Lula tomou a 'franquia da compra de votos com comida', diz FT
O jornal britânico Financial Times (FT), principal jornal de finanças e economia da Europa, diz em sua edição deste sábado que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se apossou da "franquia de compra de votos com comida" que pertencia a oligarcas políticos do norte e nordeste do país.
Em artigo intitulado "Lula prestes a recolher rica recompensa por esforço de aliviar pobreza", o jornal diz que a ajuda financeira concedida às camadas mais carentes graças ao Bolsa Família e outros programas de transferência de renda deve garantir os votos dos eleitores pobres nas eleições deste domingo.
O jornal diz que o sucesso desses programas teria beneficiado 12 milhões de famílias e aumentado o poder de consumo das populações mais pobres, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
Esse sucesso teria causado uma transferência em massa de votos do PMDB e PFL para o PT. "Essa transferência foi particularmente forte na Bahia e outros estados pobres", diz o jornal.
"No passado, líderes de partidos como o PFL direcionavam os votos dos pobres como em sociedades feudais, muitas vezes 'comprando' votos com distribuição de comida."
O FT diz que "essa franquia foi transferida em massa para o governo de Lula graças a programas como o Bolsa Família".
O jornal também aponta para o "paradoxo do governo Lula", para a forma como ele teria conseguido "ser tão popular entre os pobres, enquanto fracassa ao tentar estimular o crescimento que o país precisa para garantir a prosperidade das pessoas a longo prazo".
'Chocante contradição'
O jornal espanhol El País traz um texto opinativo sobre as eleições e o sistema político brasileiro, onde se daria "uma chocante contradição".
"Por um lado há o avanço das instituições representativas, o que se reflete no fato desta próxima eleição presidencial ser a quinta consecutiva, circunstância insólita nos últimos 60 anos (...) A administração eleitoral é exemplar, com urnas eletrônicas e a eliminação de qualquer suspeita de fraude", diz o artigo, assinado pelo cientista político Manuel Alcántara Sáez, catedrático da Universidade de Salamanca.
"Pelo outro lado", diz o autor, "a representação proporcional (...) produz Câmaras muito fragmentadas, onde nenhum partido alcança mais de 20% das cadeiras faz anos e os índices de decomposição dos partidos e de trocas partidárias são muito elevados, o que obriga o Executivo a abrir numerosos processos de negociação, as vezes com indivíduos isolados".
"Por isso", conclui Sáez, Lula "será obrigado a conseguir o sempre difícil apoio de quatro ou cinco partidos que giram em torno do PT".
2006-09-30
03:01:30
·
18 respostas
·
perguntado por
zeca do trombone
5
em
Governo e Política
➔ Política
realmente, o bolsa família é uma forma corrupta de conseguir votos a uma maneira legal, como Cristovam disse no debate. E porque as pessoas se acomodam sabendo que todo mês vão ganhar dinheiro sem precisar trabalhar, e por isso não vão deixar de votar no LULA,
2006-09-30 03:05:59
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A oposição, por não ter o que atacar, u . s . a . três principais argumentos contra o Lula: O primeiro é o de que Lula bebe, e foi exatamente com essa que nosso colega de enquete, tanger, coomeçou. Pois é, parece que estamos num país islamico, onde o fato de a filha do presidente sair com amigos e beber é motivo para não se votar nele... É um argumento vazio, que só serve para encher seus discurssos contra o Lula, mas que não convence ninguém. O segundo é o de que ele é um analfabeto, esse argumento é preconceituoso e estúpido... tão estúpido quanto falar "tem na biografia o fato de nunca ter sentado à mesa, nem para estudar", como se tivesse sido sua escolha ter que trabalhar para não passar fome.... Sinceramente, quem de nós teria competência e coragem para enfrentar o "analfabeto" Lula em um debate sobre qualquer assunto relacionado à polítca? O terceiro é a corrupção flagrada em UMA ALA de seu governo anos atrás, como se a corrupção tivesse sido inventada naquele momento, foi quase isso que a mídia nos passou e era o que ela queria passar.... respondendo ao argumento de ele nunca foi chegado ao batente, ninguém chega à presidência da República, numa democracia, sem ter trabalhado muito na vida... isso digo até para aqueles que nasceram em berço de ouro, imagina pra alguém que, provavelmente, nem berço teve... Não é à toa que o trabalhador brasileiro se enxerga no Lula! E agora, os tucanos que se mordam, é Dilma lá!
2016-12-15 17:17:09
·
answer #2
·
answered by biedrzycki 3
·
0⤊
0⤋
O PT sempre desejou tomar o poder, falo isso pois até a luta armada defendia para chegar ao poder. Segundo o PT ele é o único representante do povo. Passado os anos e o socialismo colapsou, a antiga União Soviética era um estado totalitário onde o alto escalão não se preocupava com o povo, os dois únicos países socialistas de pé hoje são a China(que vive uma transformação para o capitalismo) e Cuba (com o seu ditador no poder idolatrado pelo PT e por alguns). Como pela via armada não colou, porque o brasileiro apesar de tudo o que se fala de ruim é um democrata. Com os dois mandatos de FHC e com Serra não conseguindo conquiatar o eleitor, optaram pela mudança. Uma vez no poder o ideal é aperpetuação no poder; como o governo Lula é confuso, ministros sem um mínimo de colaboração, uns criticam os outros abertamente, a única maneira de conseguir manter essa perpetuação é através da compra de votos.
Uma das maneiras é dizer ao povo que se eu não der a comida o outro não vai dar. Programa social deveria buscar a inclusão e não a exploração. A revista veja já publicou matéria sobre o assunto; a Ação da Cidadania contra a fome, também já se manifestou sobre o número de assistidos maior que o número dos necessitados efetivamente.
O TCU recentemente bloqueou recursos que o governo federal iria liberar, as denúncias não param.
No escândalo dos dossies, todos os envolvidos são do PT.
A imprensa internacional mantém correspondentes aqui e vivendo no país sabem das coisas que ocorrem. Lembremos o fato de um jornalista estrangeiro ser perseguido pelo Planalto porque disse que o presidente bebia demais.
2006-09-30 03:29:40
·
answer #3
·
answered by flalenca jac 2
·
0⤊
0⤋
Na ´política as coisas são assim mesmo, se não faz programas sociais é incompetente, abandonou a população carente e coisas do tipo, se faz, é populista, está iludindo o povo carente com objetivos eleitoreiros e vai por aí. Cabe a cada um tirar suas próprias conclusões sem se deixar levar por artigos maniqueístas de qualquer tendência.
2006-09-30 03:21:29
·
answer #4
·
answered by Peter Kanthropus 5
·
0⤊
0⤋
É triste mais é a realidade, o povo brasileiro prefere receber esmola e ficar na miséria do que trabalhar e subir na vida, aí quem quer subir na vida não consegue porque tem que pagar imposto para financiar a esmola daquele que prefere recebê-la a trabalhar. Eterno ciclo vicioso, o problema é que temos, ainda, mais gente que prefere receber esmola do que gente que quer trabalhar, por isso que o Brasil não anda!
2006-09-30 03:12:18
·
answer #5
·
answered by Si 7
·
0⤊
0⤋
não é dando esmolas que vai resolver o problema. do jeito que vai o Brasil, não demora muito e ficará sem dinheiro para pagar estas bondades.E ai faz o que? Acho que é compra de votos sim... sempre utilizada pelos coronéis no norte e nordeste, e isto é de conhecimento publico ... só não vê quem não quer.
2006-09-30 03:10:56
·
answer #6
·
answered by Vital 4
·
0⤊
0⤋
aquelas bolsas familia, bolsa escola, é tudo pra compra de voto
2006-09-30 03:10:22
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
isso é publico e notório!!!! compram os humildes com um pedaço de pão!!!! enquanto enchem os bolsos com tantos escandalos que não conseguem encobrir!!!!
2006-09-30 03:09:28
·
answer #8
·
answered by sandro m 4
·
0⤊
0⤋
se eles acham isso ta´na hora de os outros procurarem fazer o mesmo nao roubar so´para si ....procurar dividir com a rale´.....
2006-09-30 03:08:57
·
answer #9
·
answered by sparrow 2
·
0⤊
0⤋
Claro!
o pobrinho gosta de receber bolsa isso ou aquilo!
rsrsrsrs
2006-09-30 03:06:59
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Qualquer governante que fizer algo pela população mais carente vai ser taxado de populista e de comprador de votos !
Qualquer um!
2006-09-30 03:04:50
·
answer #11
·
answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7
·
0⤊
0⤋