English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-30 07:55:29 · 2 respostas · perguntado por Gogorito 1 em Ciências Sociais Sociologia

2 respostas

REABILITAÇÃO INTESTINAL DO LESADO MEDULAR


José Carlos Morais
jcmorais@nitnet.com.br


Vamos falar mais especificamente sobre reabilitação intestinal. Meu amigo X, que mora no interior de São Paulo, ligou-me semana passada, elogiando a coluna e pedindo que falasse sobre este assunto, já que ele tem tendências a ser constipado (intestino preso) e a ter dificuldade para controlar o seu intestino. Prezado X, esta tendência é a da grande maioria do chumbado medular. Vamos às dicas:

A primeira dica é sobre como combater a constipação intestinal. A melhor maneira é através de uma dieta adequada que inclua comidas ricas em resíduos (laranja, mamão, verduras, arroz integral, cereais, ameixa preta, etc.); você pode acrescentar biscoitos enriquecidos com fibras (existem várias marcas) ou utilizar medicamentos naturais a base de fibras. NUNCA UTILIZE LAXATIVOS, como agarol, dulcolax, pois você não terá controle sobre o seu intestino e ficará dependente do uso desses remédios.

A segunda dica é escolher a melhor hora do dia para a sua evacuação. Isto é muito individual e vai depender de suas atividades diárias. Se você acorda sempre atrasado, deixe o cocô para o final da tarde quando você chegar em casa. O importante é criar o hábito do horário para tentar automatizar o seu intestino.

A terceira dica é como facilitar a evacuação. Você pode utilizar um supositório de glicerina (NUNCA USE SUPOSITÓRIOS LAXATIVOS) para lubrificar e melhorar o esvaziamento. Coloque de ½ a 1 hora antes da hora pretendida para evacuar. Ao sentar no vaso faça massagens na barriga de cima para baixo do lado esquerdo e em direção a bexiga; as manobras de compressão da bexiga também ajudam a esvaziar o intestino. Você pode utilizar manobras de estimulação da borda do ânus (com uma luva ou simplesmente com uma proteção para o dedo). De preferência coloque uma tábua acolchoada no vaso sanitário para evitar escaras.

Se você não tem condições de fazer transferência para o vaso e evacua na cama, fique de lado e proteja a cama com um pano. JAMAIS USE COMADRE, pois ela também pode provocar escaras.

Se sua bexiga está muito cheia e você tem dificuldade de esvaziá-la, isto pode significar que o reto (parte final do intestino) esteja repleto de fezes e impedindo a micção. Neste caso, sente no vaso, e comprima a bexiga cheia; o seu esvaziamento acarretará na evacuação. Se ao fazer cateterismo vesical (passar sonda na bexiga) sair um volume de urina muito maior que o habitual, cheque o seu intestino.

Alguns chumbados reservam um dia por semana para a limpeza total do seu intestino, tomando purgantes ou fazendo lavagens intestinais - O DIA DO COCÔ, como ficou conhecido, DEVE TER O SEU USO CONDENADO. · Se você fica muito tempo sem evacuar (uma semana ou mais) você pode ter complicações, como a formação de fecalomas (fezes duras e compactas) que impedem a evacuação. Fonte: Este texto, publicado aqui sob a autorização do autor, foi extraído da coluna CHUMBADICAS, do jornal SuperAção, do Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro. *O autor é Vice-presidente do CVI-RJ e professor da Faculdade de Medicina da UFRJ.

2006-10-01 07:31:39 · answer #1 · answered by Skywalker 7 · 3 0

NAO !!!!!!!!!MAS DEVE SER MUITO DIFICIL !!!!!!!!!

2006-10-04 07:34:52 · answer #2 · answered by tevez 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers