English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Um meridiano que atravessa o meio do oceano Pacífico , aproximadamente , de polo a polo

2006-09-29 14:24:50 · 4 respostas · perguntado por amigobaré 1 em Ciências e Matemática Geografia

4 respostas

Segue definição de Linha Internacional de Data:
É constituída, pelo meridiano oposto ao Meridiano de Greenwich (defasado de 180°) e que na sua quase totalidade atravessa o Oceano Pacífico. Ao ultrapassar essa linha, temos que alterar a data para o dia anterior se estivermos indo para leste, ou para o dia seguinte, se estivermos indo para oeste, mas a hora para os dois dias permanece exatamente igual.

2006-09-29 14:54:13 · answer #1 · answered by Marcia 3 · 0 0

LINHA QUE MARCA A PASSAGEM DOS DIAS.É UMA LINHA IMAGINÁRIA LONGITUDINAL QUE É OPOSTA AO MERIDIANO DE GREN...

2006-10-03 19:04:06 · answer #2 · answered by Clayton G 2 · 0 0

No ano de 1884 D.C. (século XIX) foi realizada em Washington, nos Estados Unidos, uma conferência internacional que determinou que em nosso planeta haveria um único "Dia Universal", com início à zero hora GMT (Greenwich Meridian Time), de Greenwich, Inglaterra.
Portanto, oficialmente, todas as passagens de ano realizam-se sempre no instante em que no dia 31 de Dezembro, no Meridiano de Greenwich, passa-se de 23:59 para 0:00 do dia 1 de Janeiro.
Ou seja, por este tratado de Washington, não existe uma passagem de ano para quem está na Inglaterra e, 3 horas depois, uma outra para quem está em Brasília.
As passagens de ano sempre serão aquelas dadas pela hora de Greenwich (mas é claro que não é por isso que todos os povos deixam de comemorar o ano novo à 0:00 de 1o. de Janeiro de seu país, já é uma tradição comemorar de acordo com a hora de seu país).
Para adaptar todos os pontos do globo ao horário universal de Greenwich foram estabelecidas ainda 24 zonas horárias, tanto a leste quanto a oeste de Greenwich e a Linha Internacional de Data.
Imagine só o problema de termos o dia raiando as 7:00 da manhã em Londres - por onde passa Greenwich - e nesta mesma hora, as 7:00 da manhã, o sol se pondo no Japão! Certamente ninguém iria entender mais nada!
Então, de acordo com estes fusos horários, a Leste temos os relógios adiantados em relação a Greenwich.
E a Oeste, onde fica o Brasil, os relógios estão atrasados em relação ao horário em Greenwich.
A princípio, cada fuso horário deveria corresponder a um espaço correspondente a um espaço que compreenda 15 graus de Longitude da Terra Porém, a hora local é decisão política dos países.
Eles podem estabelecer hora e zonas horárias sempre em relação a Greenwich, para facilitar a comunicação entre sua população e o andamento da economia local.
A China, por exemplo, imensa, tem só uma zona horária.
E o Brasil, que tem 4 fusos horários optou unir todo o seu litoral e a região Centro-Oeste (por onde circula quase 85% da economia nacional) em um único fuso horário, onde na realidade deveria haver dois fusos.
Os leitores mais atentos aos noticiários, já devem ter reparado que em todos os anos é possível ver a "mesma reportagem da televisão" sobre o problema do horário de abertura e fechamento dos bancos em duas cidades brasileiras que ficam em dois estados distintos (que por sinal têm horários diferentes por causa da divisão do Tratado de Greenwich), mas são separadas apenas por uma rua, e que por isso, têm o seu comércio integrado.

2006-10-02 07:18:44 · answer #3 · answered by Zeba 2 · 0 0

É uma linha imaginária traçada sobre a superfície da Terra, cujo objetivo é fixar a troca de data.
Segue aproximadamente o meridiano 190 graus de Greenwich, através do Pacífico, por conveniência , desviando-se ao redor de algumas ilhas.
Na prática, ao atravessarmos essa linha com rumo para o Leste, perde-se um dia e se ganha outro ao cortá-la com rumo para o Oeste.
O viajante que corta a linha, indo da Ásia para a América, repete o mesmo dia e o viajante que vai da América para a Ásia, passa de um dia ao seguinte, no momento de cruzar a linha internacional.
Em síntese, no sistema há um determinado ponto em que teoricamente o Domingo e a Segunda se encontram.
A Leste desse ponto é um dia e a Oeste outro.
A escolha desse lugar não segue nenhum conceito cientifico, apenas, por convenção, em virtude de ser um dos pontos menos habitados do planeta, causa menos problemas a maioria dos terráqueos.

Neste endereço você encontra a DEMONSTRAÇÃO GRÁFICA DO SISTEMA http://www.cienciaesaude.com.br/convencoes/linhaintdata.htm

2006-09-30 04:19:17 · answer #4 · answered by ? 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers