conheço, ja li algumas coisas mas... como a interpretação é livre, cada estudioso, com suas crenças, irá desvendar nostradamus na sua especialidade.... e uma frase apenas pode gerar coicidencias historicas em varias epocas da nossa existencia...
2006-09-30 17:51:51
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
esta ai porem não acredito....
Michel de Nostredame, mais conhecido sob o nome de Nostradamus, foi um médico da Renascença que praticava a astrologia e a alquimia (como muitos dos médicos do século XVI). Nasceu em 14 de dezembro de 1503 em Saint-Rémy-de-Provence; sofrendo de Epilepsia psíquica, de gota e de insuficiência cardíaca, morreu em 2 de julho de 1566 em Salon-de-Provence, vítima de um edema cárdio-pulmonar.
Ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência. Escreveu um livro de centúrias, versos codificados que seriam previsões do futuro.
As Profecias de Nostradamus encontram-se ligadas à história do catolicismo, nos prefácios Nostradamus aponta esta preocupação claramente. Foi considerado como homem erudito, um homem além de seu tempo e aliava-se ao fato de conhecer o latim e o grego que o possibilitava a obter conhecimentos de fontes importantes. Sua grande erudição, conhecimentos de astrologia e astronomia aliado a uma intuição, parece que permitiam um raciocínio bastante acurado a respeito do futuro. De qualquer forma, gerou um impacto em milhões de pessoas que vem se pondo em contato com seus escritos nesses quase quinhentos anos.
Teve contatos com três reis de França (Henrique II, Francisco II e Carlos IX), graças a rainha Catarina de Médicis, esposa do primeiro e mãe dos seguintes. Há indícios que tenha se formado em Medicina, mas dedicou muito do seu tempo ao estudo da Astrologia, Alquimia, Literatura e Teologia. Há rumores que muito jovem, depois de aprender latim, grego e hebraico, começou a sua carreira como médico, permanecendo durante quatro anos em Bordeaux, onde combateu uma epidemia de peste em condições bastante precárias. Mas essa mesma peste condenou-o a ficar sem família, e por isso resolveu viajar para Itália. Nos seus versos pode-se ver citações de autores como Plutarco, Platão, Jamblico entre os filosofos gregos. Muitas destas informações foram coletadas pelo grupo Nostradamus Research Group abreviadamente NRG que tendo a maioria de seus mebros na Europa, pode pesquisar "in loco". Esse grupo pode aclarar muitas lendas e folclores que cercam a personalidade de Nostradamus.
Entretanto, casou numa pequena cidade, com uma viúva de nome Anna Gemella, de quem teve seis filhos. Foi nessa altura que começou a escrever as suas Centúrias e quando já tinha boa fama por publicar anualmente almanaques que tinha muito de astrologia, um livro de receitas, principalmente de cosméticos e fazer algumas traduções. Também dentro das pesquisas do grupo NRG encontram-se a grande influência do livro de profecias Mirabilis Liber que tinha grande curso na Europa medieval e de seu amigo François Rabelais, que se tornou famoso escritor.
Num curto espaço de tempo, as suas profecias tornaram-se conhecidas, com os acertos que encontravam com relação aos acontecimentos. O Rei Henrique II convidou-o a fazer uma viagem até Paris 1556 cidade que ficava distante um mês em viagem por carruagem da Provença (Salon) onde ele residia. Ele pode conhecer seus filhos: Francisco II e Carlos IX), que se tornaram reis mas viveram pouco e governaram sob a regencia de sua mãe Catarina, com a morte do rei, três anos depois (prevista na Centúria I-35), Quadra essa que trouxe muita fama ao vidente.
Foi nesse período que a estrela de Nostradamus brilhou com maior intensidade. A sua fama de adivinho ultrapassou as fronteiras do seu país natal; de todos os cantos da Europa chegavam celebridades que o procuravam para conhecer o futuro, ou simplesmente para o conhecer pessoalmente. A saúde do profeta começa a ser abalada, não acompanhando o brilho da sua fama. Seus livros são editados na Itália e na Alemanha.
Sofrendo de gota e artrite, piorou em meados de 1566. No dia 1 de Julho desse mesmo ano, chama um criado e pede-lhe que arrume o quarto, dizendo: «Não estarei vivo no alvorecer do próximo dia.» E assim aconteceu.
Nostradamus morreu no dia 2 de Julho de 1566 exatamente no 183º dias contado a partir do inicio ano e que corresponde a metade do ano.
Os restos mortais do profeta foram trasladados para uma outra igreja em Salon (a Igreja de São Lourenço) onde permanecem até hoje.
Suas profecias compõe-se de 942 quadras em versos métricos decassílabos, reunidas em grupos de cem, dai o nome de centúrias. Foram publicadas em várias ocasiões; uma pequena parte em 1555, outra em 1557, sendo que das três últimas centúrias conhecemos apenas edições póstumas. Devido a fama que Nostradamus veio obtendo ao longo do tempo, muitos charlatões tentaram falsificar quadras e versos para fazer dinheiro. Na biblioteca de Paris existem alguns livros escritos entre 1600 e 1900 que usam descaradamente o nome do sábio. O grupo NRG só reconhece como originais estas citadas. Infelizmente o dinheiro foi o rumo que procuraram muitas obras que falam do sábio e de sua obra, sem se importar realmente em descobrir quem era Nostradamus e o que desejava de fato.
Durante cerca de dez anos ele publicou um almanaque anual, com fatos astrológicos, informações variadas e milhares de presságios. Alguns presságios escritos em verso mais precisamente cento e quarenta e um foram estudados em separado por serem muito similares as quadras das Profecias, mas eles são em muito pequeno número em relação ao todo. Exegetas que estudaram esta parte de seu trabalho afirmam que se tratavam de acontecimentos na sua época ou próximos, e portanto, de pouco valor para a época presente.
Segundo os entusiastas, Nostradamus teria previsto, entre outras coisas, a queda da União Soviética na quadra em que diz "Um dia serão amigos os dois grandes chefes...". No entanto, os ceticos apontam que essas "previsões" só são interpretadas corretamente depois dos fatos, nunca antes.
Astrologicamente pode-se ver que algumas quadras previam conjunções de planetas em datas futuras e respondem bem aos fatos que aconteceram naquelas datas.
Pesquisadores sérios de Universidades muito conhecidas como Ottawa, Cambridge, Sobborne desenvolveram uma teoria que as quadras de Nostradamus se baseavam num fato histórico anterior a sua obra e inspiravam as quadras. O grupo NRG pesquisando com seriedade já detectou mais de cinquenta destes fatos que passou a ser chamado de ponto de partida. Algumas citações de Plutarco, um historiador grego são literais, outras do historiador romano Suetonio, outras do Mirabilis Liber etc.
2006-10-01 01:21:51
·
answer #4
·
answered by jaime siqueira 3
·
0⤊
1⤋