Eu também sou assim.Mas estou conseguindo mudar.Primeiro antes de qualquer apresentação faço um relaxamento, respirando bem fundo e pensando em minhas qualidades e capacidades.E quando expiro jogo fora meu medo e minha insegurança.Quando estou me apresentando, penso que se eu estou ali, exercendo aquele papel é porque eu sou capaz, ao contrário, não estaria ali.Penso que quem está me escutando não está ali para me julgar e sim para aprender comigo.Por isso me dedico bastante ao assunto, e na hora estou segura do que irei falar.Acredite em você mesma, e antes de se expressar respire fundo e mantenha a calma!
2006-09-30 14:10:16
·
answer #1
·
answered by Otávio W 1
·
0⤊
0⤋
Fatos:
--Timidez geralmente e escondida. Somente uma pequena porcentagem de timidos aparentam ser obviamente "doentes" quando interagindo. Mas todos sofrem internamente.
--Algumas pessoas nascem com uma inclinação temperamental a timidez. Mas mesmo genetica nao determina que alguem passara a vida a evitar olhar nos olhos dos outros. Timidez entao tambem depende muito de criacao dos pais.
--A maioria da timidez e adquirida durante as experiencias da vida.
--Existe um mecanismo de neurobiologia da timidez. Ao menos três centros do cérebro que medem o medo e a ansiedade orquestram a reacao corporal que reconhecemos como timidez. Pense nessa reacao como de medo generalizado.
--A incidência de timidez varia entre países. Os Israelenses parecem ser os habitantes menos timidos do mundo. Fator que contribui vitalmente para essa ocorrencia: Estilos culturais de atribuir elogio e culpa as criancas.
--Timidez tem custo enorme para individuos de todas as idades, especialmente em culturas ocidentais.
--Timidez tem em fato valor de sobrevivência.
--Apesar dos aspectos biologicos da timidez, existem agora maneiras especificas e bem documentadas de superar seus efeitos adversos.
A solução
Toda pessoa tímida acredita que timidez é um problema situado exclusivamente dentro de si. Mas pesquisa sugere que a solução a timidez se encontra fora de si. Para quebrar livre da prisão que e a timidez, você deve parar de ficar somente encucado em suas insegurancas e tornar-se mais ciente das pessoas ao seu redor.
Pesquisas extensivas reconheceram um grupo de pessoas que passaram a chamar de timidos bem sucedidos. Essencialmente eles reconhecem que sao timidos. Desenvolveram uma compreensão da natureza e dinâmica da timidez, seu impacto no corpo, e em processos cognitivos e comportamento. E eles tomam acao baseada nesse auto-conhecimento. Os tímidos bem sucedidos superam sua ansiedade social deixando de lado sua excessiva auto-consciencia, ou aquele foco de atenção interno nas coisas que não podem fazer bem (como contar uma piada). Aceitam que não são grandes em conversinha rapida ou que se tornam tao nervosos em situações sociais que não conseguem extrair o que esta dentro de sua mente. Ou que eles estao prestando tanta atencao em seus sentimentos que nao dirigem atencao total a pessoa com qual estao conversando. No lugar de excessiva auto-consciencia, substituem por auto-conhecimento. Ao inves de ficarem ansiosos com seu silencio em conversas, planejam antes o que falar ou praticam fazer perguntas. Chegam cedo em festas para sentir confortáveis em uma nova situacao. Em contraste, as pessoas tímidas nao tao bem sucedidas chegam tarde em um esforço de se enturmar.
O fato é, estes mesmos tipos de estratégias sao empregadas por pessoas que nao sao timidas. Muitos deles desenvolvem um repertorio de jeitinhos para iniciar conversacao. Quando ao redor de outros esperam para recolher informação sobre os que estao falando, e sobre discussoes antes de saltar na conversa. Os tímidos bem sucedidos também tentam crescer em nivel transpessoal, começando a se envolver na vida de outros. Pode-se comecar em pequenas etapas como interagindo com um vendedor, agradecendo pelo servico. Isto cría um ambiente social favorável para interações positivas. Em uma escala maior, e incentivado o trabalho voluntario. Uma vez que tímidos focalizem-se mais externamente na vidas de outros, a timidez ja nao pode controla-los.
Os timidos bem sucedidos não mudam quem são. Mudam a maneira que pensam e as ações que tomam. Não há nada de errado em ser tímido. Em fato, se e acreditado que o que a sociedade moderna necessita nao e menos timidez, mas um pouco mais.
2006-09-30 22:02:57
·
answer #2
·
answered by Ana M 3
·
1⤊
0⤋
Primeira coisa: procure se inteirar do assunto em questão. E procure dominá-lo. Se você estiver insegura acerca do assunto certamente ficará mais nervosa.
Segundo: Ensaiar em voz alta ajuda. Procure ouvir sua voz. Respiração. E lembre-se que as pausas são tão ou mais importantes do que o que você está falando. Dá cadência e intelegibilidade ao que se diz.
