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política. Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da República. São verdades cristalinas, com sol a pino. E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de "gafe". Lulo-petistas clamam: "Como é que a Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT?" Como ousaram ser honestos?".

Sempre que a verdade eclode, reagem. Quando um juiz condena rápido, é chamado de "exibicionista". Quando apareceu aquela grana toda no Maranhão (lembram, filhinhos?), a família Sarney reagiu ofendida com a falta de "finesse" do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando...Mas agora é diferente. As palavras estão sendo esvaziadas de sentido.

Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para coonestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova, uma novi-língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista que está se consolidando no horizonte. Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem, de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o populismo e o simplismo.

Lula será eleito por uma oposição mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em "a favor" do povo e "contra", recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade do mundo atual. Teremos o "sim" e o "não", teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos a volta da oposição mundo x Brasil, nacional x internacional.

A esquematização dos conceitos, o empobrecimento da linguagem visa à formação de um novo ethos político no país, que favoreça o voluntarismo e legitime o governo de um Lula 2 e um Garotinho depois.
Assim como vivemos (por sorte...) há três anos sem governo algum, apenas vogando ao vento da bonança financeira mundial, só espero que a consolidação da economia brasileira resista ao cerco político-ideológico de dogmas boçais e impeça a desconstrução antidemocrática. As coisas são mais democráticas que os homens. Alguns otimistas dizem: "Não... este maremoto de mentiras nos dará uma fome de verdades!". Não creio. Vamos ficar viciados na mentira corrente, vamos falar por antônimos.>Ficaremos mais cínicos, mais egoístas, mais burros.

O Lula reeleito será a prova de que os delitos compensaram. A mentira será verdade, e a novi-língua estará consagrada. É amigos. Este texto deve se transformar na maior corrente que a internet já viu. Talvez assim, possamos nós, que não somos burros não, mais uma vez salvar o brasil. Passe para quantas pessoas você puder. Se você é brasileiro e gosta de seu País, faça algo por ele. Essa é a hora.

Arnaldo Jabour, jornalista

2006-09-30 23:24:42 · 8 respostas · perguntado por zeca do trombone 5 em Governo e Política Lei e Ética

8 respostas

Esqueça o Lula, os corruPTos, os incomPeTentes, os retrógrados, sua lembrança faz mal para os neurônios, sua evocação nos apequena, nos amesquinha, é um vírus que destrói nosso cérebro.

Pense grande, pense p´ra frente, para o progresso, para crescimento do Brasil, para a restauração da moralidade, para a valorização do caráter, vote em Alckmin.

Lula já era, Alckmin vencerá o 2º turno.

Felizmente, alvíssaras, Lula já era, xô, passa, coisa ruim.

Alckmin vencerá o 2º turno

2006-10-03 05:42:23 · answer #1 · answered by podocarpo 7 · 0 0

Tirar eles de lá! Alckmin neles!

2006-10-01 08:17:40 · answer #2 · answered by Justina 6 · 0 0

Na televisão
Na maior emissora de TV do país, o clima na redação não é diferente. Na semana passada, a Rede Globo não falou, em nenhum momento, que 70% das ambulâncias da Planam foram liberadas durante a gestão do PSDB, quando Serra estava à frente do Ministério da Saúde. A emissora também não enviou uma equipe até Piracicaba, para investigar Abel Pereira e as suspeitas que pesam sobre o ex-secretário-executivo de José Serra e atual prefeito da cidade, Barjas Negri. Durante a crise do mensalão, a emissora colocou repórteres investigando a fundo as denúncias contra Antônio Palloci em Ribeirão Preto. Mas Piracicaba parece que foi “esquecida” desta vez.
Segundo os repórteres de uma das revistas semanais de maior circulação, há uma clara diferença de comportamento entre o período "padrão" e os períodos de “crise”. As informações chegam, são apresentadas pela equipe de reportagem, mas não ganham continuidade na pauta.

“Não há uma ordem explícita. Mas quando chega a hora do fechamento, é só olhar para o espelho. Há seis páginas para falar da crise que envolve o PT e duas colunas pra dizer que há alguma suspeita sobre o PSDB”, conta um jornalista. “Há pequenos boicotes internos e você nunca sabe se isso é voluntário”, diz outro. “Você até tenta furar o bloqueio. Apura, mostra, mas a pauta não anda. É inexplicável”, completa.
Com didatismo, a emissora relaciona o presidente Lula e os corruptos de seu governo e do partido envolvidos com a história do dossiê. O mesmo não acontece com Serra, Negri, Pereira, Vedoin e os deputados mensaleiros do Mato Grosso, que na época eram do PSDB. A pergunta que o telespectador se faz é: “Lula não sabia de nada?”. Mas ao eleitor não é dada a chance de se perguntar: “E Serra, não sabia de Abel? Se Barjas Negri era seu braço direito, como Serra não sabia dos sanguessugas atuando ali tão perto?”
Vou votar no Lula pois a minha vida melhorou no mandato dele e por que ao contrario do Alckuimim que não deixou que 60 digo 60 CPis fossem investigadas em seu governo o Lula não protegeu ninguem, vote no Alcimim que com certeza a roubalheira vai piorar mas vc não vai ver pois ele vai colocar tudo depaixo do tapete. e as pessoas desinformadas vão achar que diminuiu a corrupção...é o que eu digo se quizer ser enganado...é isso é uma democracia.

2006-10-01 08:14:45 · answer #3 · answered by rrclaudio 2 · 0 0

Tirá-los de lá.

2006-10-01 07:52:33 · answer #4 · answered by gil 5 · 0 0

Nós temos os ladrões, "políticos que merecemos, não lutamos, não exigimos nossos direitos, não cobramos nada do governo, o máximo que vemos é uma ou outra categoria reivindicando aumento em passeatas, enquanto não exigirmos nossos direitos, pessoas continuaram morrendo nas filas do INSS, ou antes de chegar a chance de ser atendido, já que marcam exames para até mais de um ano, (coisa absurda), não reivindicamos nossos direitos, não exigimos que promessas de candidatos tinha que ser reconhecida em cartório, e se não cumprisse, sairia do cargo, que deputados, senadores e vereadores tem que trabalhar todo dia e o dia inteiro com pena de perder o cargo ou pelo menos ser descontado no salário as faltas e atrasos deles, em vez de pagar dobrado nas férias por eles não terem cumprido o trabalho deles, que eles trabalhassem sem salário nenhum. e tantas outras coisas que precisam ser mudadas.

2006-10-01 07:47:43 · answer #5 · answered by marceloenterprise2003 6 · 0 0

quanto mais gente desonesta tem no governo mais dificil é controlar isto, claro!

e o pior é que o povo pensa: se eles podem porque eu nao posso?

entao ignore as pesquisas e de um voto de verdadiro protesto: vote em quem nao é desonesto procure se informar mas nao vote nulo porque estara facilitando que eles ganahem a eleicao com menos votos. em alguns casos no primeiro turno!

2006-10-01 07:33:09 · answer #6 · answered by Ariane 4 · 0 0

manda eles embora! afinal não somos os patrões?

2006-10-01 06:45:53 · answer #7 · answered by Martin 2 · 0 0

Se você é contra LULA só votar no oposto a ele você tem essa opção

2006-10-01 06:37:51 · answer #8 · answered by thuthukinho_43 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers