Você já ouviu falar dele, e viu pelo menos uma foto - serve aquela do álbum de figurinhas. E alguém te disse que o ornitorrinco é o único mamífero ovíparo do planeta, certo ? Errado. O ornitorrinco é um dois DOIS mamíferos ovíparos conhecidos - o outro é a équidna.
Atenção: Équidna também é o nome de uma simpática entidade da mitologia grega, a saber: "Monstro indescritível, metade mulher, metade serpente. Eternamente jovem, habitava um rochedo oco longe dos deuses e dos homens sob a Terra, no país dos Arimas (região da Ásia Menor, ao sul da Capadócia). Atribuem-lhe numerosos filhos, todos eles de características monstruosas, entre eles: o cão Cérbero, a Hidra de Lerna, a Esfinge, e a Quimera.". Mas a équidna do mundo real é MUITO mais esquisita.
As équidnas (Tachyglossus aculeatus, Zaglossus bruijnii e Zaglossus attemboroghi - é, ainda por cima há TRÊS espécies !) são encontradas na Austrália, Tasmânia e Nova Guiné, enquanto os ornitorrincos (Ornithorhynchus anatinus) são nativos da parte leste da Austrália. Ou seja, há mais coisas estranhas na Oceania além do sotaque e a dança de salão como esporte olímpico.
Mais sobre as équidnas (esqueçamos os ornitorrincos, já que seu nome é muito chato de digitar): esses singelos bichinhos aplacentados ovíparos(sem útero e sem vagina, coitadinhos dos équidnos) pertencem à classe Mammalia, subclasse Prototheria (Adelphia), ordem monotremata (os orniasdkjlasfas também). Algumas de suas características são:
- Só possuem um orifício corporal para o sistema urinário, reprodutivo e digestivo. Em bom português, cagam, mijam e parem pelo mesmo buraco. Suspeito que o mesmo vale para certos povos, daí a dificuldade para distinguir entre um naco de fezes e uma criança, o que faz com que às vezes as crianças sejam jogadas fora, e os excrementos, criados como filhos. Mas isso é outra história.
- O olho e o ouvido também compartilham uma única abertura. Parece que o estoque divino de buracos estava baixo.
- Hibernam sob a terra.
- São grandes escavadores; a équidna histrix é capaz de desaparecer embaixo da terra em menos de um minuto. Igualzinho a certas pessoas aí do seu trabalho, capazes de sumir em segundos quando dá *****.
Parecem pequenos porcos-espinhos - os espinhos servem como proteção contra predadores, claro. No entanto, isso faz com que seja muito difícil para a pobre équidna se coçar; assim, ela tem um dedo bem longo na pata traseira que alcança entre os espinhos para resolver o problema
2006-09-29 02:10:22
·
answer #1
·
answered by kao kabeci ilê 7
·
1⤊
1⤋
Ornitorrinco , na Asutrália. Se não me engano também existe um chamado équidna , parente do ornitorrinco , também la na Oceania...
2006-09-29 02:09:03
·
answer #2
·
answered by Samsunnahar 6
·
2⤊
0⤋
Ornitorrinco
já num sab!
2006-09-29 02:09:01
·
answer #3
·
answered by leo_zeph 3
·
1⤊
0⤋
Aliás são dois! ornitorrinco e
équidna
ambos da austrália
2006-09-29 02:02:00
·
answer #4
·
answered by ♥ 7
·
1⤊
0⤋
O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um mamífero monotremado, endémico da Austrália. É um animal semi-aquático e nocturno que habita rios e cursos de água..
O ornitorrinco é carnívoro e alimenta-se de insectos, vermes e crustáceos de água doce, tendo o corpo adaptado para uma vida aquática ou terrestre. Apesar de ser um mamífero, o ornitorrinco, em vez de dar à luz as suas crias, põe ovos que são parcialmente chocados no interior do corpo. Possui ferrões em suas patas e quando acuado os utiliza causando uma dor insuportável. Outra diferença importante em relação aos mamíferos placentários é que as fémeas deste animal não têm mamilos e as crias sugam o leite materno através dos poros existentes na pela da barriga. As características atípicas do ornitorrinco fizeram com que o primeiro espécime empalhado levado para Inglaterra fosse classificado pela comunidade científica como um embuste. Recentemente (2004), uma equipa de cientistas da Universidade Nacional da Austrália mostrou que as diferenças existem também ao nível genético: os ornitorrincos apresentam dez cromossomas sexuais, em vez dos dois (XY) dos mamíferos não monotremados. O ornitorrinco é o representante actual de um ramo de mamíferos que se diversificou no Cretácico inferior, mas que não está relacionado com os mamíferos placentários. Assim, não se pode concluir que esta espécie se trata de um antecessor primitivo, porque é totalmente separada.
2006-09-29 02:01:48
·
answer #5
·
answered by Ru 2
·
1⤊
0⤋
ornitorrinco, Australia.
2006-09-29 02:00:14
·
answer #6
·
answered by Cláudio Tavares 4
·
1⤊
0⤋
É o ornitorrinco (ornithorynchus anatius).
É o mamifero nada parecido com um mamifero, por que vive nas águas de lagos e pequenos rios principalmente da Autrália e Tansmânia, Ele tem bico parecido com o do pato,bota ovos e por cima ainda é venenoso.
apesar de se alimentarem de leite, os filhotes não mamam, pois, as fêmeas não possuem tetas. O leite escorre pelas grandulas mamárias que ficam no peito da mãe, e os filhotes lambem o leite q se acumula nos pelos da região do peito.
2006-09-29 02:32:36
·
answer #7
·
answered by quark 1
·
0⤊
1⤋
É o ornitorrinco e se encontra na Austrália.
2006-09-29 02:13:33
·
answer #8
·
answered by Kinha 3
·
0⤊
1⤋
Na verdade existem dois mamíferos monotremados: o Ornintorrinco (da Austrália e Nova Zelandia) e a Equidna (da Malásia e ilhas ao redor).
2006-09-29 02:13:05
·
answer #9
·
answered by Manoel Reis 1
·
0⤊
1⤋
são dois ornitorrinco e o tamanduá espinhoso ou equidna,
são chamados monotremados (mamíferos que põem ovos).
e encontram-se na Australia.
2006-09-29 02:12:11
·
answer #10
·
answered by Lontra 3
·
0⤊
1⤋