Terceiro: evite começar qualquer apresentação pedindo desculpas. Não critique seu trabalho, haverá muitas pessoas querendo fazer isso.
Quarto: esqueça o público. E imagine que você está representando um papel. Isso ajuda.
Quinto: se tiver oportunidade tente cantar em um coral. Isto ajuda a colocar melhor a voz e a se soltar em público.
Sexto: respire...respire... respire... relaxando o diafragma (e não arfando o peito, movimentando-o) é a melhor maneira de se concentrar e relaxar.
Espero que ajude.
2006-09-30 20:51:44
·
answer #3
·
answered by polyhedra 4
·
1⤊
0⤋
Tem pessoas que tem o dom da palavra e outras que sabem ouvir as duas são imprescindiveis na sociedade.
2006-09-30 20:50:59
·
answer #4
·
answered by yu 3
·
1⤊
0⤋
Monalisa:
Perder timidez de falar em público é igual como perder virgindade.
Vai aos poucos. Vai indo, indo e..... falou.
Tenha em mente que o público ouvinte QUER ouvir, está lá exatamente para OUVIR o que você tem a dizer, portanto, será bem aceita.
Beijos discursivos.
2006-09-30 22:59:10
·
answer #5
·
answered by DISCÍPULO 7
·
0⤊
0⤋
Há livros sobre como falar em público. Procure o livro do psicólogo Daniel Goleman, PhD, sobre "Inteligência Emocional". Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas.
2006-09-30 21:20:14
·
answer #6
·
answered by Abacate 7
·
0⤊
0⤋
Tem sim. Procure um curso de oratória.Fica fácil, porque no início do curso, todos os alunos irão gaguejar, alguns até param no meio, mas como todos estão aprendendo, a turma se descontrai e em pouco tempo, estão dando "banho" em oratória.
Foi assim comigo, hoje sou um papagaio.
2006-09-30 21:04:26
·
answer #7
·
answered by Gabriel VI 7
·
0⤊
0⤋
olá, primeiramente, quero lhe dizer que existem muitas pessoas que são tímidas como você... e que você (se quizer, é claro) pode vencer isso!!
acho que para você deixar de lado a sua timidez, você pode:
*olhar para alguém que você goste, confie, uma amiga por exemplo, e explicar, ou dar a sua opnião, como se você estivesse falando pra ela.
**tentar falar olhando para o nada, como se não tivesse ninguém perto de você.
***você tem que lembrar que todos que estão ali, com você, também são estudantes e também podem ter essa timidez que você relatou acima...
**** talvez sua timidez seja por medo de errar... lembre-se: "errar é humano".
*****ninguém está lá pra te julgar, nem "zuar" com a sua cara...
****** tenha confiança, convidção em você mesma, e acima de tudo coragem... você pode, e consegue!!!
tente sem medo dos outros, fale, não precisa ter medo, fale... com coragem, fale, fale, fale... não precisa falar muito na primeira vez, comece aos poucos, mas teha coragem e fale...
tudo depende de você encarar os outros e o seu "eu" interior e vencer esse medo, essa vergonha de falar em público... isso é emocional... e as emoções são suas, portanto é você quem MANDA!!!
Boa sorte no seu proíximo trabalho e sua próxima apresentação!!!
2006-09-30 21:03:18
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A primeira coisa a fazer é reconhecer que este problema existe e está incomodando você.
Em segundo lugar você deve enfrentá-lo. Declarar uma guerra contra a timidez que te incomoda. Trace suas estratégias, use suas armas e, principalmente, conheça o inimigo. Busque aliados, se precisar de ajuda.
No começo é difícil. Pode se tornar um processo longo e demorado. Mas, cada pequena vitória lhe dará força e ânimo para seguir em frente. O importante é você querer e acreditar que isso é possível!! Sim!!
Já passei exatamente por isso que você descreveu e foram os trabalhos de faculdade que me disseram que já tinha passado da hora de enfrentar o problema.
Hoje sou muito mais feliz.
Você também pode ser.
Força e coragem!
2006-09-30 20:58:12
·
answer #9
·
answered by Luke Lun 3
·
0⤊
0⤋
1º Treina na frente do espelho
2º Treina na frente da familia ai vc já vai se acostumando a passar vergonha caso vc fassa algo de errado...
3º Vai pra facul.
E se não melhorar não liga,esse é seu jeito e ninguem vai tirar isso.
Vc é assim e ponto final.
Ninguem tem nada a ver com isso,e se mexerem com vc ignore se mostre superior,msm se vc conseguir falar e os outros tirarem com vc.
Esses ai q geralmente tiram com os outros fazem isso justamente pq não tem a capacidade de fazer o msm,então ficam com inveja e ficam zuando.
Boa sorte pra vc...
Tente seguir os passos acima pq eles são agarantidos pelas organizações tabajara,rsrsrs...
Fuiiiiiiiiii
2006-09-30 20:54:37
·
answer #10
·
answered by Rodney 2
·
0⤊
0⤋