Pense em massa com a quantidade de matéria de um corpo e inércia como a propriedade que um corpo tem de manter seu estado de movimento ou repouso a menos que uma força atue sobre ele.
Note que quanto maior a massa maior a inércia de um corpo.
Mas também quanto maior a velocidade maior a inércia também.
Assim para saber se um corpo possui maior inércia que outro deve-se comparar as massas e velocidades.
O corpo de maior massa terá maior inérica que o corpo de menor massa se estiverem parados. Pense em um carro e um caminhão.
Casos há entretanto que um corpo de massa menor possa ter mais inércia que um corpo maior, basta ter uma velocidade muito maior.
Assim quando em movimento tem-se que levar em conta a energia cinética. Qualquer dúvida é só falar.
2006-09-29 06:47:44
·
answer #1
·
answered by polyhedra 4
·
1⤊
1⤋
Massa é uma porção de matéria que ocupa um lugar no espaço.
Inércia é a incapacidade de um corpo de alterar seu próprio estado de movimento, em outras palavras, um corpo não pode por si só acelerar-se ou parar.
Aí você me pergunta: Como é que o carro acelera e para, então? A resposta é que a estrada (o chão) faz força nele (força de atrito). Explico: o carro faz a roda girar a roda faz "força" no chão e o chão "empurra" o carro.
Espero que tenha compreendido.
2006-09-29 10:46:39
·
answer #2
·
answered by AJCF 2
·
1⤊
0⤋
Massa é uma coisa e inercia é outra. Massa de um corpo de um modo simples é o seu peso dividido pela gravidade que o corpo está sujeito. Quando vc sobe na balança você mede sua massa. Inercia é um conceito introduzido por Galileu e finalizado por newton que diz respeito ao movimento dos corpos. O principio da inércia é que um corpo não muda seu estado de movimento a menos que seja aplicado uma força. Existe um conceito chamada de massa inercial que é a massa medida em um sistema referencial inercia. Sistema de referência que segue o princípio da inercia.
Como não sei seu nível em física tentei simplificar a resposta ao máximo, a resposta para um estudante de física seria um pouco diferente.
2006-10-02 17:12:23
·
answer #3
·
answered by alonsocampoi 2
·
0⤊
0⤋
Quanto maior a massa maior sera tambem a inercia de um corpo...
2006-09-29 21:41:40
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Existem dois conceitos distintos de massa. A massa inercial que é uma medida da resistência de um corpo à aceleração e que se define a partir da 2ª lei de Newton, e a massa gravitacional, que é a quantidade de massa que provoca a atracção gravitacional entre corpos e que se define pela Lei da Gravitação Universal.
Até ao momento, todas as experiências realizadas mostram que a massa gravitacional é igual (proporcional) à massa inercial. É por este motivo que a aceleração gravítica de um corpo no vácuo é independente da massa: a quantidade de matéria que causa a aceleração é exactamente igual à quantidade de matéria que resiste à aceleração.
Segundo a 2ª lei de Newton, a massa é igual à razão entre a força aplicada num corpo e a respectiva aceleração.
A unidade SI de massa é o quilograma (kg). É interessante observar que a unidade de quantidade de matéria é o mol, 1 mol contêm 6,022.10²³ partículas de matéria.
Inércia é uma propriedade física da matéria. Considere um corpo não submetido à acção de nenhuma força ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade. Isto significa que, se está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento e a sua velocidade se mantém constante. Tal princípio, formulado pela primeira vez por Galileu e, posteriormente, confirmado por Newton, é conhecido como primeiro princípio da Dinâmica (1ª lei de Newton) ou princípio da Inércia.
Texto retirado de:
2006-09-29 12:39:33
·
answer #5
·
answered by Belphegore 5
·
0⤊
0⤋
a massa é o nº de particulas de um corpo...
m= peso/gravidade( da Terra=9.8)
a inercia é uma força (lei da inercia), que actua num corpo por exemplo: estas a andar no carro a uma velocidade constante... ao travar tu es impulsado para a frente, isso chama-se inercia( ou seja o corpo continua como estava (em movimento neste caso)
2006-09-29 10:51:32
·
answer #6
·
answered by fenix 2
·
0⤊
2⤋
Um fóton com energia E tem momentum de módulo E/c e inércia E/c2.
Se um corpo emite um fóton com energia E, diminui a energia e diminui a massa do corpo das quantidades E e E/c2, respectivamente. Se um corpo absorve um fóton com energia E, aumenta a energia e aumenta a massa do corpo das quantidades E e E/c2, respectivamente.
Aqui, m representa a massa de uma partícula medida no seu referencial de repouso. Para fótons, m = 0. Como não se sustenta a idéia de uma massa relativística diz-se, apenas, que o fóton carrega inércia.
Na teoria da relatividade especial, não se pode manter a lei de conservação da massa (entendida como massa de repouso). Mas a inércia total do sistema, incluindo a inércia dos fótons, é conservada.
Por outro lado, é usual dizer-se que um fóton tem uma inércia equivalente a uma massa igual a E/c2. E é apenas nesse sentido que se pode falar na equivalência entre massa e energia na teoria da relatividade especial.
2006-09-29 10:39:54
·
answer #7
·
answered by astrorei, carioca e busólogo 6
·
0⤊
2⤋
Sim. Massa é o peso e a inércia é o movimento conseqüente do impulso
2006-09-29 10:38:14
·
answer #8
·
answered by Antharas 2
·
0⤊
2⤋