English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-29 07:21:26 · 12 respostas · perguntado por Emanuel Antonio 2 em Governo e Política Eleições

12 respostas

VOMITANDO PATRANHAS
Por Bruno Costa em 29/09/2006

O debate presidencial acontecido ontem, dia 28 de Setembro de 2006, foi um verdadeiro “Cirque du Soleil” para a comunidade intelectual brasileira. Mas nesse picadeiro, faltou o palhaço principal – O Lula. Cadê o Lula? Já era de se esperar. Durante o debate, eu me pegava arregalando os olhos para cima e para a direita, quase que imperceptivelmente, tentando encontrar a mais plausível justificativa para a sua ausência. Resultado: Não consegui dormir. Tinha que tentar tapear a minha mente com o uso de subterfúgios, a fim de não amplificar ainda mais o meu estado de repúdio para com o atual governo brasileiro.

Eu não podia esperar pelas justificativas nos jornais de amanhã. Tinha que praticar um pouco de auto-sugestionamento naquele momento! Minha mulher percebendo minha inquietação, sugeriu: “- Meu amor, toma um calmante e relaxa!’. Até que não seria má idéia tomar um anestésico que entorpecesse a minha consciência e me fizesse dormir. Mas um sentimento maior de angústia me tomou de súbito. Me recusei. E me recuso. Não quero perecer como um peru de ceia de natal que é embebedado antes de ter seu pescoço degolado.

Confesso que a cada segundo, pairavam sobre minha cabeça, as mais esdrúxulas razões sob às quais teriam impossibilitado o Sr. Lula de ter comparecido ao segundo maior espetáculo da “Democracia”. Imaginei inicialmente que o MEDO poderia ter-lhe imobilizado as pernas ao perceber sua inócua e insubstancial capacidade retórico argumentativa – fruto de uma educação limitada e sincretismo tardio. Ou seria pelo simples fato dele estar deveras envergonhado com toda a roubalheira e corrupção que tanto caracterizou seu governo?

Meus caros, não quero que pensem que fui infectado pelo vírus militante esquerdista propagado pela D. Heloísa Helena. A verdade é que, às vezes, temos aquela dor de barriga que nem Luftal resolve! Pensem comigo: Um limão estragado com uma cachaça de baixa qualidade não seria uma boa justificativa para uma falta? Ou talvez o leite de coco da batida de antes de ontem? No final das contas, o Sr. Lula impossibilitou que o povo brasileiro pudesse assistir a seu show de “idéias”. Ou seria melhor chamar de show de “horrores”? Pensando por este lado, eu só poderia agradecê-lo por não ter comparecido.

Opa! Lá vem o vírus de novo. Confesso que ainda habita em mim uma singela áurea do espírito esquerdista militante crítico e contestador que tanto tem nos provocado por todos esses anos. Mas não quero ser que nem a D. Heloísa – quem fez arrepiar-me os pêlos do braço [e que digo de passagem, são muitos] ao condenar o lead jornalístico da Rede Globo.

Estava tudo preparado, até o matemático da zebrinha foi solicitado para criar um processo que fizesse jus à democracia. O lead estava lá: “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Por quê?”; só faltava o tal do “Como?”. E supostamente era para isso que lá estavam os principais candidatos à presidência da república e seus respectivos telespectadores. Precisávamos ouvir de suas próprias bocas, pelo menos a mais basilar proposta de metas que fizesse materializar em nossas mentes o caminho do desenvolvimento econômico-social de nosso país. Em contrapartida, a D. Heloísa, ao invés de tentar explicar o tão esperado ”Como?”, tratou por acorrentar o foco do debate nos apontamentos de erros e mazelas tão conhecidos pela sociedade brasileira.

Já estamos cheios disso. Não precisamos que quem seria responsável por nos comandar para o futuro, vá à televisão, para nos castigar com nossos próprios problemas. Isso já sabemos de cor e salteado. Basta assistir aos telejornais. Queremos SOLUÇÕES. Queremos o “COMO”! A grande verdade é que a real militância esquerdista intelectual acabou sendo prostituída por um baixo escalão de pessoas que tentaram se levantar pelo mal do “achismo” e pela frustração epidêmica do povo brasileiro. É claro que a emoção é necessária e fundamental em qualquer processo humano. Mas sem um suporte racional, metodológico e científico por detrás, esta não nos adianta de nada. Somente nos gera mais frustração.

A energia comunicativa da D. Heloísa Helena, visivelmente incrustada em sua personalidade, por algum motivo me fez adentrar ainda mais fundo no estado de decepção que sinto todas as vezes que viro os olhos para o meu país. Acredito que a sua energia deveria ter sido melhor aproveitada na discussão do PLANEJAMENTO e da execução de novas soluções. Não digo, tampouco, que a simpática e emotiva D. Heloísa não tenha lá seus planos. Andei vasculhando seu Web site e até achei interessante. Achei-o também substancialmente nutritivo e muito parecido com o dos outros candidatos, no que diz respeito aos pontos de ataque da problemática brasileira. Visivelmente, todos os que lá estavam sabiam muito bem da situação atual do Brasil. Entretanto, talvez por uma certa limitação interpretativa minha, ou comunicativa dela, não fui capaz de perceber o seu “Como”. Teria sido fruto de uma estratégia para eliminar o Lula, ir para o segundo turno e somente depois abrir o jogo? Odeio clichês, mas nessas horas: “Não se sabe o que se passa na cabeça de fulano”.

Precisamos de gente PREPARADA, não de gente “porreta”. Vale lembrar que a “porretisse” que me refiro sugere propriamente o sentido conotativo da palavra que demonstra a fortaleza espiritual de um indivíduo na superação dos obstáculos da vida. Posso falar isso porque sou nordestino nascido e criado no Maranhão. Porretisse é um dom, mas sozinha não resolve problemas.

Não gostaria de terminar este texto sem antes complementá-lo com uma sugestão para reflexão. Me respondam. Vocês acham realmente que um ÚNICO presidente é capaz de resolver magicamente todos os problemas econômico-sociais brasileiros em um mandato de quatro anos? É claro que não. É preciso UNIDADE e SEQUENCIAMENTO. A segregação ideológica que dá origem aos partidos já não nos enriquece mais. Já não se distingue mais a Esquerda da Direita, o Socialismo do Comunismo. Misturamos caminhos e perdemos o rumo. Vivemos por muito tempo sob um governo de direita que só nos decepcionava. Experimentamos um governo de esquerda que nos atingiu de nocaute. A quem recorrer agora? No local onde deveria se desenvolver um ambiente de idéias, existe apenas uma névoa infrutífera causada pela ganância do dinheiro e da riqueza individual. Me desculpem novamente, mas aqui vale outra máxima: “Unidos somos MUITO, separados não somos NADA!”. Precisamos neste momento de um “Partido BRASIL!”, formado pelos melhores de todas as classes ideológicas. Meus caros compatriotas, pensem comigo: Quão bom seria se pudéssemos ter o apaixonado Sr. Cristovam Buarque cuidando da nossa EDUCAÇÃO, a incisiva D. Heloísa Helena erradicando a detestável CORRUPÇÃO e o metódico Sr. Geraldo Alckmim cuidando do restante do desenvolvimento econômico, social, científico brasileiro? E o Lula... Bom, esse eu deixo à sua própria imaginação.

Sei que esta é uma proposta complicada, principalmente porque resulta em dissolver antiquados preciosismos políticos e culturais fortemente arraigados nas entranhas históricas de nosso país. Veja bem, não estou propondo nenhuma dissolução partidária, mas sim uma melhor integração POLÍTICA. De uma forma ou de outra devemos, antes de tudo, usar um eficiente mecanismo de decantação política. Deixar os “cheios de si” assentarem no fundo e extirpá-los definitivamente. Fazer reluzir os “cheios de nós” – os que querem no fundo de suas almas desenvolver este país.

Não admito mais que se contem estórias de carochinha para o povo brasileiro. Covardia mais repulsiva é aquela que se aproveita da falta de educação de um povo para dele se obter benefícios pessoais. Essa é uma questão de ÉTICA e formação pessoal. Temos engolido repetitivamente os mais diversos tipos de patranhas. Está na hora de vomitar tudo isso. Não há mais espaço no nosso país para “pataratices” e “patarateiros”. É preciso compartilhar opiniões e idéias através do uso desses fantásticos meios de comunicação, sejam eles interativos ou não. Onde é mesmo aquele site de ouvidoria pública? Não importa. O que está lido, está lido. Se está registrado, essa já é outra história.

2006-09-29 07:29:45 · answer #1 · answered by falai 1 · 0 2

Não!! Se você for inteligente não!!

2006-09-29 14:24:41 · answer #2 · answered by Morfeus 3 · 1 0

Votar naquele que distribui de forma insana e irresponsável o bolsa-vale-coxinha pra população menos informada que vai votar nele

2006-09-29 16:43:08 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Não, mas cada um sabe de si.

2006-09-29 15:41:27 · answer #4 · answered by sereia 1 · 0 0

o lula não compareceu ao debate ontem, é sinal que algo esta errado existe por ai ate um ditado que quem cala consente,lula, jamais presidente!!!
POR UM PAIS DECENTE GERALDO PRESIDENTE

2006-09-29 14:37:59 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

sim, afinal ele, nao faz parte dessa corja PSDB, PFL que só quer vê o povo brasileiro, ir cada vez mais pro buraco, aumentando a pobreza, diminuicao das políticas sociais, aumento das privatizacoes.... enfim, Lula nao faz parte dessa cambada de entreguistas que querem vender tudo, PETROBRÁS,BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONÔMICA, dentre outros, Lula é o governo dos menos desfavorecidos e nao da elite, meu voto é dele........ Nao aos Neoliberais...

2006-09-29 14:36:44 · answer #6 · answered by lula sim 1 · 0 0

Não pois ele não presta para nada.

2006-09-29 14:35:40 · answer #7 · answered by MTV Green Day 2012 7 · 0 0

Sim, Lula doi um exemplo de que o Brasil ainda tem jeito.

2006-09-29 14:33:29 · answer #8 · answered by Reinaldo S 1 · 0 0

se vc for inteligente,é claro que não vai votar!!!
eu não voto no Lula,nem que minha mãe pedisse!!!

2006-09-29 14:32:53 · answer #9 · answered by Rafaelly 2 · 0 0

Só se você estiver maluco ou saber que vai morrer até 31/12/06

2006-09-29 14:31:44 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

Se não for por outro motivo: já pensou votar no "Geraldo", na "Heloísa" ou no "Cristóvão"?

2006-09-29 14:30:17 · answer #11 · answered by Mario Souto 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers